Com a aproximação de novembro, nós, os fãs da série Jogos Vorazes, começamos a ficar cada vez mais ansiosos, afinal em pouco tempo poderemos assistir nos cinemas Jogos Vorazes: Em Chamas. Para aumentar ainda mais o clima de ansiedade, o D13 traz neste mês o “TOP13: Momentos Surpreendentes de Em Chamas”, em que apresentamos alguns dos instantes inesperados que despertaram choque, tristeza ou mesmo raiva nos leitores.
É válido lembrar que este TOP13 contém spoilers do livro Em Chamas.
13. Capital e Suas Manias
Desde Jogos Vorazes, Katniss tenta compreender as manias e hábitos excêntricos dos habitantes da Capital. Inicialmente, suas roupas e mudanças físicas a incomodam bastante, além da atitude em relação aos Jogos, que eles veem como puro entretenimento. Porém, é durante a festa de encerramento da Turnê da Vitória de Em Chamas, realizada na mansão do Presidente Snow na Capital, que Katniss e Peeta se deparam com algo que os perturba: os convidados da festa têm à disposição taças com um líquido transparente que os faz vomitar tudo para que possam continuar a se divertir no banquete sem preocupações. Depois de tanto tempo passando fome no Distrito 12, tal desperdício não tem lógica para os dois vitoriosos.
12. A conversa entre Katniss e Presidente Snow
Logo no início de Em Chamas, somos levados a uma tensa conversa entre a protagonista Katniss e o antagonista Presidente Snow. A conversa se dá através de comentários e observações sinceras de ambos personagens, dando um tom de seriedade quase que macabra ao momento. Snow, sem rodeios, faz hipóteses baseadas em seu conhecimento histórico, enquanto Katniss defende-se do presidente ao optar por não fazer comentários que possam comprometer aqueles que ama. Pelo pouco que vimos dos vídeos liberados, a cena em Jogos Vorazes: Em Chamas será tão tensa quanto no livro, se não mais.
11. Morador do D11 sendo assassinado
A chegada ao Distrito 11, em meio à Turnê dos Vitoriosos, não é fácil para Katniss, pois várias lembranças, principalmente de Rue, surgem em sua cabeça. Além disso, a própria pressão da excursão feita pela Capital não é simples. Tudo se torna ainda mais complicado quando um dos moradores do distrito faz uma homenagem a Rue, usando um gesto do Distrito 12, e é morto por um Pacificador praticamente na frente do casal campeão. Foi uma das primeiras provas que a protagonista teve de que a Capital não teria piedade daqueles que apoiassem a rebelião.
10. 75º Jogos Vorazes: O Massacre Quaternário
Que a 75ª edição dos Jogos Vorazes seria especial ninguém tinha dúvida. Contudo, todos foram surpreendidos ao descobrirem que ex-campeões iriam voltar para arena. A situação fica mais complicada para a protagonista Katniss porque ela é a única mulher vitoriosa do Distrito 12, significando que ela voltaria para a arena querendo ou não. É aqui que os leitores percebem o quanto Snow realmente estava incomodado com a garota, tendo achado uma solução prática para o seu problema. O interessante é que, no filme, veremos Snow e Plutarch Heavesnbee discutindo formas de aniquilar Katniss.
9. Jogos Vorazes de Haymitch
Descobrir mais sobre os personagens é compreendê-los melhor. Quando conhecemos como o jovem Haymitch Abernathy ganhou sua edição dos Jogos Vorazes, começamos a entender melhor o comportamento rude do mentor dos tributos do Distrito 12. Haymitch participou da 50ª edição dos Jogos Vorazes, era, portanto, o Segundo Massacre Quaternário. Nessa edição, havia o dobro de tributos na arena e, assim como Katniss e Peeta, Haymitch acabou contornando as regras ao usar o campo de força da arena para vencer o jogo. Ver nas telonas essa cena poderia ser muito interessante, mas tudo indica que teremos que nos contentar apenas com este vídeo feito por fãs.
8. Vozes na arena
A tensão e a preocupação dentro da Arena são muito grandes. Katniss tem que pensar em muitas coisas ao mesmo tempo, principalmente em como conseguir fazer Peeta sair vivo daquela situação. De repente, parece que tudo fica pior, pois a jovem pensa ter escutado a voz da sua irmã Prim sendo torturada. E não é apenas Katniss que acha que uma das pessoas que ela mais amava no mundo estava sofrendo ali: Finnick também pensa ter ouvido Annie. As duas, por sorte, não estavam lá realmente. Tratava-se de mais um artifício da Capital para tentar torturar os vencedores que estavam participando dos jogos. Mais uma vez, a crueldade dos realizadores dos jogos fica evidente aos leitores.
