Acompanhando as outras publicações, a revista Sci-Fi teve como capa de sua edição de outubro a sequência Jogos Vorazes: Em Chamas, que chega aos cinemas brasileiros em 15 de novembro – uma semana antes do lançamento mundial.
A reportagem da Sci-Fi traz comentários da vencedora do Oscar Jennifer Lawrence e do diretor Francis Lawrence sobre algumas novidades que podemos esperar de Em Chamas. E são mostradas também entrevistas com Josh Hutcherson (Peeta) e Sam Claflin (Finnick Odair) no formato de perguntas e resposta.
Enfim, confira íntegra da reportagem, traduzida por nossa equipe:
Garota em Chamas
A estrela de Jogos Vorazes Jennifer Lawrence sobre se tornar um ícone não-intencional, dentro e fora das telas, enquanto se prepara para voltar à arena…
Katniss Everdeen levou uma fração de segundo para decidir se lançar nos Jogos Vorazes, mas a atriz Jennifer Lawrence tinha algumas reservas antes de levantar a mão e gritar, “Eu! Me escolhe!” Ela sabia que se tornar a estrela de uma franquia significava que a chance era de o mundo inteiro assistir. “Quando eu assinei o contrato, esperei me arrepender bastante,” admite a jovem de 23 anos sobre sua decisão de sair dos filmes independentes para um espetáculo de um grande estúdio. “Mas felizmente isso não aconteceu. Estou feliz por ter pego o papel. [Se eu não tivesse] provavelmente ainda poderia ir a restaurantes sem virar uma pilha de nervos ou ir a Starbucks e pegar meu próprio café – isso seria diferente. Seria adorável.”
Desde que o filme se tornou a adaptação mais lucrativa de um livro jovem-adulto de todos os tempos, batendo Harry Potter e Crepúsculo, a vida da estrela tem seguido uma trajetória semelhante à de sua personagem. “Originalmente era só ler roteiros, falar com diretores e fazer filmes,” ela lembra, “e aí do nada era tipo, ‘Oh, sim, você precisa usar saltos altos e fazer as pessoas gostarem de você.’ Então quando eu li o livro, fiquei rindo daquilo, pensando, ‘É, eu sei qual é essa sensação.’” Enquanto Lawrence não tem dificuldades em fazer as pessoas gostarem dela, ela luta com roupas de designers assim como sua personagem. Em Em Chamas, ela enfrentará o grande teste usando um vestido de noiva quando Katniss e Peeta aumentam a farsa de estarem loucamente apaixonados. “O vestido de noiva era incrível porque era maravilhoso, mas não sou boa com vestidos grandes – e escadas. Sou muito ruim.” ela diz, nos lembrando daquele momento quando ela tropeçou subindo as escadas para buscar seu Oscar de Melhor Atriz. Mas no set, não havia Hugh Jackman para correr ao seu socorro. “Eu nem sabia que ele tinha feito aquilo até depois!” ela grita. “Queria ter sabido.”
Diferentemente de estrelas padrões que passeiam pelo tapete vermelho, Lawrence, que tem os pés no chão, é totalmente identificável, uma qualidade que ela compartilha com sua versão das telas. Katniss não está cumprindo um destino sobrenatural ou sofrendo pelo beijo de um amante morto e frio: ela foi jogada em uma arena e forçada a lutar por sua vida. Nessa distopia em um futuro próximo, a América do Norte foi dividida em 12 distritos, e todos os anos um menino e uma menina de cada região participam de um massacre televisionado. É a forma que o governo tem de controlar a população por meio do entretenimento, e essa maldade é engolida como remédio, assim como os shows de gladiadores na Roma Antiga. Essa sátira nunca foi tão apta em uma época onde a televisão é a droga, mas Jogos Vorazes: Em Chamas explora o que acontece quando as massas começam a exigir explicações de seu governo, e Katniss foi o catalisador. Quando ela enganou a Capital para coroar ela e o outro competidor Peeta Mellark (Josh Hutcherson) como vencedores, isso revelou uma rachadura na armadura deles, e agora está começando uma rebelião.
