Alguns livros antes de terem suas adaptações cinematográficas lançadas nos cinemas viram bestsellers, tornando-se conhecidos pelo mundo. Alguns exemplos disso são os livros das séries Harry Potter, Crepúsculo e Percy Jackson.
O primeiro filme da série Jogos Vorazes chega aos cinemas em poucos meses, mas os livros da série já são os mais vendidos, como diz uma lista apenas para séries infantis, feita pelo New York Times.
A lista inclui outros sucessos infantis, como Harry Potter, de 7 livros, e Percy Jackson & Os Olimpianos com cinco livros. A série Harry Potter está há 273 semanas na lista, enquanto a série Jogos Vorazes, por exemplo, está há apenas 59. Confira a lista completa abaixo:
1. JOGOS VORAZES, por Suzanne Collins (Idade: acima de 12 anos)
2. Sussurro, por Becca Fitzpatrick (Idade: acima de 14 anos)
3. Rangers: A Ordem dos Arqueiros, por John Flanagan (Idade: 9 a 12 anos)
4. Diário de Um Banana, por Jeff Kinney (Idade: 9 a 12 anos)
5. Dork Diaries, por Rachel Renée Russel (Idade: 9 a 13 anos)
6. Percy Jackson & Os Olimpianos, por Rick Riordan (Idade: 9 a 12 anos)
7. Big Nate, por Lincoln Pierce (Idade: 8 a 12 anos)
8. The 39 Clues, por diversos autores (Idade: 9 a 12 anos)
9. The Secret Series, por Pseudônimo Bosch (Idade: 8 a 12 anos)
10. Harry Potter, por J.K. Rowling (Idade: acima de 10 anos)
Enquanto isso, no Brasil, informamos aqui que o último livro da trilogia, A Esperança, estava em 10º lugar entre os livros mais vendidos do País, segundo a revista Veja. Nesta semana, porém, o livro saiu da lista. Isso indica que a série ainda não tem uma base sólida de fãs no Brasil. Mas é uma questão de tempo para que os três livros da série apareçam em diversas listas.
Até lá, você pode continuar visitando o D13 para diversas novidades sobre a série, entre elas sobre o lançamento da adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes, com data de estreia prevista para 23 de março de 2012 no Brasil e nos EUA.
Comentários
12 respostas para ““Jogos Vorazes” é a série infantil mais vendida, de acordo com o NYT!”
Ok. Mais vendidos, tudo bem.. Mas, livro infantil? … Não sei.
E não só pela violência (que tem bastante), mas por todo contexto.
É bem psicológico, e tenho certeza que não foi por nada.. A autora trabalhou muito bem isso.
Nada contra as crianças lerem, mas eu fiquei bem deprimida, e já tenho 20 anos.. não sei se seria uma leitura ideal pro povo de 12 anos.
Mas, enfim.. opinião minha (:
beijos:*
Sou obrigado a concordar. É uma leitura mais infanto-juvenil.
Abala bastante o leitor, tem uma crítica social bem sutil, principalmente no último livro. Isso não é algo pra criança não.
Eu não recomendaria Jogos Vorazes pra alguém abaixo dos 15 anos por nada. Antes dessa idade não há maturidade o suficiente, e não falo tentando subjulgar o pessoal mais novo, é porque exige mesmo até um conhecimento histórico, um olhar irônico da vida que é muito difícil de se ter antes disso.
A classificação ideal é mesmo “young adult”, não tem como definir melhor que isso.
Pois é, concordo! HG não tem nada de infantil! XD
Mas, é claro que Jogos Vorazes estar na lista há 59 semanas não me surpreende! Afinal é jogos Vorazes né gente? *.*
Mas o livro também pode ensinar a ter essa visão mais crítica do mundo, se o leitor não a possui. É bem relativo, na verdade.
“1. JOGOS VORAZES, por Suzanne Collins (Idade: acima de 12 anos)
2. Sussurro, por Becca Fitzpatrick (Idade: acima de 14 anos)”
quem é que escolhe a idade hein? o-o
É, também não sei porque o “Susurro” só pode ser lido a partir dos 14 anos.
Deveria ser pelo menos o contrário.
Bá! Também vim comentar sobre a faixa etária indicada para o livro, que, acho, deveria ser de no mínimo 15 anos, tanto por causa da violência, quanto por causa dos assuntos subintendidos, que uma criança de 12 anos não entenderia.
Inclusive, no vídeo da Katniss no Access Hollywood (http://www.youtube.com/watch?v=AhmzrhDe5DY), o entrevistador fala que as pessoas tem dito que o livro deveria ter censura para 16 anos. Porém, depois afirma que o filme será PG-13, para perguntar a ela se isso não o deixará infiel ao livro. Pelo menos assim esse público infantil que vem lendo o livro também poderá assistir o filme.
Eu li o primeiro livro ano passado com 12 anos e amei a história e tudo mais, entendi super bem, mas minha prima, que é só um mês mais nova, começou a ler e achou confuso e chato, o mesmo aconteceu com outra amiga minha, meses mais velha, depende mais da cabeça da pessoa do que da idade propriamente dita.
A trilogia ainda não tem uma base solida de fãs mas, nós podemos mudar isso!
Eu tô fazendo a minha parte, já indiquei e fiz 4 amigas começarem a ler a trilogia… A parte chata é que elas caíram de amor pelo Peeta e agora tenho que dividir ele com elas! 🙁
Também comprei a trilogia de presente para a minha irmã, ainda não dei os livros ( o aniversário dela é em dezembro, será que aguento guardar os livros até lá?! ) mas, sei que ela vai amar!
Beijinhos 🙂
pois eu tenho doze, já li e n achei tão forte!!!!
Acho q é pq eu leio dmais que eu fico imune a violÊncia nos livros! Mas foi Amanhã – série da fundamento – que me fez ver a violência de outro jeito. Aliás, essa série de sete livros é mt boa! recomendo
tenho 12 anos, estou entendendo o livro super bem, deveria ser classificação indicativa de idade mental