New York Times publica matéria sobre o público de Jogos Vorazes

O famoso New York Times publicou em seu site uma reportagem sobre o público de Jogos Vorazes. Afinal, a quem a série Jogos Vorazes é destinada? Quem é o público “jovem-adulto”? A reportagem chega a citar Harry Potter e Star Wars, duas poderosas franquias. Confira abaixo a reportagem traduzida por nossa equipe:

Pressão por casais? Que tal, tipo, lutar até a morte?

Aqui está um quiz rápido de matemática: “Jogos Vorazes”, um livro best-seller de Suzanne Collins sobre crianças matando crianças, é recomendado para leitores com mais de 12 anos. O filme “Jogos Vorazes”, que mostra crianças matando crianças, está mirando em uma censura PG-13 quando chegar aos cinemas em 23 de março. Para complicar as coisas, muitos leitores com menos de 12 anos estão loucos para ver o filme. Enquanto isso, Jennifer Lawrence, a estrela do filme, tem 21 anos. Ela recebeu o livro de sua mãe, uma leitora e fã.

Então quem é o público de “Jogos Vorazes”? Uma crítica tensa e bravia da cultura de mídia com violência como entretenimento, poderia ser um filme que mira diretamente nos adultos. Ou um filme familiar que trabalha em níveis diferentes para espectadores mais velhos e mais novos, como fazem os lançamentos da Pixar. Ou poderia ser o próximo “Crepúsculo”, outra adaptação de sucesso de um livro-jovem-adulto-transformado-em-filme, com um irritante (se menos proeminente) triângulo amoroso semelhante.

A pergunta aberta reflete o público do livro. Recentemente, uma onda de populares romances jovens-adultos gerou uma feliz convergência de leitores que são jovens, leitores que são jovens adultos e leitores que são, bem, adultos. Esses maiores sucessos podem ter chamado a atenção de Hollywood, e conseguido ótimos acordos. (Veja a distopia “Divergent” e “The Fault In Our Stars.”) Mas isso não faz nem um sucesso como Jogos Vorazes, que vendeu mais de 11 milhões de cópias nos Estados Unidos em seu lançamento em 2008, ser uma certeza de sucesso de bilheterias.

“Havia várias maneiras de isso se tornar um filme que não honrasse o livro,” disse uma das produtoras do filme, Nina Jacobson, que descreveu a si mesma como obcecada pelo romance, e que conseguiu os direitos de “Jogos Vorazes” imediatamente depois de ler. Ela fez um apelo apaixonado à autora, prometendo respeitar os fãs do livro sem ceder a um público adolescente. Mas a Sra. Jacobson assegurou a Sra. Collins que ela não iria dissolver a história envelhecendo os personagens, ou louvando a violência. “Eu amei o livro como uma adulta,” a Sra. Jacobson disse firmemente. “Eu não acho que seja um romance jovem-adulto.”

Uma possibilidade pode ter sido seguir o modelo de “Harry Potter,” que conseguiu ser, talvez, o primeiro romance infanto-juvenil a levar adultos para a experiência de ler e aos cinemas. Enquanto Harry e seus amigos de Hogwarts cresceram, as histórias se tornaram mais obscuras e mais sofisticadas – decididamente jovens-adultas.

E “Jogos Vorazes” é bem um romance jovem-adulto. A história se passa em uma versão pós-apocalíptica da América do Norte, chamada Panem, onde a menina de 16 anos, Katniss Everdeen, assume o lugar de sua irmã mais nova em uma televisionada batalha até a morte conhecida como Jogos Vorazes. Os jogos são um castigo para uma antiga rebelião contra a Capital, que reprime e faz os 12 distritos restantes passarem fome, sob seu controle. Todo ano, 24 crianças, um menino e uma menina de cada distrito, têm que matar uns aos outros até que um vencedor reste, um evento implacavelmente promovido para toda a nação. A ação que se segue é igualmente implacável – brutal, sangrenta e de partir o coração.

Gary Ross, o diretor do filme, é acostumado com a enorme pressão de adaptação de livros-para-as-telas. Ele transformou ambos “Alma de Herói”, livro adulto de não ficção de Laura Hillenbrand e “O Corajoso Ratinho Despereaux”, um livro infantil de Kate DiCamillo, em filmes. Ele também traz raras experiências com o mundo dos livros para Hollywood. Como presidente da Biblioteca Pública de Los Angeles, no início dos anos 90, o Sr. Ross acompanhou uma enorme expansão da coleção de livros jovens-adultos. Pai de gêmeos de 16 anos, ele está mergulhado no gênero. E ele mesmo é um autor. Seu primeiro livro infantil, que ele chama de um “poema épico” chamado de “Bartholomew Biddle and the Very Big Wind”, será publicado em novembro.

