Jogos Vorazes é a grande aposta do estúdio norte-americano Lionsgate, que nunca conseguiu emplacar um grande sucesso nas bilheterias. Embora isso possa preocupar os fãs por um lado – afinal, não temos nenhuma garantia de que terão condições de produzir o resto da série -, por outro é o grande trunfo e a esperança (sem trocadilhos, juro!) de que oportunidade melhor não há.
Ora, se a série é o “agora ou nunca” da Lionsgate, está óbvio que eles farão de tudo para que o primeiro filme seja, no mínimo, bem recebido. Ou seja, todas as apostas em elenco e produção são absolutamente conscientes e gritam
“esse filme tem que ser bom! Confiamos em vocês!”.
Dito isso, o LA Times publicou hoje uma notícia que prova, mais uma vez, que a Lionsgate está absolutamente desesperada para fazer Jogos Vorazes emplacar. Aparentemente, o estúdio tomou algumas medidas drásticas e fez contratações importantes nos departamentos de marketing e distribuição. O grande foco é, obviamente, a trilogia de Suzanne Collins. Leia a tradução abaixo:
Lionsgate traz grandes nomes para o grupo cinematográfico com o surgimento de ‘Jogos Vorazes’
Com seus últimos três lançamentos fracassando nas bilheterias e o lançamento altamente arriscado “Jogos Vorazes” surgindo, a Lionsgate está trazendo alguns grandes nomes novos para sua divisão de filmes.
O estúdio de Santa Monica contratou a executiva veterana de marketing Terry Press como consultora para ajudar a planejar e executar a campanha publicitária de “Jogos Vorazes”, a produção de mais de 80 milhões de dólares baseada na trilogia de livros de sucesso; o filme estreia em março. Press passou mais de uma década como executiva principal de marketing na DreamWorks antes de sair em 2007 para dirigir sua própria companhia. Desde então ela tem dado consultoria em Hollywood, incluindo ajudar a coordenar o marketing da CBS Films e trabalhar no filme do ano passado “A Rede Social”.
Sua contratação marca a primeira vez que a Lionsgate recrutou um consultor para trabalhar com o presidente de marketing Tim Palen. Há mais em jogo com “Jogos Vorazes” do que qualquer outro filme anterior: é a produção mais cara da Lionsgate e o primeiro de quatro filmes planejados que os analistas de Wall Street esperam que traga centenas de milhões em lucros.
O grupo de filmes da Lionsgate, dirigido pelo presidente Joe Drake, está em uma posição difícil por causa das performances decepcionantes de “Conan o Bárbaro”, “Warrior” e “Sem Saída” nos últimos dois meses.
A Lionsgate também recrutou um novo executivo para dirigir seu departamento de distribuição, que planeja datas de lançamento e agenda filmes nos cinemas. Chris Leroy, um ex-executivo vice-presidente de distribuição nos Estúdios Walt Disney, agora é presidente interino de distribuição para a Lionsgate, e se reporta a Drake. Ele era o executivo de distribuição número 2 da Disney até o começo desse ano, quando ele saiu junto com vários outros que deixaram os cargos sob a presidência de Rich Ross.
O departamento foi dirigido nos últimos dois anos por David Spitz, vice-presidente executivo de distribuição, que agora responde a Leroy.
As mudanças indicam que a administração da Lionsgate acredita suas preocupações recentes não estão na qualidade dos filmes que seus executivos de produção estão fazendo, mas no seu departamento de distribuição, e também que seu grupo de marketing precisa de ajuda turbinada em “Jogos Vorazes”.
A Rede Social teve um orçamento de 40 milhões de dólares e arrecadou mais de $220 milhões em retorno. Um filme quase “independente” no meio de tantos blockbusters e que conseguiu um retorno bem expressivo, chamando atenção até da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, onde arrebatou oito indicações ao Oscar.
Jogos Vorazes foi orçado em 75 milhões de dólares, como já discutimos aqui anteriormente e o estúdio espera um lucro por volta de $475 milhões nos prováveis quatro filmes da série. Assim, se o primeiro filme não tiver o retorno esperado, a Lionsgate terá sérios problemas para voltar aos trilhos.
Curiosamente, trouxeram Terry Press a cinco meses do lançamento do filme, que ainda não possui nenhum trailer vinculado nos cinemas, mas que de certa forma conseguiu se manter na mídia desde seu anúncio. Não sei quanto a vocês, mas à minha cabeça só vem uma coisa: a divulgação do filme vai começar de verdade agora.
E levando em conta os rumores que recebemos de fotos esperadas para breve e que um certo vídeo foi adiado novamente a pedido da Lionsgate porque pode vir com alguma novidade… bom, caros tributos, sugiro que vocês se preparem. Os Jogos vão começar pra valer.
Comentários
14 respostas para “A Lionsgate e sua preocupação com Jogos Vorazes”
Juro que me arrepiei com o “bom, caros tributos, sugiro que vocês se preparem. Os Jogos vão começar pra valer.” hahahahah Ai, jeez, quando começar a campanha, vamos surtar DEMAIS.
Ótima frase de impacto! Tb fiquei arrepiada! Hehehe!
Uma coisa que eu não comentei no texto: se eles esperam um retorno TOTAL de 475 milhões de dólares, então a previsão de bilheteria para cada filme é de 118 milhões, mais ou menos. E só o primeiro filme já custa 75 milhões. Ou seja, a arrecadação total deveria sair em torno de 193 milhões de dólares. Honestamente, acho que conseguimos superar isso, né? 😉
Com certeza conseguimos superar essas cifras!!!
E desculpa Lionsgate, vc pode até ter problemas nesses departamentos, mas vamos combinar que os 3 filmes que fracassaram são horríveis!!! Jogos Vorazes tá bem longe de ser horrível, ainda mais com a Suzanne Collins co-roteirizando!
OMG!
Falando no certo vídeo… Ele foi oficialmente adiado hoje de novo??
Prometeram que é a última vez que adiam. Tá marcado pra sexta que vem.
Gente q post é esse! Estou realmente me sentindo um tributo na expectativa dos Jogos agora! OMG!
Pra mim não importa se o filme for uma porcaria ou digno de um Oscar, eu sempre vou continuar amando Jogos Vorazes do mesmo jeito. Mas é bom que a Lionsgate cuide bem do nosso bebê, ou eu dou na cara.
Até que enfim senhor! Tomara mesmo que comece o marketing do filme, prq é vdd eu confirmo como um marketing faz diferença tanto que quando Crepúsculo estreou eu pensei que filme era bom vi no cinema e td e em parte a culpa foi do Marketing.
Sim sim que os Jogos comecem de uma vez!
Tô quase mais ansiosa para o marketing que para o filme, vejam só LOL
Demorou…mas agora VAI! 😀
Só espero que a Lionsgate faça DIREITO e de TUDO certo. xD
Tomara que todas essas contratações valham mesmo a pena e, desta vez, a Lionsgate arrase com Jogos Vorazes! Afinal, essa será a prova de que o filme é tão bom qnt queremos que seja, mas acho que nenhum filme jamais será comparável aos livros.
Espera aí, to meio atrasado mas vai…
Eu tava crente que teria algo a ver com Sream Awards. Mas ele já é terça né?
Eu achava que nesse vídeo teria tipo um anúncio de trailer na premiação… Pelo visto não então… =(