Sheila Marie Everett, uma gerente de comércio de publicidade da Scholastic, anunciou hoje através do blog oficial da editora que uma autobiografia de Suzanne Collins chamada Year of the Jungle será publicada nos EUA no outono de 2013.
A obra será ilustrada por James Proimos, artista a qual a autora dedicou o primeiro livro da série Jogos Vorazes. Você pode conferir a arte da capa do livro na imagem destacada ao lado.
Enquanto a trilogia Jogos Vorazes apresenta uma narradora adolescente e um cenário distópico para o público YA, Year of the Jungle é um livro de imagens direcionado para um público mais jovem. Para maiores de 4 anos, para ser mais exato. De acordo com Suzanne, a obra é “uma tentativa de aprofundar em minha própria experiência como um aluno de primeira série com um pai servindo no Vietnã”.
Mas as novidades não param por aí! A Scholastic também anunciou hoje uma nova edição em brochura de Em Chamas, prevista para o dia 4 de junho do ano que vem. E estão também previstas para o verão de 2013 novas edições em brochura e com capas totalmente inéditas dos cinco livros da série também escrita por Suzanne Collins, As Crônicas do Subterrâneo.
Atualizado [12h00]: Confira a seguir a nota oficial da Scholastic traduzida pela nossa equipe:
Nova York, NY – 29 de novembro de 2012 – Scholastic, a companhia global de publicações infantis, educação e mídia, anunciou hoje a publicação de Year of the Jungle (10 de setembro de 2013), um livro ilustrado autobiográfico de Suzanne Collins, autora da trilogia sucesso mundial de vendas Jogos Vorazes, com ilustrações de James Proimos. A Scholastic também anunciou planos de publicar a edição em brochura de Em Chamas (4 de junho de 2013, $12,99), assim como edições em brochura reeditadas do sucesso de Collins As Crônicas do Subterrâneo, uma série de cinco livros sobre Gregor, o Guerreiro da Superfície, com novas artes de capa (verão de 2013). A Scholastic vai publicar e entregar os livros por todos os seus canais de distribuição.
Year of the Jungle ($17,90), a ser publicado em 10 de setembro de 2013, é um livro ilustrado autobiográfico para crianças a partir de 4 anos, baseado no ano em que o pai de Suzanne Collins serviu no Vietnã. O livro é ilustrado por James Proimos, um aclamado autor/artista de livros ilustrados e escritos/animador de TV. Amigos de longa data, Collins credita Proimos pela sugestão inicial de escrever livros infantis enquanto eles trabalhavam juntos em programas de TV para crianças.
Em Year of the Jungle, quando o pai da jovem Suzy parte para o Vietnã, ela sofre para lidar com sua ausência. Como é a selva? O pai dela estará a salvo? Quando ele vai voltar? Os meses passam, marcados pelos feriados familiares e os cartões postais que seu pai envia. Com cada um, ele parece mais e mais distante, e quando ele volta, Suzy precisa entender que mesmo que a guerra o tenha mudado, ele ainda a ama da mesma maneira.
“Crônicas do Subterrâneo, com seu mundo de fantasia e protagonista de 11 anos, Gregor, foi destinado a leitores intermediários,” disse Suzanne Collins. “A trilogia Jogos Vorazes possui uma narradora adolescente, Katniss Everdeen, e um rígido pano de fundo distópico para o público jovem adulto. Year of the Jungle tenta atingir os leitores de livros ilustrados por meio da investigação da minha própria experiência quando criança com um pai locado no Vietnã”.
“Uma das coisas que Suzanne fez magistralmente em Jogos Vorazes e As Crônicas do Subterrâneo foi dar aos leitores um retrato honesto dos efeitos da guerra,” disse David Levithan, vice-presidente, diretor de publicação e editorial da Scholastic”. Agora ela fez isso para um grupo mais novo, de maneira simpática no lugar de assustadora, fácil de se relacionar e não crua. Isso é algo que Suzanne, como filha de militar, viveu durante muitos anos, e é algo que todas as famílias vão poder compartilhar, tendo elas ou não uma conexão pessoal com os militares”.
Sobre as origens de Year of the Jungle, Collins explica: “Por muitos anos eu tive uma cestinha de vime ao lado da minha cadeira de escrever com os cartões postais que meu pai me mandava do Vietnã e fotos daquele ano. Mas eu nunca conseguia achar um jeito de contar a história. Ela tem elementos que podem ser assustadores para o público e seria fácil para a arte reforçá-los. Poderia ser uma arte bem bonita, mas ainda ser incômoda para uma criança, o que destruiria o objetivo do livro. Então um dia eu estava almoçando com Jim [Proimos] e contando a ele sobre a ideia e ele disse, “Parece fantástico”. Eu olhei pra ele e tive um flash da história pelos olhos dele, com sua arte. Foi como receber a chave de uma porta trancada. Então eu simplesmente disse: “você quer fazê-lo?” Felizmente ele aceitou. Naquela tarde, no trem de volta pra casa, o livro começou a se desdobrar na minha cabeça. Há um humor natural e uma noção de diversão em seu estilo de ilustração que deixa a história possível de abordar. Enquanto a vida emocional da personagem principal evolui para lugares mais sombrios, as imagens mantém o ritmo lindamente, mas nunca perdem a qualidade Proimos. A arte dele tornou a história possível”.
