Biografia
Finnick Odair é o campeão do Distrito 4 e “uma lenda viva em Panem”. Carreirista do Distrito 4, cuja atividade econômica é a pesca, ganhou a 65ª edição dos Jogos Vorazes com 14 anos. Por conta de sua beleza, o tributo conseguiu como dádiva dos patrocinadores dos Jogos Vorazes um tridente, “uma extensão natural e mortífera de seu braço”. Com isso, praticamente sem chance para os outros tributos, teceu com folhas de trepadeiras uma rede, usada para prender seus oponentes e matá-los, “em questão de dias, a coroa era dele”.
Desde então, Finnick foi o mentor dos tributos do Distrito 4. Na 70ª edição dos Jogos Vorazes, conhece Annie, sua futura esposa e também com a qual teria um único filho. Entretanto, no Terceiro Massacre Quaternário (ou na 75ª edição dos Jogos Vorazes), Finnick voluntaria-se na Colheita por Annie, agora com as sequelas da vida de campeã pós-Jogos, e vai para arena ao lado de sua ex-mentora, Mags.
É aí, então, que Finnick conhece os protagonistas Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos encontros durante o Desfile de Tributos, onde a roupa do personagem consistia em apenas um nó de rede localizado estrategicamente na virilha, e no Centro de Treinamentos, onde tenta aproximar-se de Katniss. Na arena acaba aliando-se a Katniss e Peeta e é cúmplice do plano rebelde encabeçado pelo Distrito 13 e por Plutarch Heavensbee.
Hospedado no Distrito 13, Finnick chega perto da loucura ao saber que Annie é feita de refém pela Capital, apenas encontrando paz no hábito de fazer nós com uma corda e partilhando suas angústias com Katniss, quem também sofre com Peeta, prisioneiro na Capital.
Enquanto um time de resgate vai à Capital resgatar os reféns, Finnick revela seus próprios segredos e os do Presidente Snow. Quanto aos seus segredos, confessa que a Capital esperou que tivesse 18 anos para que pudesse usá-lo como um escravo sexual como parte da consequência de ser um vitorioso “considerado desejável” do pós-Jogos. Logo após o resgate dos reféns da Capital, Finnick e Annie se casam e têm um filho.
Como parte dos planos do Distrito 13, Finnick parte com o Esquadrão 451 para a Capital a fim de gravar algumas cenas para as pontoprops a serem transmitidas por Panem. Contudo, com a fuga do grupo e com o encontro com os lagartos-bestantes nos túneis subterrâneos da Capital, o personagem resiste aos ataques das aberrações até ser decapitado por uma delas.
Características físicas:
Finnick Odair é descrito nos livros da série Jogos Vorazes como “o cara boa-pinta e bronzeado do Distrito 4” com “famosos olhos verde da cor do mar”. Além disso, seu corpo é “alto, atlético, com a pele dourada e o cabelo cor de bronze”.
Quotes:
Em Chamas:
- “— Quer um torrão de açúcar? – (…) – É para os cavalos, na realidade, mas quem se importa? Eles podem comer açúcar anos e anos ao passo que eu e você… bom, se a gente encontra alguma coisa doce pela frente é melhor agarrar com rapidez.” – “Em Chamas”, capítulo 15, página 222.
- “— Ah, eu não lido com uma coisa comum como dinheiro há anos.
- “— Então, como é que elas pagam pelo prazer da sua companhia?
“— Com segredos. – diz ele suavemente. (…) – E você, garota em chamas? Tem algum segredo que valha meu tempo?” – “Em Chamas”, capítulo 15, página 224. - “— Que sorte sermos aliados, não é mesmo?” – “Em Chamas”, capítulo19, página 286.
- “— Bom, não posso deixar Mags para trás – diz Finnick. – Ela é uma das poucas pessoas que realmente gostam de mim.” – “Em Chamas”, capítulo 19, página 290.
- “— Coitado do Finnick, por acaso, essa é a primeira vez na vida que você não está com a aparência bonitinha? – digo.
“— Deve ser. A sensação é completamente nova. Como foi que você conseguiu lidar com isso todos esses anos? – pergunta ele.” – “Em Chamas”, capítulo 22, página 334.
A Esperança:
- “— Ou eles vão querer te matar, ou te beijar, ou ser você.” – “A Esperança”, capítulo 5, página 82.
- “— Quer um cubinho de açúcar? – pergunta ele com sua antiga voz sedutora. Foi assim que nos conhecemos, com Finnick me oferecendo açúcar. (…)” – “A Esperança”, capítulo 11, página 173.
- “— Você se apaixonou de cara pela Annie, Finnick? – pergunto.
“— Não. – Um longo tempo decorre antes dele acrescentar: — Ela foi me cercando aos poucos.” – “A Esperança”, capítulo 12, página 191. - “— Seja legal com ela, Finnick. Ou pode ser que eu tente tirá-la de você. – (…)
— Ah, Peeta – diz Finnick com leveza –. não me obrigue a ficar arrependido por ter feito o seu coração voltar a bater. – Ele acompanha Annie depois de olhar pra mim com preocupação.” – “A Esperança”, capítulo 17, página 261. - “— Senhoras e senhores… A voz dele é baixinha, mas a minha ecoa pela sala. — Está aberta a septuagésima sexta edição dos Jogos Vorazes!” – “A Esperança”, capítulo 18, páginas 270-171.
Habilidades:
- Exímio nadador;
- Usa o tridente como arma;
- Sabe confeccionar redes;
- Faz nós como passatempo.
Curiosidades:
- Finnick recebeu como dádiva o presente mais caro da história dos Jogos Vorazes;
- Seu estilo de luta é o mesmo que o dos reciários, tipo de gladiador romano que usava tridentes e redes de pesca para capturar os seus adversários;
- A origem do seu nome vem do inglês “fin”, palavra relativa à pesca (em inglês, fin pode ser leme ou barbatana) e “nick” vem do apelido “Nicholas”, que significa “Vitorioso do Povo”. O nome Odair é similar à palavra galego-escocesa “adair”, que significa “lança feliz”. (Informações retiradas do livro The Panem Companion: An Unofficial Guide to Suzanne Collins’ Hunger Games, From Mellark Bakery to Mockingjays, por V. Arrow);
- Foi Finnick quem criou a brincadeira do Verdadeiro ou Falso, usada para Peeta distinguir as alucinações da realidade.
Deixe um comentário