O primeiro filme de quatro da série Jogos Vorazes estreia apenas em março do ano que vem, mas as apostas da distribuidora Lionsgate vêm desde 2009, quando comprou os direitos da série.
E em um artigo pelo Los Angeles Times, que também publicou uma foto dos bastidores com Katniss que pode ser vista ao lado ou aqui, discute-se o quão grandioso é Jogos Vorazes para a Lionsgate.
ATUALIZADO (14/09): O Facebook oficial da série divulgou a mesma foto em alta qualidade que pode ser vista em nossa galeria através deste link.
Traduzido pela nossa equipe, você pode conferir um trecho do artigo abaixo. Clique em “Continuar Lendo…” para ler na íntegra.
“‘Jogos Vorazes’ não é uma oportunidade única para a empresa, e ainda assim é uma muito importante com a qual não podemos fazer bobagem,” disse Joe Drake, presidente do grupo de filmes da Lionsgate.
“Com o crescimento da popularidade dos livros, sabíamos que mais pessoas viriam com certas expectativas,” disse a produtora Nina Jacobson, que vendeu os direitos do filme para a Lionsgate. “Isso não mudou o filme que queríamos fazer, mas significou que tínhamos que fazer nas proporções corretas.”
Jogos Vorazes pode mudar o jogo da Lionsgate
Em Jogos Vorazes, 24 adolescentes lutam até a morte em um torneio cujo slogan é “Que a sorte esteja sempre a seu favor”.
Executivos da Lionsgate Entertainment esperam que essas palavras se provem verdadeiras para eles enquanto eles apostam na mais esperada adaptação literária de Hollywood desde Crepúsculo e Harry Potter. O primeiro de quatro filmes de Jogos Vorazes planejados, baseados na trilogia de sucesso de Suzanne Collins, encerrou sua produção na Carolina do Norte no sábado e chega aos cinemas em 23 de março.
Uma franquia bem sucedida de Jogos Vorazes pode transformar o estúdio, assim como Crepúsculo fez com a rival Summit Entertainment, provendo lucros confiáveis em anos de bilheteria, DVDs e vendas digitais além de licenças para TV e mercadorias.
Mas lançar uma série de filmes como essa não vai sair barato. Com um orçamento de quase 100 milhões de dólares, o primeiro filme sozinho é a produção mais cara de todos os tempos da Lionsgate, de Santa Monica, que é mais conhecida por trabalhos de baixo orçamento como “Jogos Mortais” e filmes como Madea de Tyler Perry além de ocasionais filmes de prestígio como Preciosa. O negócio de filmes do estúdio precisa de um impulso, depois de colecionar vários fracassos desde o ano passado.
Com tanto em jogo, Jogos Vorazes provavelmente será o assunto principal da reunião anual de investidores da Lionsgate nesta terça em Toronto.
“Há três coisas nas mentes dos investidores da Lionsgate para o ano que vem: Jogos Vorazes, Jogos Vorazes e Jogos Vorazes, disse o analista James Marsh do Piper Jaffray, que previu que os quatro filmes vão gerar mais de 475 milhões de dólares de lucro em seis anos.
Diferentemente de rivais como a Sony Pictures que são parte de grandes conglomerados, a Lionsgate é um estúdio independente para o qual uma mina de ouro seria mais do que uma luz no fim do túnel.
O desafio dos executivos da Lionsgate em eventos como a reunião desta terça é empolgar os investidores sobre esse potencial sem criar tantas expectativas que qualquer coisa aquém de um blockbuster decepcionaria.
“Jogos Vorazes não é uma oportunidade única para a empresa, e ainda assim é uma muito importante com a qual não podemos fazer bobagem,” disse Joe Drake, presidente do grupo de filmes da Lionsgate.
Nos últimos dois anos, os negócios da Lionsgate tem sido ofuscados nas mentes de muitos investidores pelo invasor corporativo Carl Icahn, que tinha a intenção de tomar o controle da companhia e se livrar do Executivo-Chefe Jon Feltheimer e do Vice-Presidente Michael Burns. A rixa complicada terminou em agosto quando Icahn, o maior acionista do estúdio, concordou em terminar sua jornada em troca dos dois lados desistirem da disputa judicial.
