O TOP13 do mês de abril entra no clima do dia da mentira, celebrado no dia 1º, e apresenta para vocês 13 mentiras contadas por Katniss Everdeen durante o filme Jogos Vorazes.
É verdade que nem todas elas podem ser consideradas mentiras num primeiro momento. Contudo, levando em conta a continuação da história, as afirmações da personagem acabam por se tornar mentiras. A protagonista da série é uma grande mentirosa, mas talvez nós não devêssemos julgá-la como alguém má, pois coisas que ela disse eram apenas para proteger as pessoas ao seu redor, não é mesmo?
Algumas das mentiras que vamos apresentar contêm spoilers dos outros livros da série, então, se você ainda não leu os três volumes, fique atento!
13. “Eles não vão te sortear.” – Prim
Logo na primeira aparição de Katniss nas telonas, ela já estava mentindo, ainda que ela não soubesse naquele momento. Prim acordara de um pesadelo no qual ela era escolhida para participar dos Jogos Vorazes e sua irmã, para lhe confortar, acaba dizendo tais palavras, atitude totalmente compreensível. Imaginem vocês no papel das duas: Prim pela primeira vez tendo a possibilidade de ter seu nome escolhido na Colheita e Katniss com medo do que poderia acontecer com a irmã. Digamos que a mentira contada naquele momento era um gesto de bondade.
12. “Ainda vou cozinhar você.” – Buttercup
Pouco depois de ter confortado a irmã, Katniss já está contando outra mentira, mas desta vez para o pobre gato da família, Buttercup. Como sabemos, a jovem não se dava muito bem com o animal e até gostaria de se ver livre dele. Contudo, especialmente depois dos acontecimentos finais de A Esperança, ela passa a gostar dele e até mesmo vê-lo como um companheiro. Logo, ela não o cozinha.
11. “Não estou rindo.” – Gale
Gale discursava sobre sua vontade de sair do Distrito 12 e procurar uma vida melhor longe das mãos da Capital, algo que, por mais que Katniss quisesse, ela sabia que não daria certo, demonstrando seu desprezo pela ideia através do riso, que ela tentou esconder do amigo da pior maneira possível: mentindo o óbvio.
10. “Nunca vou ter filhos.” – Gale
Ainda conversando com o melhor amigo, Katniss lhe conta outra mentira. Naquele momento, ela diz que nunca terá filhos, pois não gostaria que eles tivessem que viver na mesma condição que ela. Contudo, ao final da trilogia, a protagonista acaba sendo mãe de duas crianças. É verdade que isso, aparentemente, apenas aconteceu por insistência de Peeta e que ela ainda tinha alguns receios, mas acabou cedendo.
09. “Enquanto estiver com ele [broche], nada de ruim vai te acontecer.” – Prim
Mais uma vez a irmã de Katniss acabou sendo vítima de suas mentiras bondosas. Logo depois de conseguir o famoso broche do tordo, a protagonista o dá de presente para Prim, acreditando que aquele poderia ser um objeto de proteção, o que se mostra contrário. O interessante da história do broche é que quando a irmã mais nova o entrega de presente para Katniss, antes de ela ir para os Jogos, as mesmas palavras ditas se tornam verdadeiras.
08. “Você vai ficar bem.” – Prim
Katniss repete esta frase muitas vezes ao longo do filme, não apenas para sua irmã, mas para outros personagens, como Peeta. Pensando apenas em Jogos Vorazes, a frase não pode ser considerada totalmente mentira, uma vez que Prim fica bem, apesar dos pesares. Contudo, quando observamos a mesma no contexto geral da série, vemos que “ficar bem” é a última coisa que acontece com a irmã de Katniss, que sofre as consequências da revolução.
07. “Estou bem. De verdade.” – Gale
É difícil de acreditar que uma pessoa que acabou de se voluntariar para participar dos Jogos Vorazes esteja realmente bem momentos depois de isso ter acontecido. Por conta disso, as palavras ditas por Katniss a seu amigo no momento em que se encontram antes de ela ser mandada para a Capital tendem a ser uma mentira, provavelmente, para deixá-lo mais calmo e menos preocupado.
