[youtube_video id=”W_SJVnesHlk?hd=1″]
Continuando a semana de estreias no D13, lançamos hoje mais uma seção: o Vídeo da Semana. Toda terça-feira traremos um vídeo importante de Jogos Vorazes e uma breve análise sobre ele. Como o primeiro conteúdo audiovisual que tivemos do filme foi o teaser trailer, nada mais correto do que começarmos com ele.
Inicialmente, foi unanime a consideração de que ele era curto demais, mas, mais importante do que isso, ao vermos e revermos o teaser diversas vezes percebemos que ele poderia ser pobre em tempo, mas era rico em conteúdo, recheado de detalhes que somente os fãs do livro de Suzanne Collins seriam capazes de decifrar.
A floresta silenciosa com altas árvores e galhos fartos é o único cenário, estamos na arena, onde Katniss sente-se constantemente em perigo. A cena é recheada de suspense, sendo seu medo transferido ao telespectador a cada segundo, em seu olhar ou em sua fuga desesperada entre as árvores. Inicialmente, ela está com o arco-e-flecha e anda como se procurasse algo, provavelmente, tentando ouvir o assovio de Rue.
Então, a presença constante de Gale em sua mente nos é transferida através de seus pensamentos, em que ela relembra as palavras que ele lhe disse no Edifício da Justiça do Distrito 12, logo após a Colheita:
“Ok, escute-me. Você é mais forte do que eles. É sim! Eles só querem um bom show. É tudo o que querem.”
Enquanto isso, como se ela também relembrasse a cena, pois o arco-e-flecha não está mais em seu poder, vemos o momento em que as bolas de fogo do tamanho de maças, mas que alcançam um poder tremendo no momento do contato, começam a ser lançadas em sua direção, o dia estava parado demais e um idealizador dos Jogos, posicionado confortavelmente em uma sala na Capital está tentando acertá-la. Ela corre, pois sabe que deve entrar em ação ou morrerá.
Gale continua a falar:
“Você sabe caçar. Mostre a eles o quanto você é boa.”
E a cena muda novamente, com ela passando de um simples tributo correndo na arena desarmado, para uma caçadora com a mira perfeita pronta para abater sua presa ao atirar uma flecha que, esperamos, irá acabar perfeitamente posicionada no pescoço de Marvel, mas que dessa vez serve apenas para terminar de montar a imagem do broche com o tordo, símbolo do livro. Por fim, finalmente, escuta-se a canção de quatro notas de Rue (que deixou todos completamente extasiantes).
Como Katniss é a única personagem vista, ficamos com a certeza (confirmada, posteriormente, por Gary Ross) de que grande parte do filme será em primeira pessoa, como nos livros, centrada nas visões e percepções da protagonista.
Enfim, como deveria ser a intenção da Lionsgate, o teaser foi uma ótima forma de divulgação, deixando os fãs ansiosos por mais ação e aqueles que desconheciam a série pensado: “Mas do que essa garota tem tanto medo?”, dúvida que levou muitos a se interessarem e pesquisarem sobre o filme/livro.
Comentários
Uma resposta para “Vídeo da Semana: o teaser trailer de Jogos Vorazes”
Uma ideia que eu gostei muito foi essa de botar o broche do Mockingjay em chamas, muito legal.