Em parte devido à incerteza sobre Icahn e o fato que a companhia não tem dado lucros nos últimos quatro anos fiscais, as ações da Lionsgate tem sido negociadas abaixo de 8 milhões de dólares desde 2008 – muito abaixo do pico de 12 milhões do ano anterior. Mas a analista da Hudson Square Research, Marla Backer, disse que assim que as ações de Icahn forem todas vendidas, o que se espera que aconteça até outubro, a empolgação crescente com “Jogos Vorazes” pode mudar isso.
O elenco jovem do filme, liderado pela indicada ao Oscar por Inverno da Alma Jennifer Lawrence, já foi capa da Entertainment Weekly duas vezes, e um teaser trailer foi lançado no Video Music Awards da MTV.
O estúdio discutiu Jogos Vorazes nas últimas cinco reuniões de orçamento com investidores e recentemente anunciou que a sequência será lançada no fim de semana após o Dia de Ação de Graças em 2013, uma data desejável tradicionalmente ocupada por filmes de Crepúsculo e Harry Potter.
Quando a Lionsgate adquiriu os direitos cinematográficos em março de 2009, ganhando de competidores que incluíam Summit, Warner Bros e Spyglass Entertainment, o primeiro livro de Jogos Vorazes tinha vendido menos de 500 mil cópias. Era considerado como um filme que atrairia exclusivamente jovens adultos, uma visão que mudou quando o segundo e o terceiro livros foram lançados e “Jogos Vorazes” se tornou um fenômeno literário mais extenso com vendas que atualmente passam de 12 milhões de cópias. Como resultado, o potencial da bilheteria do filme – e seu orçamento – cresceram.
“Com o crescimento da popularidade dos livros, sabíamos que mais pessoas viriam com certas expectativas,” disse a produtora Nina Jacobson, que vendeu os direitos do filme para a Lionsgate. “Isso não mudou o filme que queríamos fazer, mas significou que tínhamos que fazer nas proporções corretas.”
A Lionsgate acabou gastando mais de 80 milhões de dólares, já considerando impostos, para produzir esse filme. O estúdio recebeu mais da metade disso vendendo para distribuidores estrangeiros, o que alivia o risco, mas também diminui potenciais recompensas se a bilheteria for muito grande em território internacional.
A companhia tem uma divisão de televisão crescente que produz Mad Men e três sitcoms de Tyler Perry, além de um rendimento digital cada vez maior, mas sua divisão de filmes é um ponto desafiador.
Sua antes confiável série Jogos Mortais terminou sua sequência anual de sete anos ano passado, e apesar de os filmes de Perry continuarem a alcançar seu público devotado, o produtor fica com metade dos lucros. Enquanto isso, a Lionsgate tem somado vários fracassos nos últimos 18 meses, incluindo a comédia de ação de Ashton Kutcher Killers, o thriller de Russell Crowe The Next Three Days, o remake de ação Conan o Bárbaro e o drama de artes marciais do fim de semana passado Warrior.
Seu único filme nos últimos três anos a merecer uma sequência foi o sucesso sobre o herói de ação envelhecendo Os Mercenários, que ganhará sequência no próximo verão.
Mas Drake, que tem os próximos dois anos de lançamentos bem planejador, acredita que uma virada de mesa está próxima.
“Acho que agora temos um plano que representa nós ainda tendo o que fizemos no passado junto com os títulos que carregam o potencial para serem marcas da próxima geração para nossa companhia,” disse o executivo de filmes da Lionsgate, cujo trabalho de 2-milhões-por-ano pode depender disso se tornar realidade.
Entre as apostas do executivo de 50 anos estão Sem Saída desse mês, pelo qual o estúdio pagou cerca de 5 milhões de dólares a Taylor Lautner com a esperança de transformá-lo de queridinho de Crepúsculo em estrela de ação; uma comédia romântica baseada no clássico de pais esperando filhos What to Expect When You’re Expecting; um remake de Dirty Dancing; e Last Stand, o primeiro papel pós-governo de Arnold Schwarzenegger.
Ao mesmo tempo, a Lionsgate continua a fazer filmes de ação e terror de baixo orçamento e a co-financiar filmes com outros estúdios por meio de sua subsidiária Mandate Pictures.
Se a Lionsgate pode mudar sua sorte com filmes e lançar uma franquia de Jogos Vorazes com sucesso, se tornará uma jogadora poderosa em Hollywood e uma companhia valiosa em Wall Street.
“Como uma companhia de negócios públicos, todas as nossas cartas estão na mesa, e isso tem seus desafios,” disse Drake. “Mas estou otimista, me sinto muito bem sobre nossa posição.”