Para proteger suas famílias, o par precisa convencer o Presidente Snow (Donald Sutherland) que foi tudo em nome do amor. Isso complica a situação com o melhor amigo de Katniss de onde ela mora, Gale (Liam Hemsworth), mas ela não pode evitar de se sentir mais próxima de Peeta. “Ela está sofrendo de estresse pós-traumático dos primeiros Jogos, e ela está tentando ter sua vida de volta,” diz Lawrence. “Ela está vivendo na Vila dos Vitoriosos agora, ela não precisa mais caçar – o que a faz sentir-se inútil e entediada – e há uma parte da vida dela que Gale jamais compreenderá. Peeta é o único que realmente sabe pelo que ela passou. E quando ela precisa voltar para a Capital, não é mais um mundo estranho para ela. Não que ela goste, mas agora ela o entende e sabe como agir.” Essa é uma vantagem, já que ela será chamada de volta aos holofotes e a grande indulgência da metrópole muito em breve. Em honra à 75a edição dos Jogos Vorazes, eles chamarão antigos vencedores para reviver o horror mais uma vez para mostrar que até os mais fortes entre eles não podem superar a Capital. Resumindo, Katniss vai voltar para a arena.
A estrutura da narrativa é assumidamente muito semelhante à do primeiro filme, mas o diretor Francis Lawrence (sem parentesco) diz que há muito mais em questão nesses Jogos. “Começou como uma história de sobrevivência sobre uma garota que se sacrifica por sua irmã, mas se torna um história muito mais política,” ele diz. “Os outros distritos estão começando a vê-la como um símbolo da rebelião; as pessoas estão começando a revidar. As coisas que pediram que ela fizesse tem riscos muito maiores. Não é mais só ela e sua família; tem a ver com todo o país.” Para sua surpresa, o broche de tordo que Katniss usou como símbolo durante os primeiros Jogos ganhou um novo significado. Ele se tornou um símbolo de esperança, que seu estilista pessoal Cinna (Lenny Kravitz) usa como inspiração para um ousado novo traje – um longo vestido branco que se transforma quando ela gira em penas negras e fumaça: a encarnação do tordo.
As roupas dos tributos não são apenas para glamour, pois quão mais memoráveis são, maior a chance de quem o veste atrair patrocinadores que mandam presentes para a arena. Entretanto, você precisa de algum modo de se destacar na Capital, onde você seria considerado malvestida se parecesse a prima louca da Lady Gaga. É familiar pra nós a riqueza e celebridade deles, contrastando horrivelmente com a aparência pálida de Os Pioneiros dos distritos. Veremos muito mais babados e lantejoulas na sequência, pois uma das mudanças que Lawrence fez desde assumir as rédeas da direção no lugar de Gary Ross foi contratar a designer de figurinos Trish Summerville. Recentemente, ela trabalhou em Os Homens Que Não Amavam As Mulheres, de outra heroína única que desafia as convenções. “Ela fez muitas coisas ótimas [nesse filme]” ele nos conta. “Há uns vestidos realmente maravilhosos que Effie [Elizabeth Banks] usa, e ela conseguiu algumas peças do museu de Alexander McQueen, e desenhou umas coisas incríveis para Katniss vestir nas carruagens e nas entrevistas.” Esses são eventos estilo desfile que os tributos precisam suportar na parte anterior aos Jogos – uma zombaria sombria da exploração que os shows de talentos fazem dos indivíduos para nosso entretenimento.
Apesar de que ver o evento é obrigatório para todos os cidadãos, os organizadores gostam de manter o formato novo. Dessa vez, o novo Idealizador-Chefe dos Jogos Plutarch Heavensbee (Philp Seymour Hoffman) trocou a paisagem de floresta por uma locação mais exótica. “A arena em si se torna uma das maiores ameaças nesse filme,” ele revela. “Há uma grande luta com macacos, e há uma neblina venenosa da qual eles precisam fugir descendo uma ladeira correndo. A filmagem no Havaí foi bem difícil, porque quando se está gravando na selva, os dias são curtos [e] chove bastante, então é bem enlameado e há muitos mosquitos. Misturado com IMAX e muita ação, as pessoas escorregavam e se machucavam. Foi complicado.” Diferentemente da ação entre crianças do ano passado, entretanto, esses competidores são todos matadores experientes, e como descobriremos, alguns se adaptaram à vida pós-Jogos melhor do que outros. Há os que abraçaram sua vitória, como Enobaria (Meta Golding), que afiou seus dentes como lembrete constante de sua vitória selvagem abrindo as gargantas de seus oponentes. Porém, ela é uma exceção, e na maioria dos casos os sobreviventes se tornaram morfináceos, viciados em uma droga poderosa que distorce a realidade, ou alcoólatras, como o tutor constantemente bêbado de Katniss e Peeta, Haymitch (Woody Harrelson).
