Depois de quase dois anos de espera, os fãs de Jogos Vorazes finalmente puderam assistir Jogos Vorazes: Em Chamas nos cinemas no mês passado. Um filme bem diferente do primeiro, sem dúvida, e cheio de momentos marcantes, não é verdade? Pois bem, no TOP13 de dezembro, nós do D13 listamos alguns dos nossos favoritos e que achamos que merecem ser compartilhados com vocês.
Confira abaixo dos melhores momentos de Jogos Vorazes: Em Chamas. Não se esqueça de comentar e dizer quais foram os seus melhores momentos do filme.
13. Visita inesperada
Essa cena deixou muita gente nervosa e roendo as unhas no cinema. Antes do início da turnê, Katniss recebe uma visita mais do que especial: Presidente Snow. Ele quer saber como anda sua nova vida (como se não acompanhasse todos os seus movimentos à distância) e, mais importante, quer que ela se comporte bem durante suas visitas aos Distritos. Percebemos pelo tom da conversa que as coisas vão ser bem diferentes para Katniss…
12. Anúncio/reações do Quarter Quell
Achamos o Massacre Quaternário horrível? Sim. Mas Katniss, Peeta e Haymitch acharam ainda pior. Katniss mal consegue falar, Peeta fica em choque, Haymitch, furioso, e nós, indignados quando o Presidente Snow anuncia que apenas vitoriosos voltarão à arena. A frase que talvez expresse melhor o pensamento coletivo é “E agora?”
11. Distrito 11
Embora a maioria já soubesse o que iria acontecer, a cena do Distrito 11 se tornou uma das mais emocionantes do filme. O momento do discurso de Katniss e Peeta já poderia ter feito muita gente chorar, especialmente quando as famílias de Rue e Thresh eram mostradas. Porém, as coisas atingem nível emocional ainda mais forte no instante em que o gesto símbolo do Distrito 12 é feito e o pobre senhor é assassinado diante de todos. Além de fazer os espectadores sofrerem, a cena se tornou fundamental para criar o clima da história e deixar claro que as coisas não seriam fáceis daquele momento em diante.
10. Gale sofrendo
Um dos personagens que mais ganha destaque neste segundo filme da série é Gale. Além de aparecer como outro possível par romântico de Katniss, ele também está ali para mostrar o lado revolucionário da história. Sem dúvida, o momento de maior destaque de Gale acontece quando ele é chicoteado pelos Pacificadores da Capital. A cena é interessante não apenas por mostrar a importância do personagem para a protagonista, mas também para deixar claro que as coisas não seriam mais as mesmas no Distrito 12.
9. “Panem today, Panem tomorrow, Panem forever.”
Uma das coisas que a Katniss mais quer é conseguir sobreviver à Turnê dos Vitoriosos, especialmente depois do que viu no Distrito 11. Para tanto, ela aprende que o melhor a fazer é seguir o roteiro que lhe era imposto, principalmente quanto aos discursos feitos. Entre os que aparecem, sem dúvida, o que mais chama a atenção é o que diz “Panem hoje, Panem amanhã, Panem para sempre”. A questão é que tais palavras saídas da boca da protagonista soam irônicas e artificiais, tanto pela questão que o país enfrentava naquele momento, quanto pelo fato de ela ser a pessoa mais improvável a dizer tal frase.
8. “A biblioteca. Tudo em mogno.”
Uma das cenas mais marcantes de “Jogos Vorazes” é, sem dúvida, o momento em que Effie grita “Isso é mogno!” Por isso, não podemos deixar passar a observação que ela faz sobre a biblioteca de Snow durante a festa para os vencedores da 74a edição dos Jogos. A frase foi incluída por sugestão da própria intérprete, então agradecemos a consideração com os fãs, Elizabeth Banks!
7. Plutarch
Plutarch Heavensbee era um dos personagens mais esperados na adaptação e apesar de não aparecer tanto, já nos mostrou a que veio. Suas primeiras cenas o fazem parecer mais cruel que seu antecessor, Seneca Crane, dando ideias de como sufocar a revolução e planejando a nova edição dos Jogos. Porém, quando se percebe que tudo faz parte de um plano maior e Snow vê que seu programa de TV favorito foi cancelado, entendemos que Plutarch era, esse tempo todo, um ótimo ator.
6. Colheita
Se a cena da colheita no primeiro filme já havia sido emocionante, a de Em Chamas conseguiu ser ainda mais, deixando claro o sofrimento de Katniss diante daquela situação. O principal destaque deste momento, talvez, fique com Effie. A personagem, que normalmente é despreocupada com os aspectos absurdos do mundo em que vive, parece, finalmente, estar mostrando um pouco de compaixão aos horrores que estão diante de seus olhos.
