[Reportagens] Gary Ross fala sobre Jennifer Lawrence e Katniss

Na segunda reportagem da nossa série especial sobre matérias essenciais sobre Hunger Games, trazemos uma entrevista publicada no dia 17 de março pela EW. Aqui, o diretor Gary Ross fala sobre a escolhida de Jennifer Lawrence para o papel de Katniss em Jogos Vorazes. Confira a tradução a seguir:

Diretor de Jogos Vorazes Gary Ross fala sobre ‘a escolha de elenco mais fácil da minha vida’

Essa tarde a Lionsgate anunciou que Jogos Vorazes finalmente havia encontrado sua heroína. A indicada ao Oscar Jennifer Lawrence (Inverno da Alma) interpretará Katniss Everdeen, um tributo do Distrito 12 pronto para o combate que chega a liderar uma revolução na trilogia de sucesso de Suzanne Collins. O diretor Gary Ross falou exclusivamente com a EW sobre o porquê de Lawrence, de 20 anos, ser a atriz perfeita, na idade exata, para dar vida a Katniss na telona. (Cuidado: spoilers a seguir)

ENTERTAINMENT WEEKLY: Quando você soube que Jennifer Lawrence era a sua Katniss?
GARY ROSS:
Primeiro, eu vi Inverno da Alma, e achei que ela tinha um talento fenomenal e muito interessante e incrível, e tinha tanto poder. Então tivemos uma reunião e eu a achei muito forte e inteligente. Mas então ela veio e leu o texto pra mim e simplesmente me derrubou. Não quero entrar em detalhes, mas fizemos uma cena do filme e foi tão incrivelmente poderosa que chegou a ser chocante. Era possível ver cada aspecto do papel e o potencial para o filme todo.

Já há uma quantidade razoável de reclamações que, não importa quão boa atriz seja Lawrence, ela é simplesmente muito velha para o papel.
Primeiro de tudo, eu falei muito com Suzanne sobre isso, ela viu todas as audições. E não só Suzanne não achou um problema a idade de Jen, como ela sentiu que precisávamos de alguém com uma certa maturidade e poder para ser Katniss. Essa é uma garota que precisa incitar uma revolução. Não podemos ter alguém sem substância para interpretá-la, e não podemos ter alguém nova demais para isso. Suzanne foi realmente firme com isso. Em vez de ser velha demais, ela estava preocupada que escolhêssemos alguém que fosse nova demais. Na cabeça de Suzanne, e na minha, Katniss não é uma garota nova. É importante que ela seja uma jovem mulher. Ela é uma figura materna em sua família. Ela tinha que cuidar de Prim, e de várias maneiras de sua mãe também, desde a morte de seu pai. Ela precisava crescer bem rápido.

Foi a oportunidade de deixar de lado qualquer lei de trabalho infantil como bônus?
Não foi esse o motivo. Eu definitivamente escolhi a pessoa certa para o papel e no meu ponto de vista não houve nem dúvida sobre quem foi a melhor Katniss. Foi a escolha de elenco mais fácil da minha vida.

Nos livros, Katniss é descrita como uma menina de pele morena, cabelo escuro, possivelmente bi-racial. Você discutiu com Suzanne os problemas de escalar uma menina loira e branca?
Suzanne e eu também falamos sobre isso. Há algumas coisas bem claras no livro. Rue é afro-americana, Thresh é afro-americano. Suzanne não teve problemas com Jen interpretando o papel. E ela achou que havia muita flexibilidade. Não era uma doutrina pra ela. Jen terá cabelo escuro no papel, mas isso é algo que os filmes conseguem muito facilmente. [risos] Prometo a todos os fãs ávidos de Jogos Vorazes que podemos lidar facilmente com a cor do cabelo de Jennifer.

Como isso vai influenciar o resto do elenco, em termos de idade, aparência, tudo?
Agora que temos Katniss, veremos quem fica bem com ela tanto como Peeta e Gale e o resto de sua família.

Os atores já começaram a ler com ela?
Não, mas já vimos muita gente para muito papéis. Obviamente, temos que garantir que o elenco seja equilibrado e faça sentido. Estamos bem perto. Tenho ideias muito, muito boas sobre quem eu quero em um monte de outros papéis. Então acho que haverá muitas coisas vindo logo.

Você já conversou com ela sobre a responsabilidade de entrar não só em uma franquia como essa, mas em uma personagem que já é tão amada pelo mundo? Como se prepara um jovem para isso?
Oh, Deus, você já a conheceu? [risos] Não se preocupe com Jen Lawrence. Ela é uma pessoa muito poderosa. Jennifer é do Kentucky. Eu acho que ela sente uma conexão completa com quem é Katniss, de uma maneira que muita gente sente, mas isso parece ter servido muito bem nela. Acho que ela está muito confiante com o papel, que é bem orgânico pra ela. Ela está pronta para mergulhar de cabeça. Ela vai para aulas de arco e flecha semana que vem. Sim, ela vai começar a disparar flechas semana que vem! Acho que no fim da semana ela vai começar a aprender a escalar árvores. Ela é uma jovem mulher muito forte e confiante. Ela tem muita confiança em seu próprio talento e que ela é como mulher, e eu acho que todas essas coisas a fazem querer entrar de vez no papel.

Você vai entrar nos blogs e páginas de discussão nos próximos dias para ver as reações dos fãs às novidades no elenco?
Eu acho que uma das coisas maravilhosas sobre Jogos Vorazes é que todos tem uma relação tão pessoal com o material que eles sentem que tem uma ideia muito específica sobre o personagem e quem o personagem é. E isso é maravilhoso. Acho que muito do debate que vem acontecendo sobre quem é a Katniss é fantástico, porque as pessoas sentem veementemente que sua visão da personagem é única e correta. Mas quem eu sinceramente mais ouvi foi Suzanne, que conjurou essa garota de sua própria imaginação. Para Suzanne, Jen é a realização perfeita da personagem que está em sua cabeça.


Publicado

em

por