Sabendo que o trailer de Jogos Vorazes: Em Chamas seria lançado no dia 20, a equipe do D13 decidiu adiar por uns dias o TOP13 para podermos comentar sobre o novo trailer de Em Chamas. Antes de começar o TOP13, que tal rever mais uma vez o trailer?
Com isso, podemos começar:
13. Nova história, novos locais… ou novo filme, novos cenários
Como toda série que se preze, novos locais são sempre mostrados conforme a história vai avançando – e esse é o caso de Em Chamas. Logo no início do trailer, já vemos uma parte da decadente Aldeia dos Vitoriosos, o trem da Capital mais luxuoso do que nunca e algumas paisagens belíssimas. A parte nova e de tirar o fôlego, entretanto, são as tomadas da Capital, agora trazida mais verossímil ao filme com a ajuda de seu orçamento de 150 milhões de dólares. Nesse segundo trailer, em especial, é possível perceber a grandiosidade que será Jogos Vorazes: Em Chamas, como, por exemplo, na mudança do Centro de Treinamento, onde os tributos agora treinam com hologramas; o novo cenário do palco de Caesar Flickerman, que não poupa extravagâncias; e, claro, a arena do Terceiro Massacre Quaternário, fazendo jus ao que é descrito no segundo livro. Ver como ficaram parte desses cenários foi, com certeza, um dos melhores momentos do trailer.
12. Prazer, sou Peeta Mellark e também estou no filme!
O campeão Peeta Mellark não havia recebido muito destaque na divulgação de Em Chamas, o que acabou por desapontar uma boa parte do fandom. Nesse segundo trailer, contudo, sua presença é de mais importância, visto que é deixado bem claro que o personagem também irá para o Massacre Quaternário. Ainda, o garoto do pão insinua que sua relação com Katniss precisa de mudanças. Portanto, para quem sentia falta de Peeta, certamente o trailer conseguiu suprir a ausência do companheiro de Katniss nos materiais de divulgação de Em Chamas.
11. Effie Trinket na Colheita
Elizabeth Banks é conhecida por interpretar personagens mais cômicas e não tão dramáticas, e a personagem Effie Trinket não foge dessa tendência. Em Jogos Vorazes, vemos uma Effie que ora é irritante, ora traz um pouco de comicidade à cena, tal como no livro. Em Em Chamas esse continua a ser o seu tom, mas a partir do Terceiro Massacre Quaternário a personagem se dá conta do quão opressivos e injustos são os Jogos. Sem exagerar ou atenuar, a expressão no rosto de Elizabeth Banks na cena da Colheita do Massacre é profundamente comovente, apesar de sermos empurrados para outra cena. E isso só aumenta nossa ansiedade para o filme.
10. Presidente Snow
O Presidente Snow é o grande antagonista da série Jogos Vorazes, sem dúvida alguma. Nos livros, o personagem é distante e observador, tornando-o mais ameaçador ainda. Nos filmes, sua a participação é maior e mais bem aproveitada para desenvolver tanto o próprio quanto o universo de Panem. Conforme mostram algumas cenas do trailer, iremos vê-lo acompanhando a Turnê da Vitória, enquanto conversa com “conselheiro” Plutarch Heavensbee, e a entrevista de Caesar Flickerman com Katniss, quando o vestido da protagonista se transforma. Curiosamente, o trailer mostra, no momento 2:12, Snow surpreendendo-se com algo que definitivamente não é o vestido de Katniss, pois na dita cena o personagem veste um terno roxo, sendo que agora ele está de preto em um fundo mais escuro e azulado (a Sala de Controle dos Jogos, talvez?). Talvez seja esse o momento em que ele vê a sabotagem nos Jogos? Só vendo Em Chamas para saber…
09. “Odair you are!”
A presença do campeão do Distrito 4 Finnick Odair no trailer era exigida pelo fandom de Jogos Vorazes. Mostrar os outros tributos e omitir Finnick Odair do trailer seria um crime. Com isso em mente, a Lionsgate decidiu finalmente apresentá-lo – mas o que não se esperava é que fosse com a cena do cubo de açúcar, a mais aguardada. A cena não mostra como ficou o sotaque americano do inglês Sam Claflin, mas mostra como ficou o físico do ator, quem já declarou em diversas entrevistas que teve que trabalhar muito para conseguir um porte que fizesse jus ao personagem de Suzanne Collins. Para completar a loucura no fandom, na segunda-feira, quando nem todo mundo ainda havia se recuperado do trailer, a produtora Lionsgate divulgou uma foto do querido personagem oferecendo o cubo de açúcar a Katniss. Ainda sem falas ou grande participação, mas ao menos já fomos apresentados ao tão querido Finnick Odair.
