Como anunciado na capa deste mês, a revista Variety traz uma reportagem com a atriz Jennifer Lawrence, a produtora Nina Jacobson e o diretor Francis Lawrence, todos falando sobre a sequência do sucesso Jogos Vorazes, Em Chamas.
Como já postamos aqui, a Variety traz diversas imagens do filme. Confira abaixo:
Leia a reportagem de capa da edição de outubro da Variety, traduzida por nossa equipe:
“Jogos Vorazes”: “Em Chamas” poderá brilhar mais que o original?
REPORTAGEM DE CAPA: “Jogos Vorazes” estabeleceu como autênticas estrelas Jennifer Lawrence e a produtora Nina Jacobson, e elevou o status da Lionsgate de estúdio mediano para muito bem sucedido.
Quando Jennifer Lawrence ganhou o papel de Katniss Everdeen no primeiro “Jogos Vorazes” dois anos atrás, nem ela nem a produtora do filme, Nina Jacobson, nem os patrocinadores da Lionsgate poderiam imaginar a magnitude do que aconteceria a eles.
A então atriz de 20 anos de idade já tinha entrado no radar de Hollywood por sua brilhante atuação como Ree Dolly, uma determinada adolescente de Ozark procurando por seu pai desaparecido em “Inverno da Alma” de 2010. Mas enquanto o filme aclamado pela crítica ganhava indicações ao Oscar por melhor filme e pela atuação de Lawrence, arrecadava míseros 6,5 milhões de dólares em bilheteria nos Estados Unidos.
Jacobson havia ganhado respeito como uma experiente executiva da Universal, Dreamworks e Disney, mas ela ainda não havia incendiado o mundo como produtora independente. E o estúdio Lionsgate, apesar de ter garantido um respeitável espaço como estúdio independente, mais conhecido por Tyler Perry e pela série de filmes de “Jogos Mortais”, viu suas ações bastante desvalorizadas devido principalmente a uma enorme e prejudicial batalha corporativa de quatro anos com seu maior acionista, Carl Icahn, pelo controle da companhia.
Quanta diferença dois anos fizeram.
Com “Jogos Vorazes: Em Chamas” pronto para ser lançado em 22 de Novembro, e mais duas sequências em andamento, Lawrence, Jacobson e a Lionsgate viram, cada qual, transformações em suas vidas profissionais e em suas economias após o primeiro filme que arrecadou mundialmente 691 milhões de dólares, incluindo 408 milhões nos Estados Unidos.
Lawrence, que pode agora cobrar 10 milhões de dólares por filme, se tornou uma das maiores estrelas do mundo. Jacobson certamente não tem que se preocupar de onde virá seu próximo pagamento. E a Lionsgate evoluiu de um estúdio mediano para um estúdio muito bem sucedido com uma franquia que promete bilhões de dólares em receitas futuras com vendas de ingressos pelo mundo.
“Eu sempre disse para Jon (CEO Jon Feltheimer), “O que precisamos é uma franquia de sucesso”, disse o vice-presidente Michael Burns. “S[o levou doze anos.”
Na verdade faz 13 anos desde que Burns e Feltheimer assumiram o comando da Lionsgate, tempo este em que o estúdio de Santa Mónica também teve um crescimento exponencial na TV (tem 28 programas no ar, incluindo “Orange Is The New Black”, do Netflix, “Mad Man” da AMC e “Nurse Jackie” da Showtime), e viu seu valor de mercado crescer de 80 milhões de dólares para perto de 4 bilhões de dólares.
As ações da Lionsgate quebraram recordes de alta mais de doze vezes este ano, incluindo os 37,46 dólares em Setembro de 2010. As ações têm sido vendidas em média por 36 dólares nas últimas semanas.
Em uma época na qual o mercado muda constantemente e mostra-se desastabilizado, causando impactos aos negócios de Hollywood, a Lionsgate tem gerado otimismo entre os investidores. Com a aquisição da Summit Entertainment em 2012, dona dos filmes de sucesso da Saga Crepúsculo, a Lionsgate possui as duas mais bem sucedidas franquias de filmes para jovens adultos da história moderna do cinema. (Irá lançar um terceiro filme para jovens adultos, “O Jogo do Exterminador”, em 1º de Novembro, esperando aumentar seu domínio do gênero).
Já que não há apostas seguras em Hollywood, a franquia “Jogos Vorazes” é o mais próximo disso que você pode chegar. Em um relatório recente, o analista Alan Gould, da Evercore, projetou arrecadações para “Em Chamas” de 950 milhões de dólares de bilheteria mundialmente (375 milhões de dólares dentro dos Estados Unidos; 575 milhões de dólares pelo resto do mundo). Somente 21 filmes já arrecadaram essa quantia, e só 17 conseguiram passar de 1 bilhão de dólares.