5. Finnick e o cubo de açúcar
Seria muito difícil não colocar esta cena entre as melhores do filme. Era um dos momentos mais esperados pelos fãs, afinal seria o instante em que finalmente veriam um dos personagens favoritos da série nas telonas. Havia certa apreensão sobre a escolha de Sam Claflin para Finnick, mas é certo dizer que ele conseguiu representar muito bem o personagem. Quem não saiu do cinema com vontade de um cubo de açúcar?
4. Gaios tagarelas
A nova arena traz diversas ameaças e uma das mais desesperadoras é ficar preso por uma hora ouvindo seus entes queridos gritando apavorados. Katniss e Finnick passam por isso enquanto os outros tributos, sem sucesso, tentam acalmá-los. O mais interessante dessa cena é que uma das frases que Peeta repete para Katniss, ainda que não seja possível ouvi-lo, é “Não é real, Katniss!” Isso lembra algo relacionado ao terceiro livro?
3. Luta na Cornucópia girando (Johanna e Finnick protegendo Peeta e Katniss)
A luta na Cornucópia tinha tudo para não acabar bem: um grupo de semi-aliados contra Carreiristas veteranos. O que percebemos é que na realidade, Finnick e Johanna são mais do que aliados, são quase guarda-costas de Peeta e Katniss, colocando-se na frente dos golpes e impedindo que eles saiam perseguindo os Tributos mais perigosos. Até mesmo a Cornucópia está a favor deles, girando para afastar o perigo e parando no momento em que Katniss fica em uma situação complicada.
2. Johanna Mason
É muito difícil escolher um único melhor momento de Johanna e, por conta disso, optamos por destacar toda a sua participação no filme. A sua primeira aparição na telona é marcante, com a famosa cena do elevador, sem dúvida, uma das mais engraçadas do longa. Depois, sua personagem vai crescendo, mostrando seu jeito revoltado e seu descontentamento com a Capital. Quem tinha dúvidas sobre Jena Malone, provavelmente, deve tê-las deixado de lado depois de ver o trabalho da atriz.
1. Achou!
No final do filme, uma revelação importante é feita para Katniss e para quem não havia lido o livro antes: o Distrito 13 existe. Bem, é claro que nós do D13 não poderíamos deixar de escolher este momento como o nosso favorito do filme, afinal agora todos sabem que realmente existimos, ou melhor, que sempre existimos!
Comentários
8 respostas para “TOP13: Os melhores momentos de “Em Chamas””
Esqueceram de colocar a cena em que o peeta dá uma pérola para katniss e a parte do beijo na areia né?? Mas td bemm kkkkkk
Concordo, a cena da pérola e do beijo tinham que ter ganho uma posição ao menos, já que o cinema veio abaixo quando aconteceu. #Faltou
acho q a cena dos macacos poderia ter ficado no lugar da dos gaios tagarelas, pelo menos pra mim foi mais tensa e emocionante..
Acho que ouveram muitos momentos memoráveis nesse filme, o vestido tordo da Katniss, a hora em que ela acerta a flecha no campo de força da arena (a cara do Snow é inpagável), o boneco “Seneca Crane” enforcado, quando a Katniss descobre que a arena é relógio, a morte da Mags, o tapão que a Catnip dá na cara do Haymitch, rsrsrs, Jennifer Lawrence arrasou naquela cena, e não só naquela mas no filme inteiro, quando ela está em cena ela que se destaca (menos no elevador, kkkkk).
Bem tem a cena em que o Cinna e torturado na frente da Katniss, pra mim essa sequencia é otima. Ela presa sem tem o que fazer, e a plataforma vai subindo a música e finalmente a arena ai ela começa a procurar e chamar o Peeta.
eu acho que os gritos da Annie e da Prim poderiam ter sido tirados de momentos televisivos, no Caso de Prim seus gritos e seu Choro foram tirados da colheita e foram retorcidos para que fossem agonizantes e os da Annie tirados da arena fa que ela é uma vitoriosa e enlouqueceu quando o seu parceiro do distrito morreu, venceu graças a Finnick que a ensinou a nadar.
ainda assim todas as partes que foram comentadas aqui tem seu valor no filme! eu ainda não consegui encontrar uma cena ruim neste filme gradativamente uma vai melhorando após a outra! realmente foi quebrado o tabu (pelo menos pra mim) de o 2° filme sempre ser o menos legal que o primeiro nas trilogias e saga que já acompanhei. Existe a parte incio, meio e fim e catching fire é a parte do meio onde cabe necessariamente aprofundar o desenvolvimento da história e isso envolve explicações o que deixa o filme monotono. porém não posso deixar de comentar o tanto que gostei de “Johanna” minhas cenas preferidas são as delas /0/ Jenna Malone forever!!
eu colocaria mais coisas, sem dúvida!!!! quando johanna aparece na praia e finnick grita feliz, quando o vestido da kat vira tordo, qdo o peeta dá pra katniss uma pérola, e muitas mais… dava pra trocar pelo plutarch, pelo mogno,pelo anúcio do quarter quell,pela colheita e pelo d13…