“Eu tinha decidido não desenhar nada por um ano inteiro e me concentrar só na minha escrita,” disse James Proimos. “Na verdade, eu disse isso a Suzanne minutos antes de ela me pedir para ilustrar seu próximo livro. Como eu poderia recusar? A ideia que ela teve entre burritos e chá gelado no nosso almoço foi brilhante e diferente de qualquer livro ilustrado que eu já vi. A escrita é comovente e pessoal. O que Suzanne faz tão bem aqui é mostrar emoções complicadas pelos olhos de uma criança. A arte tinha que ser igual. Nós não queríamos que esse fosse o tipo de livro que os adultos colocam na prateleira, e sim o tipo de livro que uma criança gostaria de ler e reler. Por sorte meu cérebro tem uma grande ligação com meu eu da primeira série e minhas habilidades artísticas nunca saíram desse nível”.
Sobre Jogos Vorazes:
Primeiramente publicado em setembro de 2008, Jogos Vorazes foi um sucesso instantâneo, atraindo leitores tanto adolescentes como adultos. Ele apareceu na lista de mais vendidos do New York Times por mais de 200 semanas consecutivas desde sua publicação, e tem recebido incontáveis prêmios. A Scholastic tem mais de 50 milhões de cópias dos três livros originais da trilogia Jogos Vorazes em formatos impressos e digitais nos EUA (mais de 23 milhões de cópias de Jogos Vorazes; mais de 14 milhões de cópias de Em Chamas; e mais de 13 milhões de cópias de A Esperança). Os direitos de publicação no exterior da trilogia Jogos Vorazes foram vendidos para 56 territórios em 51 idiomas até o momento.
A Lionsgate lançou o filme Jogos Vorazes no dia 23 de março de 2012, destruindo múltiplos recordes de bilheteria, tornando-se o 13° filme de maior arrecadação de todos os tempos domesticamente, com mais de 700 milhões de dólares na bilheteria mundial. Após o lançamento de Jogos Vorazes: Em Chamas em 22 de novembro de 2013, Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 1 e Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2 estão previstos para 21 de novembro de 2014 e 20 de novembro de 2015, respectivamente.
Sobre As Crônicas do Subterrâneo:
As Crônicas do Subterrâneo é uma série de fantasia de cinco livros vencedora de prêmios e sucesso de vendas do New York Times para leitores intermediários sobre o jovem Gregor enquanto ele passa por uma grade na lavanderia de seu apartamento em Nova York e vai parar no Subterrâneo, uma cidade subterrânea onde humanos vivem com animais gigantes: aranhas, morcegos, baratas e ratos em uma “paz frágil”. Com o Subterrâneo prestes a uma guerra, Gregor se encontra em uma missão em busca de seu pai perdido. A série explora vários tópicos relacionados à guerra, incluindo inteligência militar, armas biológicas e genocídio. Com mais de 2,5 milhões de livros em formato impresso e digital e direitos de publicação internacional vendido para 16 territórios estrangeiros até o momento, As Crônicas do Subterrâneo recebeu elogios amplos tanto nos EUA quanto no exterior. A série inclui Gregor, o Guerreiro da Superfície (2003), Gregor e a Segunda Profecia (2004), Gregor e a Profecia de Sangue (2005), Gregor e as Marcas Secretas (2006) e Gregor and the Code of Claw (2007).
Sobre Suzanne Collins:
Suzanne Collins tem tido uma carreira bem sucedida e prolífica escrevendo para programas de TV infantis como Clarissa Explains it All, The Mystery Files of Shelby Woo e Wow Wow Wubbzy. Ela deixou sua marca na literatura infantil com a série de cinco livros sucesso de vendas do New York Times para leitores de séries intermediárias As Crônicas do Subterrâneo. Collins continuou a explorar os efeitos da guerra e violência em adolescentes na trilogia vencedora de prêmios e sucesso de vendas Jogos Vorazes. Em 2012, Collins entrou na lista da TIME 100 assim como na lista de Artistas do Ano da Entertainment Weekly. Em 2011, a Fast Company a incluiu em sua lista de 100 Pessoas Mais Criativas nos Negócios. Ela vive com sua família em Connecticut.
Sobre James Proimos:
James Proimos é autor e ilustrados de mais de 20 livros infantis incluindo The Best Bike Ride Ever e Knuckle and Potty Destroy Happy World, assim como Joe’s Wish, Patricia von Pleasantsquirrel, Todd’s TV e seu primeiro romance para adolescentes chamado 12 Things to do Before you Crash and Burn. James Proimos também é autor e ilustrador de Swim! Swim! (Scholastic Press), sob o pseudônimo “Lerch”. Proimos começou sua carreira em propagandas, ganhando vários prêmios CLIO, e antes de escrever livros para jovens ele trabalhou em entretenimento infantil escrevendo roteiros e criando programas de TV. Ele vive em Baltimore, Maryland com sua família.
Comentários
Uma resposta para “Scholastic anuncia novo livro de Suzanne Collins e mais!”
COISA MAIS LINDA! Mal posso esperar hehehehe