Os efeitos da guerra são um tema que será explorado. “O próximo capítulo realmente abre o mundo de uma maneira completamente diferente,” ele explica, “Com os personagens, a narrativa e a mitologia, mas lá dentro são as consequências da guerra. Isso é o que foi muito interessante pra mim: a ideia de que as pessoas ficam danificadas pelo trauma e que há perdas reais. Há uma zona cinzenta e não está sempre claro quem são os caras bons e quem são os maus. Eu trabalhei muito para dar uma humanidade ao filme; Jen [Lawrence] já traz muito disso em si e os meninos também, mas eu acho que vocês verão um lado diferente de pessoas como Effie e Haymitch agora. Estou muito feliz com o quão emocional é o filme, acho que é realmente poderoso e é verdadeiramente sobre os personagens, mesmo com todo o espetáculo da arena.”
Para garantir uma segunda vitória, Katniss e Peeta devem enxergar através dos rostos mentirosos de seus competidores e formar alianças. Um dos poucos que parece confiável é o tributo portador de um tridente, Finnick Odair, que será interpretado pela estrela de Branca de Neve e o Caçador Sam Claflin. Era uma escalação bem esperada, já que o personagem é um dos preferidos dos leitores da trilogia de Suzanne Collins. Lawrence acha que ele atenderá as expectativas: “Sam foi uma das primeiras pessoas a fazer o teste, e eu achei que ele fez um trabalho fantástico;” ele diz. “Ele é muito bonito, um cara carismático e realmente atlético, então achei que ele se encaixava no aspecto físico de Finnick, e ele sabe ser bem charmoso e divertido, o que é uma das coisas que precisamos ver logo no começo. Mas ele é na verdade um cara emotivo, e foi essa simpatia que realmente me fez escolhê-lo, porque se você observar seu personagem durante os livros, 95% dele é a ligação com a pessoa que ele ama e o trauma pelo qual ele está passando, não a farsa charmosa como a qual ele se apresenta no começo de Em Chamas.”
Inicialmente parece que Finnick se juntará a Peeta e Gale na luta pela afeição de Katniss, mas três é demais, então não há necessidade de uma fila. Falando no triângulo amoroso, ele terá um papel muito maior no avanço da história. “Ele é um fator tão importante do terceiro livro, e Peeta se torna um grande objetivo para ela,” ele explica. “Então foi realmente importante começar a ver o que cada um deles representa em termos de um panorama maior.” Por trás das câmeras, entretanto, há uma dinâmica completamente diferente entre o trio. “Josh [Hutcherson] e Jen [Lawrence] são como irmãos; eles se amam até a morte, mas se provocam e brincam bastante,” ele diz, lembrando-nos da época quando Lawrence acidentalmente causou uma concussão em sua co-estrela durante o treinamento para as cenas de ação. “Liam [Hemsworth] é o quieto dos três – de fala macia – mas acho que a performance dele nesse filme surpreenderá as pessoas. Ele fez um trabalho fantástico assumindo o papel que precisa para o resto dessas histórias. Ele não aparece muito nesse filme, mas estará em muito mais de A Esperança.”
Não é surpreendente que, devido aos ancestrais jovens-adultos de Jogos Vorazes, o último livro seja dividido em dois filmes. Ele está se tornando uma forte mensagem sobre a defesa de suas crenças, assim como Jennifer Lawrence fez quando assinou para o papel. Recusando-se terminantemente a perder peso, ela desafiou os críticos superficiais que disseram que ela não parecia ‘faminta’ o suficiente para interpretar a protagonista. “No primeiro filme, quando obviamente se dizia que, tipo, ‘É Jogos Vorazes, você precisa perder 5kg,’ eu disse, ‘Temos controle sobre esse exemplo. Por que iríamos querer torna-la algo inalcançável e magra?” ela nos conta. “Essa é uma pessoa que inspirará garotas novas, então por quê não fazê-la forte? Por que não fazê-la bonita, saudável e em forma? Fui muito firme com isso, porque acho que nossa indústria não se responsabiliza o suficiente pelo que faz com nossa sociedade. Lembro de como era quando eu tinha 14 anos, vendo uma modelo da Victoria’s Secret e pensar, ‘Eu nunca serei assim.’ Não quero fazer alguém se sentir assim.”