“Estamos projetando quase 400 milhões de dólares de lucro por “Em Chamas”, a sequência de “Jogos Vorazes”, aproximadamente metade no ano fiscal de 2014 contra uma estimativa de 325 milhões de dólares pelo total de lucro do filme original”, disse Gould em seu relatório. Ele está fazendo projeções semelhantes para a próxima sequência, “Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1”, que chegará aos cinemas em Novembro de 2014, e números ligeiramente maiores para o episódio final, “A Esperança – Parte 2,” marcada para Novembro do ano seguinte.
Muita da pressão para conseguir este retorno está sobre os ombros de 23 anos de Lawrence, que não se abala muito – embora admita que se sente um pouco estranha por continuar interpretando Katniss com 17 anos de idade. “ Apesar de que ela é uma garota de 17 anos muito madura,” acrescentou a atriz com uma risada um uma entrevista do set de filmagem de Atlanta dos dois filmes “A Esperança”, que estão sendo filmados juntos.
Voltando para Março de 2011, quando a diretora de elenco Debra Zane, o diretor Gary Ross e o executivo Rob Bissell estavam conduzindo os testes com mais de 50 atrizes para “Jogos Vorazes”, que estava programado para estréias em um ano. Zane estava lendo a cena na qual Primrose Everdeen se despede de sua irmã Katniss enquanto ela se dirige para uma morte quase-certa nos 74º Jogos Vorazes. Jacobson ainda se lembra da performance de Lawrence.
“Eu chorei”, lembra Jacobson. “Nós tínhamos várias atrizes maravilhosas nos testes, mas foi fim de jogo naquele momento.”
Ross também tem memórias vívidas da leitura de Lawrence. “Eu fiquei emocionado,” diz ele. “Você só vê esse tipo de talento uma vez a cada geração – aquele tipo de intensidade e força emocional. Se você não achar o artista certo, você não tem o filme, então eu senti como se “Agora posso fazer o filme”.
No próximo filme, “Em Chamas”, Katniss retorna para outra luta contra a morte depois que sua vitória nos Jogos Vorazes despertou uma revolta nos Distritos de Panem.
“Ela realmente é a heroína relutante,” disse Lawrence sobre sua personagem. “Ela é corajosa, mas também está com medo, e ela sabe que as coisas podem se tornar bem piores.”
No set, a atriz é qualquer coisa menos relutante sobre voltar ao papel, apesar da pressão de interpretar uma personagem que se tornou um ícone. “Eu amo estar aqui,” admite ela. “É como voltar para a escola, para uma escola que é bem divertida.”
Jacobson, cujas produções também incluem os filmes da série “Diário de um Banana” e o filme “Um Dia”, que não teve um bom desempenho, estrelado por Anne Hathaway, aprecia o lado simples de Lawrence – e Jacobson trabalhou com muitos artistas de primeira durante seus anos como executiva.
“Ela não é uma diva – ela é a anti-diva,” diz ela sobre Lawrence. “Um dos meus momentos favoritos é quando ela está com o vestido de casamento para a entrevista (cena) em “Em Chamas”. É um vestido grande e pesado, e ela caiu, então nós passamos várias e várias vezes nos monitores. Jen não nem um pouco pretensiosa, ela fica mais do que feliz em poder rir de si mesma.”
Jacobson relembra que um ponto importante na escolha de Lawrence era achar uma atriz que ainda não houvesse entrado na mente do público.
“Nós sabíamos que tínhamos que escolher alguém que ainda não estivesse fortemente identificada a outro papel,” ela comenta. “Inverno da Alma” foi um teste incrível. Queríamos alguém que ainda estivesse se desenvolvendo, e com uma espécie de ferocidade feminina.”
Francis Lawrence, que sucedeu Ross na direção da franquia começando por “Em Chamas”, é igualmente efusivo quanto a sua protagonista.
“Jen me entende como diretor, e foi ótimo”, ele relembra. “Eu liguei para ela quando ela estava em Praga, e expliquei o tom que usaria, e fiquei impressionado em como essa parte foi fácil. Ela é a pessoa mais consistente no set.”
As produções dos filmes “A Esperança” começam em 29 de Setembro, com uma pausa em Novembro para que os atores possam promover “Em Chamas” – que competirá com outras sequências extremamente esperadas, com a de Dezembro: “O Hobbit: A Desolação de Smaug”.
A Lionsgate irá fazer as estreias dos filmes de “A Esperança” nos mesmos finais de semana de Novembro de 2014 e 2015. Francis Lawrence admite que será um desafio fazer três filmes com tanta expectativa em três anos.
“Tem algo a ser dito sobre trabalhar com uma arma apontada para sua cabeça ao invés de trabalhar para entregar algo sem uma data determinada,” ele analisa. “Você se prepara de outro jeito. Você se concentra mais nisso.”
A cúpula da Lionsgate disse que não teve que pensar muito sobre pagar 1,25 milhões de dólares a Jacobson pelos direitos de “Jogos Vorazes” somente algumas semanas após a produtora ter obtido eles da autora Suzanne Collins. Feltheimer relembra o dia em que os maiores executivos do estúdio animadamente lançaram o projeto.