08. Fogo que parece fogo!
Um problema indiscutível de Jogos Vorazes são os efeitos especiais (ou CGI, sigla em inglês para Imagem Gerada Por Computador), inverossímeis por conta do orçamento modesto do filme. Agora, com o dobro do orçamento, Em Chamas prometia trazer efeitos especiais dignos de um blockbuster – e o trailer sozinho já cumpriu a promessa. Com poucas cenas mostradas e efeitos inacabados, vimos que a sequência fará os fãs prenderem o fôlego: Katniss e Peeta em chamas no Desfile dos Tributos e o vestido de Katniss transformando-se, para começar. Ainda, dá para perceber que a Capital será mais grandiosa e que o Centro de Treinamento trará hologramas de pessoas para os tributos treinarem suas habilidades. Infelizmente, só veremos a arena girando em novembro nos cinemas. Mas o diretor Francis Lawrence já adianta que é uma cena “muito, muito legal” e que é algo inédito na vida do diretor.
07. Tributos mais mortíferos do que nunca
Após ver o trailer, é impossível dizer que os “novos” tributos serão fáceis de derrotar – “novos” pois os tributos são nada mais, nada menos que campões de edições diferentes dos Jogos Vorazes. Eles são mais velhos, campeões, têm o luxo que um vencedor dos Jogos Vorazes possui e têm também inveja dos novatos Katniss e Peeta. Como bem disse Haymitch, “ano passado foi brincadeira de criança”. São mostrados pela primeira vez, além de Finnick, Gloss, do Distrito 1, Enobaria, do Distrito 2, e Johanna Mason, do Distrito 7. Entretanto, os Carreiristas Cashmere, do D1, e Brutus, do D2, são deixados de lado por algum motivo, mas é importante ressaltar que, sozinho, Brutus faz Cato parecer um tributo esfomeado vindo do Distrito 12. Enfim, o trailer deixou bem claro: esses Jogos serão diferentes.
06. Distrito 12…
São exibidas diversas cenas do Distrito 12, agora com tempo de tela para ser apresentado com calma ao espectador. Entre as cenas, vemos Katniss em frente ao lago onde aprendeu a nadar com o pai, um pouco da Aldeia dos Vitoriosos e uns segundos do Prego e da Costura sendo invadidos por Pacificadores. Pelos poucos segundos, já dá para saber que a invasão ao Distrito 12 será mostrada com um tempo muito maior de tela do que nos livros, por exemplo. Além disso, parece que acompanharemos todo o começo da invasão, desde a chegada dos Pacificadores até a saída. Porém, agora fica a dúvida: como será a montagem de cenas entre a invasão e o saída da arena? E, mais uma vez, só teremos a resposta com o filme.
05. Figurinos
Como as imagens promocionais de Em Chamas já mostraram, a adição da figurinista Trish Summerville à produção foi uma das grandes mudanças nos filmes. Os figurinos da estilista compactuam perfeitamente com a extravagância da Capital e com a pobreza dos distritos, em especial o Doze. Os uniformes dos Pacificadores, por exemplo, agora são mais militarizados e intimidadores; a roupa de Effie na Colheita é menos extravagante quanto ao tamanho (apesar de mais colorida), acabando por fragilizar a pomposa personagem, habituada a vestidos com plumas e ombreiras enormes; o terno de Caesar Flickerman passou de um azul-marinho brilhoso já exagerado para um preto brilhante e que valoriza ainda mais o cabelo rosa do personagem; quanto ao uniforme da arena, vale dizer que ele é tão bonito e bem cortado que até mesmo a campeã Mags conseguiu sair com um corpo de adolescente.
04. Cinna
E por falar em figurino, não podemos deixar de falar em Cinna e sua ausência até agora. O personagem é o único amigo de Katniss Everdeen e tem uma participação coadjuvante nos livros, mas de extrema importância. Entretanto, até agora, o estilista não recebeu muito destaque na divulgação de Em Chamas, ganhando apenas um pôster que não mostra nada novo e uma aparição discreta no último trailer. Dado que Em Chamas é o livro onde o personagem mais é necessário, é esquisito vê-lo tão ausente. É de fato reconfortante tê-lo no trailer, mas esperamos que ele receba mais destaque na divulgação.