Em vez disso, esses filmes oferecem encorajamento e esperança mostrando o que uma só voz pode alcançar, mesmo quando a sorte não está a seu favor. “Eles exploram o que acontece conosco como sociedade quando começamos a tirar a humanidade das pessoas,” ela acrescenta, “e aquele momento quando elas começam a se tornar peças de entretenimento e não humanos – como celebridades.” Lawrence está começando a entender o que significa ser como uma ‘peça de entretenimento’, mas como sua personagem, ela voltaria para a arena novamente se tivesse a chance. “Eu tinha 14 anos quando li um roteiro, e pensei, ‘É isso.’ E é por isso que não tenho nenhum arrependimento, porque por mais que possa ser irritante e triste tentar se acostumar com essa nova vida, eu simplesmente tenho que fazer isso. É uma sensação que você tem quando faz algo que foi feito para fazer. Eu não podia deixar de fazer, depois de descobrir.”
[separador]
O menino padeiro
Josh Hutcherson sobre a queda não-tão-secreta de Peeta por Katniss
Como você descreveria Peeta no segundo filme?
No começo ele é frio com Katniss. É estranho estar apaixonado por alguém e esse alguém não estar apaixonado por você. Enquanto Peeta segue com a turnê, ele começa a ficar irritado com o quão errado isso realmente é e como Katniss está certa: é tão errado ter que sair pelos Distritos e conhecer as famílias das pessoas que eles acabaram de matar. Quando ele é mandado de volta aos Jogos Vorazes, ele tem um fogo tão forte dentro dele que há algumas vezes nesse filme que eu tenho que ser mais físico.Katniss seria o tipo de mulher por quem você se apaixonaria?
Nossa. Ela é difícil. Ela é complicada. Eu adoro garotas fortes, sem dúvida, mas ela pode ser um pouco intensa demais pra mim; preciso de alguém um pouco mais calma, preciso de alguém um pouco mais tranquila, ela parece um pouco ‘arghh’ demais à vezes. Preciso de alguém mais relaxada do que Katniss.Qual foi o momento mais divertido no set?
Quando filmamos a cena em que eu tinha que pedir Katniss em casamento e me ajoelhar, na primeira vez que eu fiz isso, minha calça rasgou bem lá embaixo. Foi um momento divertido porque tentamos seguir com a cena, mas o tempo todo Stanley Tucci [que interpreta o apresentador dos Jogos Vorazes, Caesar Flickerman] e Jennifer estavam sentados lá. Eu fiquei sorrindo, sabendo que tinha rasgado bem no meio, então estávamos rindo e aí eventualmente tivemos que parar. Foi bem engraçado, mas um pouco vergonhoso. Não é um bom presságio, na primeira vez que tento pedir uma garota em casamento, minha calça rasga! Estou perdido. Estou absolutamente perdido.[separador]
O amigo do pescador
Sam Claflin sobre trabalhar pesado para se tornar o “deus do sexo” Finnick Odair
Que tipo de desafios você enfrentou?
O desafio físico se provou bem difícil. Por ter lido os livros e ter total noção de quais foram as reações de muitos fãs quando fui escalado, fiquei motivado a querer trabalhar mais e alcançar um objetivo de basicamente me tornar um deus do sexo. Se eu cheguei lá ou não, não sou eu quem vai decidir, mas só o que posso dizer é que tentei o meu melhor.Além de ir para a academia, de que outra forma você se preparou para esse papel?
Você precisa estar ciente do que vem a seguir, especialmente para Finnick, que a jornada que ele segue no terceiro livro é bem drástica. Eu tive que me familiarizar com essa história para ter esses elementos e as inseguranças do segundo filme, então quando chegam os momentos em que ele é posto no limite, você sabe por quê ele está sendo forçado naquele momento em particular, e por quê Annie Cresta [a namorada de Finnick, que será interpretada por Stef Dawson em A Esperança] significa tudo aquilo para ele.
Inicialmente, Francis Lawrence me disse, “Você pode tentar fazê-lo um pouco mais vulnerável?” Eu disse, “Não, ele não é vulnerável; ele é arrogante, ele é confiante.” Eu tinha uma visão muito bidimensional da vida de Finnick. Mas o que é ótimo não só sobre o personagem Finnick, mas todos os personagens, é que eles são muito tridimensionais; todos eles tem suas complexidades.Sem revelar nenhum spoiler, você pode nos contar mais sobre a direção de Em Chamas?
