Com o recente lançamento do DVD e Blu-ray de Jogos Vorazes no Reino Unido, várias entrevistas realizadas antes do lançamento do filme estão sendo disponibilizadas online só agora como uma maneira de divulgação. Entre elas, está a entrevista que Woody Harrelson, ator que interpreta Haymitch em Jogos Vorazes e Em Chamas, concedeu ao Huffington Post. Sem mais delongas, confira a entrevista na íntegra já traduzida pela equipe do D13:
Você poderia descrever brevemente seu personagem em Jogos Vorazes?
Haymitch é o mentor de dois personagens que vão aos Jogos. Ele já é grisalho e não exatamente um abstêmio. De certa forma ele é um pouco cansado, mas sob tudo isso ele é uma pessoa maravilhosa. Mas para começar, há um conflito com Katniss, a personagem principal. Isso é verdade. É assim que começa.Haymitch parece ser um dos personagens mais agradáveis de interpretar…
Eu acho que ele é um personagem bem legal. Não consigo pensar em nenhum outro personagem que eu tenha interpretado como ele. Ele é bem único. Além disso ele é interessante porque ele é uma coisa na superfície, mas aí você descobre que ele é um pouco diferente, indo mais fundo. Ele tem aquilo de as pessoas não conseguirem quantificá-lo. Não tenho certeza se ele requeria algo novo de mim como ator. É difícil dizer. Você vai ter que assistir e me responder isso. Lá no fundo provavelmente não haja nada de novo [risos]. Sou só eu fazendo as mesmas m*rdas de sempre!Isso não é verdade! Ele não é um personagem muito social, e de fato gosta de um gole. Como você colocou isso na sua performance?
Essa foi meio que uma discussão entre Gary [Ross, o diretor] e eu, porque eu sempre quis deixar Haymitch mais bêbado e debochado, mas Gary queria por rédeas nisso para que não fosse demais. Em outras palavras há vezes em que ele tinha que ir ao trabalho então sim, isso tinha que ser mostrado propriamente. Eu, eu sempre estou em geral pronto para exagerar, então ajuda muito ter um diretor como Gary para me segurar.Presumindo que você conseguiu injetar um pouco de leveza na performance?
Com certeza sim. Eu tentei e vamos ver se deu certo!O que você achou de Jennifer Lawrence, sua talentosa protagonista?
Acho que ela é uma garota maravilhosa. Ela é incrivelmente engraçada. Eu fiquei impressionado com a esperteza dela. Ela é uma pessoa divertida e adorável, assim como Josh Hutcherson. Eu sei que haverá muito sucesso para eles no futuro. Tenho a sensação que eles vão conseguir se manter nisso, mas sem mudar suas personalidades, como acontece às vezes.Por que você acha que os livros de Jogos Vorazes são populares?
Eu acho que há algo na personagem principal Katniss com que todo mundo se relaciona. É uma história de sobrevivência e família e dessa forma fala com todo mundo. Quase todos com quem falei – os que leram os livros – foram profundamente impactados por eles. Algo ressoa.Suas duas filhas mais velhas leram os livros?
Sim. Elas leram. Elas amaram os livros.Você estar no elenco da franquia te deixou mais legal com os amigos delas?
Não, ainda sou o mesmo idiota pra eles! Todo mundo na minha família começou a ler quando eu decidi fazer o papel, então todos nós entramos nos livros ao mesmo tempo e eu acho que elas estão bem empolgadas que eu esteja nele. Vou dizer que não houve nada em que eu estive envolvido onde tantas crianças vieram falar comigo. Bem, primeiro de tudo, eu nunca fiz um filme que fosse considerado de crianças, mas isso tem sido incrível porque eu estive em lugares diferentes por todo esse país e crianças vieram pra mim dizendo, “Você interpreta Haymitch?” [risos]. É muito empolgante o tanto que as crianças gostam desse filme.Mas não é um filme de crianças na verdade, é? Ele busca públicos bem mais velhos…
Sim, quero dizer crianças matando crianças. É uma coisa bem intensa. Não é um filme para crianças ou pré-adolescentes. Na verdade, ele tem uma censura nos EUA, mas há bastante violência nele.Qual de seus filmes tem um ligar especial no seu coração?
Definitivamente O Povo Contra Larry Flint, e eu adoro O Mensageiro, trabalhar com Oren [Moverman, o diretor]. Eu os coloco lá. Você pode fazer um filme e esperar que seja ótimo, mas até que você tenha visto, você não sabe. Eu adorei Rampart. Eu adoro aquele chamado Terra Perdida, filmado por Steven Frears. Eu achei realmente ótimo. Foi o primeiro papel de Penelope Cruz em uma produção americana. Só estou falando aqui sobre a qualidade do filme. Eu também provavelmente colocaria Assassinos Natos lá como um dos meus favoritos, porque também foi divertido de fazer.Seu relacionamento com Oren Moverman, tanto em O Mensageiro quanto agora em Rampart, parece vital?
Provavelmente ele me encorajou a fazer alguns dos meus melhores trabalhos. Em O Mensageiro, só imaginar interpretar o papel de um soldado naquele filme foi meio difícil pra mim. E em Rampart, a ideia de interpretar um policial foi ainda mais difícil. Foi difícil me imaginar como um policial. Foi um grande desafio, mas eu diria que Oren te levanta para o desafio. Seu nível de confiança aumenta só de estar com ele. Gary Ross também é assim.