Ele argumenta que “Jogos Vorazes” tanto incorpora como transcende o gênero jovem-adulto. “Porque adolescentes estão na beira de uma vida adulta, eles se deparam com muitos problemas que, em livros adultos, estão resolvidos, mas que adolescentes ainda estão começando a explorar,” ele disse. “É o elemento nascente que faz “Jogos Vorazes” ser tão imperativo. É inocente e absorvedor e envolvente.” E, ele argumenta, o livro não é menos para um adulto do que para um adolescente por isso.

“Eu fiquei encantado,” ele disse. “Não são muitos livros nesse campo que têm o tipo de intimidade que “Jogos Vorazes” tem. É sutil, mas urgente, e Katniss Everdeen é complicada.”

Para a Srta. Lawrence, a protagonista do filme, foi a personagem Katniss que, por fim, a convenceu a aceitar o filme. Se juntar a uma enorme franquia adolescente, no fim das contas, carrega riscos. Como Kristen Stewart pré-Crepúsculo, Lawrence é mais conhecida por seus filmes independentes, como “O Inverno da Alma”, filme que a estourou. (O mais recente filme da série X-Men foi uma notável exceção.)

Se comprometer com uma trilogia significa rejeitar outras ofertas, sem mencionar a chance de ser estereotipada e se tornar famosa do tipo fãs-gritantes, uma espada de dois gumes. Esse risco é grande com “Jogos Vorazes.” Antes mesmo do filme estar em produção, entusiastas estavam debatendo furiosamente sobre a escolha da atriz para Katniss, com discussões entre os defensores de Lawrence e de Hailee Steinfeld, a jovem estrela de “Bravura Indômita”, irrompendo por diversas plataformas de mídia social. Cada escolha do elenco parecia acender uma fúria de assobios e aplausos online: O Peeta (Josh Hutcherson) é fofo o suficiente? Quem interpretaria Effie (O papel, por fim, foi para Elizabeth Banks.) Jennifer Lawrence é valente o suficiente para o papel?

Ela mesma não estava tão certa. “Esse não foi um dos momentos em que pensei, ‘eu tenho que conseguir isso,’ porque é tão assustador,” Lawrence admitiu por telefone de Praga, onde ela está se preparando para um papel. “Mas eu pensei, ‘se essa vai ser a coisa pela qual eu vou ser mais conhecida, eu quero que isso seja algo da qual eu tenha orgulho.’ Se alguém chegar para mim e disser, ‘Você é a Katniss?’ Por mim está bem. Porque eu amo demais essa personagem e esse livro.”

Ela também se preocupou com o que pode, por outro lado, acontecer com Katniss. “Eu estava torcendo e rezando para que se eu não conseguisse o papel, eles não a transformassem em uma menina durona que pode matar qualquer um,” ela disse. “Porque eu acho que é uma história tão mais triste. Katniss não tem tempo algum para pensar. Ela sente como se pudesse morrer a qualquer segundo. Ela está vulnerável e ela não quer ter que matar, mas ela também é uma heroína.”

Para Lawrence, esse conflito central foi “um dos grandes problemas” para o filme: “Se nós protegêssemos o público da brutalidade da história, perderíamos o impacto. Você toma a essência dela.”

Os produtores parecem ter se direcionado a focar no impacto da violência, ao invés de nos atos violentos em si. O drama surge não de o que uma menina de 14 anos faz com uma faca ou um objeto pontiagudo, mas das formas atordoadas e aterrorizantes que as outras crianças veem essas ações. E não há um fim vamos-aprender-a-fazer-magia feliz para a escuridão que eles enfrentam.

“‘Jogos Vorazes’ começa onde os livros de Harry Potter acabam,” explicou David Levithan, vice-presidente, editor e diretor editorial da divisão de comércio de publicação da Scholastic, que publicou as duas séries. “Enquanto Harry Potter é sobre infância, o chegar da idade e seus olhos se abrindo para o mundo, em ‘Jogos Vorazes’ você já está nesse mundo, e lidando com sua desumanidade.”

O Sr. Levithan também relaciona “Jogos Vorazes” ao desafiador demográfico de 1977, Star Wars, outro filme adolescentes-contra-o-mundo (ou universo). “Dizer que “Jogos Vorazes” é um filme adolescente é como dizer que “Star Wars” é um filme adolescente pois envolve um adolescente,” argumenta Levithan. Certamente, a equipe por trás de “Jogos Vorazes” gostaria dessa analogia de U$775 milhões.


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2 respostas para “New York Times publica matéria sobre o público de Jogos Vorazes”

  1. Avatar de Dony
    Dony

    Wow, exelente reportagem!

    1. Avatar de Dony
      Dony

      Excelente hehe