Eu acho que essa história é sobre lutar pelo que você pensa e acredita. Katniss acredita nisso, e todos os vitoriosos sabem que eles serem arrastados de volta à arena é errado. Eles acharam que isso tinha acabado pra eles, que eles deveriam estar livres – eles sabem que foram enganados. Quando Katniss entra em sua vida, ele pode pensar, ‘Quer saber? Você é a inspiração para todos nós, você é o símbolo da rebelião, o símbolo de se defender,’ e espero que isso inspire esse lado em todo mundo.[separador]
O guia de sobrevivência aos Jogos Vorazes
Seu manual para sobreviver à arena mais mortal da ficção jovem-adulta
Comece a caçar
A comida é escassa, então você precisará caçar se quiser evitar a opção de receber tésseras (um fornecimento limitado de grãos em troca da inscrição de seu nome na Colheita diversas vezes). Caçar é ilegal, e se você for pego será morto, ou pior, terá sua língua cortada e forçado a ser escravo na Capital, mas Katniss e Gale acham que é um risco válido. Habilidades com arco e flecha também significam que você nunca passará fome nos Jogos Vorazes.
“Gale e eu concordamos que se tivermos que escolher entre morrer de fome e uma bala na cabeça, a bala seria bem mais rápida.”Coma de maneira saudável e segura
Em um mundo onde a comida é escassa, a autora Suzanne Collins percebeu a importância das plantas selvagens. Ela até batizou algumas de suas personagens com seus nomes, incluindo Katniss, Primrose e Rue. Naturalmente, os melhores botânicos terão uma boa chance de sobreviver, e o conhecimento de Katniss da venenosa amora-cadeado acabou salvando a vida de Peeta. Porém, foi tarde demais para a Car de Raposa do Distrito 5, que cobiçosamente comeu seu lanche mortal.
“A carne e as plantas da floresta combinadas com o esforço que fiz para consegui-las me deu um corpo mais saudável do que a maioria dos que vejo ao meu redor.”Especialize-se em uma habilidade
Durante as sessões privadas de treinamento, os tributos podem escolher trabalhar em qualquer estação, desde camuflagem e nós até arremesso de facas e arco e flecha. É útil dominar uma nova habilidade quando se tem a oportunidade, pois nunca se sabe qual arma você conseguirá na arena. Também não subestime o levantamento de peso, o que pode fazer um grupo de carreiristas desdenhosos parar de olhar pra você como se você fosse a próxima refeição deles.
“Tenho certeza de que a arena estará cheia de sacos de farinha para que eu jogue nas pessoas.”Cause uma impressão
Se você quer seguir em frente nos Jogos, esforce-se para se destacar na cobertura anterior. Há 24 tributos e um número limitado de patrocinadores que mandam presentes para a arena. Isso pode significar vida ou morte, como Katniss descobre quando recebe remédio para sua queimadura na perna. Use o que seu estilista mandar e faça o que seu mentor recomendar, mesmo que isso signifique beijar o garoto que mora perto de você.
“Ninguém vai me esquecer. Não meu visual, nem meu nome, Katniss. A garota em chamas.”[separador]
A arena da 75a edição dos Jogos Vorazes
Um guia para o layout único da edição especial de aniversário
- Raios: Quando a árvore mais alta é atingida, busque abrigo, pois raios caem em todo o setor.
- Chuva de sangue: Glóbulos de sangue caem do céu, fazendo qualquer um que seja pego pelas gotas parecer a Carrie de Stephen King.
- Neblina venenosa: Neblina é perigosa em qualquer situação, mas esse tipo paralisa seu corpo e eventualmente te mata.
- Bestantes-macacos: Cuidado com os macacos laranjas quando eles são acionados para atacar. As garras e dentes deles podem facilmente cortar carne.
- Gaios tagarela: Se você ficar preso nessa área, será torturado com a imitação que os pássaros fazem de seus entes queridos gritando.
- Desconhecido
- Mutação não especificada: Os restos despedaçados de um pobre tributo levaram os outros a imaginar que algum tipo de ‘fera’ habita esse setor.
- Desconhecido
- Desconhecido
- Desconhecido
- Onda da maré: Proteja-se da onda de água salgada que varre a praia.
- Bestantes-insetos: Katniss fica longe dessa área depois de ouvir zumbidos e cliques, provavelmente vindos de uma mutação mortal de insetos.
Comentários
Uma resposta para “[Reportagens] “Em Chamas” na edição de outubro da revista Sci-Fi”
Adorei a matéria, da uma boa ideia de como a série se seguirá, para aqueles que ainda não leram os livros – o que eu acho quase impossível -.