7. Johanna tira o rastreador de Katniss
A Arena está um caos. Parece que a 75ª Edição dos Jogos está acabando de maneira inesperada. Katniss, que já vinha desconfiando da atitude dos outros tributos que a estavam ajudando, fica ainda mais perdida quando Johanna faz algo inesperado. A jovem do Distrito 7, no momento em que as duas estão sozinhas, “ataca” a protagonista, retirando o rastreador que ela portava. Katniss, assim como os leitores, fica perdida, sem saber o que aquela atitude representava. Seria Johanna uma inimiga? Ou uma aliada? Logo sabemos a resposta.
6. Macacos mutantes
A Arena do 75º Jogos Vorazes estava repleta de obstáculos criados, entre eles macacos mutantes que atacavam os participantes e apareciam em tempo determinado, seguindo a lógica de relógio do local. O instante em que eles aparecem surpreende Katniss, porque ela estava tentando ter um momento de sossego com seus aliados. O susto é ainda maior quando um dos animais ataca Peeta, que não tem como se defender, até que o tributo feminino do Distrito 6 se coloca entre ele e a bestante. Aquelas aparições foram ainda piores para Katniss por lembrarem as mutações do final da edição anterior dos Jogos.
5. Relógio de Plutarch Heavensbee
Plutarch Heavensbee é o novo Idealizador-Chefe dos Jogos Vorazes, o que aparentemente faz do personagem o mesmo que Seneca Crane: apenas o produtor do circo de horrores daquele ano. Assim, é normal que Katniss (e o leitor) acabe por subestimar e menosprezar Plutarch. Contudo, ele se prova emblemático e, como depois vemos, ambíguo todo o tempo. Uma prova dessa ambiguidade é a cena em que o personagem mostra seu relógio de tordo a Katniss, que logo pensa que o Idealizador é apenas mais um seguindo a nova tendência na Capital. Descobrir a verdade sobre o personagem é certamente um momento bem surpreendente de Em Chamas.
4. Cinna sendo torturado
Não bastasse toda a tensão pré-início dos jogos, Katniss – e os leitores – é surpreendida com o espancamento e morte de uma das poucas personagens de quem a protagonista realmente gostava. Um dos piores momentos do livro, principalmente pelo fato de que a jovem não poderia fazer nada, apenas assistir o que acontecia, pois no momento em que a violência contra seu amigo ocorre, ela já está subindo para a arena.
3. Morte de Mags
Mags é a veterana dos Jogos: além de ter sido uma das primeiras campeãs, ela é a mentora com mais experiência dentre todos os outros tributos do Terceiro Massacre Quaternário, mas a sua idade não permite uma participação ativa e mais enérgica na 75ª edição. Com Mags, Suzanne Collins usa a mesma estratégia que com Rue: usar um personagem frágil que se apega à protagonista para emocionar o leitor. Por mais óbvia que possa a estratégia parecer, a morte de Mags na arena não é das mais rápidas. Enquanto fugiam da neblina venenosa da arena, a personagem sacrifica-se ao ver que estava pondo a sobrevivência do grupo à prova. Logo em seguida, é comentado que Mags foi a mentora de Finnick Odair e, muito posteriormente, que ela fazia parte de um plano maior.
2. Sobre o Distrito 12
O final do livro contém uma série de eventos surpreendentes para os leitores, mas, talvez, um deles tenha deixado todos ainda mais chocados. Katniss acaba de ser retirada da arena e está confusa pelo fato. Em uma conversa com seu velho amigo Gale, que está lhe explicando, juntamente com Haymitch, o que está acontecendo, a protagonista recebe a notícia que lhe perturba mais: o Distrito 12, onde sua irmã e mãe estavam, não existia mais. É o instante em que todos ficam chocados e se perguntando o que aconteceria a seguir. É também quando os leitores se desesperam para ler a continuação A Esperança e, assim, encontrar as respostas para suas perguntas.
1. Katniss e Gale
Quando a sua sobrevivência e a de sua família dependem de um governo tirânico acreditar que seu “ato de rebeldia” não passou de um momento de desespero de dois amantes desafortunados, não é muito prudente beijar um cara obviamente rebelde. Por isso, a atitude de Katniss é surpreendente e até assustadora, porque temos a sensação de que cedo ou tarde ela vai pagar por sua “irresponsabilidade”. Snow, de fato, não deixa passar esse detalhe.
Comentários
Uma resposta para “TOP13: Momentos Surpreendentes de “Em Chamas””
Ótimo esse TOP13…
A forma como vcs descrevem os acontecimentos é divino…
Sou super fã da série, já li os tres livros e quando achei esse site fiquei doida… O site é mto bom…
Eu como todos, acredito, estou mto ansiosa para a estreia de Em Chamas