03. A arena
Esperar ver a arena em um trailer da série Jogos Vorazes é algo que todo o fandom já desistiu, e há até alguns que concordam: por que mostrar o melhor antes da hora? Ainda assim, ver uma breve visão da arena tropical com a Cornucópia ao longe ainda é extasiante. A cena atinge ainda um maior tom de dramaticidade quando mostra Katniss com lágrimas nos olhos. E não podemos deixar de falar do movimento de câmera que acontece no momento em que a protagonista é levantada pelo tubo. Diferentemente do que ocorre na edição anterior dos Jogos, Katniss agora vai em busca de suprimentos na Cornucópia e luta contra os outros tributos, e as fotos tiradas nos sets de filmagens no Havaí revelam que haverá, sim, luta. Apesar dos efeitos inacabados da arena, ver por uns segundos como ficará traz ainda mais ansiedade a todos nós.
02. IMAX
E, claro, falar da arena sem tocar no assunto IMAX é impossível. Como anunciado no ano passado, Em Chamas será filmado com as câmeras IMAX, que permitem uma maior qualidade de som e imagem em salas de cinema IMAX. Como são pesadas e encarecem a produção ainda mais, nenhum filme é filmado inteiramente em IMAX, apenas as principais cenas. Com isso, houve a dúvida de quais cenas da sequência seriam filmadas no formato, e logo ficamos sabendo que a arena do Terceiro Massacre Quaternário seria vista em maior qualidade de som e imagem. E o trailer deixa isso bem evidente quando a proporção da tela aumenta no momento em que Katniss chega à arena. Vale dizer que, infelizmente, no Brasil há apenas salas IMAX em São Paulo (três na capital e uma em Cotia), nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba e Porto Alegre.
01. O vestido de tordo
Por fim, o vestido de tordo. Foi, de fato, uma surpresa vê-lo no trailer e ele foi o ponto alto, sem dúvida alguma. Os fãs já conheciam o vestido de noiva de Katniss por uma imagem e por um pôster já previamente liberados. Contudo, a transformação e o vestido eram novidades para todos, pois não fora divulgado absolutamente nada sobre o momento. No trailer, vemos o vestido pegando fogo da base, mas a transformação é interrompida e não acabamos vendo como aparecem as asas de tordo, apenas o resultado final. Sobre o resultado final, o posicionamento da câmera também não ajuda: não vemos como ficou a frente do vestido ou outros detalhes – e vale esclarecer que foi escolhido esse posicionamento justamente para não entregar mais nada aos fãs. No filme, com certeza, iremos ver todos os detalhes do vestido, mas até lá…
E vocês? Acham que o trailer foi comedido em mostrar brevemente um pouco de tudo ou acham que o trailer acabou mostrando mais do que deveria?
Comentários
9 respostas para “TOP13: Momentos do segundo trailer de “Em Chamas””
Gente…
o filme , somente por ver o pouco do mostra que trailer ta perfeito.
os detalhes que impressionam, por exemplo, as carruagens fazendo a volta na cidade circular… as câmeras, a vila dos vitoriosos sombria porque é inverno…
mal posso esperar novembro… e sambar na cara dos gringos porque veremos primeiro !!! ashuhusahu
=P
Nesse trailer podemos ver uma melhora significativa em tudo. Foi lindo e emocionante de ver a Effie, com aquele olhar triste, quase chorei junto. Um pouquinho de cada coisa, serviu para deixar mais ansiosa. Esse filme vai ser muuuito bom 🙂
Ele é tão perfeito quanto o livro!
No final Peeta,Katness,Enobaria,Finnick,Johanna e Beetee nao morrem mais:Peeta,Enobaria,Johanna sao sequestrados pela capital.
Gale aparece no final da hsitoria e diz:
– Katness, o distrito 12 nao existe mais!!!!!!!!!!
embora ame jogos vorazes e tenha adorado o novo trailer, acho q ele acabou mostrando um pouco mais do q deveria como a cena do vestido da katniss e a arena do massacre, mas to amando cada detalhe…
chega logo dia 15………
Alguém sabe o nome da musica do trailer? Sera que já vou divulgada? Estou morrendo por essa musica.
Esse novo diretor,Francis Lawrance,arrebentou com o figurino,efeitos especiais e os locais.Bem melhor que o Gary Ross que,na minha opinião,não fez aquele filme para Jogos Vorazes.
Eu tenho sorte, vou poder assistir em IMAX, moro em SP capital :D! E esse novembro que não chega hein??
O trailer mostra que “Em Chamas” será muito mais fiel ao livro. A produção está gigantesca e as cenas escolhidas foram perfeitas. Só aumentou a ansiedade de todos nós. Tenho certeza que não conseguirei assistir apenas uma vez… #ImaxLáVamosNós rs #NovembroCadêVocê!!
Obrigada Distrito 13, vocês são demais.