“Nós tivemos nossa reunião de Quarta-feira,e Alli Shearmur e Joe Drake estavam muito excitados,” conta Feltheimer. “Nós decidimos comprar um dia depois. Naquele ponto, o primeiro livro havia vendido algo com 180.000 cópias.”
No momento em que Lawrence foi escolhida para o elenco em Março de 2011, os “Jogos Vorazes” haviam se tornado uma sensação. E quando o filme estreiou nos cinemas, o segundo e o terceiro livros – “Em Chamas” e “A Esperança” – tinham se tornado best-sellers também, tendo, somados, 36 milhões de cópias, incluindo as edições especiais do primeiro livro.
Quando a produção começou em Maio de 2011 na Carolina do Norte, desencadeou uma série de acontecimentos importantes tanto para a Lionsgate quanto para a atriz Jennifer Lawrence.
No final de Agosto, Burns e Feltheimer tinham conseguido acabar com a guerra com o popularmente conhecido pela combatividade Icahn, pagando a ele por seus 33% de ações o valor de 309 milhões de dólares, 7 dólares por ação. O acionista essencialmente saiu de seu investimento de quatro anos sem lucros nem prejuízos.
Quatro meses e meio depois, a Lionsgate comprou a Summit Entertainment por 412 milhões de dólares, herdando o último filme da “Saga Crepúsculo”, “Amanhecer – Parte 2,” e ainda a equipe de gestão da Summit, liderada por Rob Friedman e Patrick Wachsberger. Quando o negócio com a Summit foi fechado, as ações da Lionsgate estavam sendo negociadas a 8,60 dólares. Os analistas de Wall Sreet começaram a afirmar que as ações estavm sendo sub-valorizadas, levando o valor das ações a 35 dólares no ano e meio seguinte.
“Jogos Vorazes”, que foi de longe o filme com maior orçamento já lançado pela Lionsgate, em torno de 88 milhões de dólares (um sinal do quão longe foi a fortuna do estúdio é que “Em Chamas” custou em torno de 140 milhões de dólares) estreiou em Março no ano seguinte com uma arrecadação impressionante no primeiro fim de semana: 152 milhões de dólares.
Duas semanas após o lançamento do filme, Ross decidiu que não dirigiria a sequência, “Em Chamas”, citando o que ele via como um cronograma muito apertado para entraga do filme. Algumas semanas depois, a Lionsgate contratou o diretor Lawrence de “Água para Elefantes” – sem parentesco com Jennifer – para o cargo.
Burns e Feltheimer então decidiram dividir o livro “A Esperança” de Collins em dois filmes, seguindo o planejamento usado pela Summit com os livros da “Saga Crepúsculo” de Stephenie Meyer, e o usado anterior pela Warner Bros com o livro final de “Harry Potter” de J.K. Rowling.
No momento em que as produções começaram em Setembro, Francis Lawrence havia assinado para dirigir os dois últimos filmes de “Jogos Vorazes”.
Enquanto isso, Jennifer Lawrence ganhou o Oscar de Melhor Atriz este ano pelo seu papel como a viúva comovente Tiffany Maxwell em “O Lado Bom da Vida” de David O. Russell e será vista na época do natal em “American Hustle” de Russell. Ela já assinou para outro filme da Lionsgate, “Burial Rights” uma adaptação do bestseller que se passa na Islândia de 1829, que Ross dirigirá. Lawrence interpretará uma mulher condenada a morte por assassinar seu antigo chefe.
A atriz insiste que não se sente diferente em relação a atuar depois de ganhar o Oscar – “Sou tão grata” – e admite que fazer parte do mundo de “Jogos Vorazes” ainda é um pouco assustador. “É um pouco estranho lidar com isso sendo tão grande como é”, ela reconhece. “Eu nunca estive em outro filme onde nós realmente tivéssemos uma legião de fãs. É quase com se esse Big Brother estivesse nos observando”.
David Bank, da RCB Capital, diz que a questão a longo prazo para Wall Street sobre a Lionsgate é se ela será capaz de repetir o sucesso de “Jogos Vorazes” em Março, quando estria “Divergente”, outro filme que se passa em um mundo distópico, que também tem potencial para ser uma franquia. A Lionsgate escalou outra jovem atriz em ascensão – Shailene Woodley – como a valente heroína no filme, mas ainda não anunciou o início da produção de “Insurgente”, o segundo livro da trilogia de Verônica Roth. O livro final, “Allegiant”, acabou de ser publicado pela HarperCollins com a logomarca Katherine Teen Books, e também será dividido em dois filmes.
“O que o tempo dirá com “Divergente” é o quão boa é a Lionsgate para identificar este tipo de propriedade”, diz Bank. “Essa é a consideração mais importante – há um método para a loucura?”