06. “As chamas são de verdade.” – Caesar
Katniss exibe o fogo em sua roupa pela primeira vez durante o desfile dos tributos, ficando conhecida como “A Garota Quente”. Durante sua primeira entrevista, Caesar pergunta se as chamas eram verdadeiras e ela confirma, aproveitando para mostrá-las em seu vestido. Essa cena não é vista no filme, mas no livro Cinna tranquiliza Katniss dizendo que elas não são reais, e sim um fogo sintético inventado por ele e Portia.
05. “Nós vamos ficar bem. Vejo você para o jantar.” – Rue
Esta é, provavelmente, a mentira mais triste contada por Katniss, pois as duas não ficam bem e nem mesmo jantam juntas. É verdade que, ao participar dos Jogos Vorazes, se tornar amigo de alguém é um fator complicado, pois, no final, apenas uma pessoa pode sobreviver. De qualquer maneira, as duas personagens acabam se aproximando, principalmente por Katniss ver em Rue sua irmã, deixando ainda mais clara a crueldade por trás dos jogos.
04. “[Sua perna] Vai ficar bem.” – Peeta
Se considerarmos apenas o filme, esta frase não é mentira, afinal, Peeta e sua perna ficam bem. Contudo, quando pensamos no contexto dos livros, as palavras de Katniss deixam de ser verdadeiras, pois, apesar de todos os esforços feitos por ela, o rapaz acaba perdendo a perna e passa a viver com uma prótese fornecida pelos médicos da Capital.
03. “Vou ficar [na caverna].” – Peeta
Talvez Peeta seja a pessoa para quem Katniss mente mais, seja para protegê-lo, seja como ato de bondade ou apenas para proteger ela mesma. Por ele estar apaixonado por ela, ele não consegue perceber quando sua amada está falando a verdade ou não, como acontece quando os dois estão na caverna e Peeta precisa do remédio que estaria na Cornucópia. Katniss diz que ficaria com ele, mas, na verdade, sai na primeira oportunidade que consegue. No livro ela faz pior, enganando-o ainda mais com o remédio caseiro para deixá-lo dormindo.
02. “Estou bem.” – Peeta
Logo depois de ter enfrentado Clove e uma faca ter passado de raspão pelo seu rosto, era claro que Katniss não estava realmente bem. As palavras ditas pela protagonista funcionavam, podemos dizer, como um gesto de bondade, afinal perto de Peeta, ela estava mesmo bem. Além disso, a mentira também acabou ajudando a aumentar o clima de romance entre os dois, o que foi algo bom para os dois nos Jogos.
01. “Me senti a pessoa mais feliz do mundo. Não imagino uma vida sem ele.” – Caesar/Peeta
Talvez essa seja a principal mentira contada por Katniss durante o filme todo, uma vez que ela realmente está consciente de que o que está falando não é verdadeiro e tem que manter a sua palavra por um longo período. A continuação da série faz com que seja possível fazermos outras análises destas palavras, especialmente a segunda parte, em que ela diz que não imaginaria uma vida sem Peeta.
E o que essas mentiras dizem da personalidade de Katniss? Comentem!
Comentários
7 respostas para “TOP13: 13 mentiras de Katniss Everdeen em “Jogos Vorazes””
“Nunca vou ter filhos”… Perdeu, Gale! kkk
A cena em q o Cinna fala para a Katniss e para o Peeta que as chamas não são de verdade aparecem sim no filme:
Cinna- Não é fogo de verdade, essas roupas foram projetadas para vcs n sentirem nada
Peeta- Parece bem real
Cinna- Essa é a ideia. Estão prontos? Não fica com medo
Katniss- Eu não estou com medo
Liguem n gente, é q eu assisti esse filme 19 vezes hehehe
Realmente ela mentiu muito! Mas passando pelas situações que ela passou… ela não pôde evitar.
Parabéns D13 ! Todas as publicações são incríveis e bem escritas, trazem ótimas discuções e fazem dar uma vontade de ler tudo de novo. rs
Ilario! kkkkkkkkkkkk
“VOCÊ VAI FICAR BEM”[Prim] kkkkkkkkkkkkkk Muito bom mesmo! Parabéns D13.
Katniss é uma mentirosa sem querer u.u hehehe
na boa nos vemos no jantar, rue, essa foi cabulosa.
Todas as mentiras dela foram cabulosas,mais no final ela aprendeu coisas com elas (obs:nem com todas ex nós vemos no jantar Rue)