Os impactos da estreia de Jogos Vorazes na China

Há alguns dias, Jogos Vorazes finalmente estreou na China. Fato surpreendente, considerando que o país vive em um regime político fechado e que o filme aborde justamente os efeitos de um governo opressor em uma nação.

Entretanto, a adaptação foi muito bem recebida pela crítica e pelos espectadores, que perceberam sutis semelhanças com o próprio país.

O site The Epoch Times publicou uma matéria sobre o assunto que vale a pena conferir. Veja ela abaixo devidamente traduzida pelo D13:

Jogos Vorazes acerta em cheio na China

Esperando continuar seu ritmo de bilheteria de quebrar recordes, Jogos Vorazes estreou essa semana na China. O filme, que combina temas do mito do Minotauro, combate de gladiadores e devastação de guerra, conseguiu fortes respostas dos chineses nas mídias sociais, alguns dos quais o acharam uma ilustração válida da atual situação política chinesa.

No filme, descrito como “o mais comovente e bem pensado dos filmes recentes” por uma proeminente personalidade de TV chinesa que o recomendou fortemente, adolescentes são forçados a lutar até a morte como “tributos” devido a uma rebelião frustrada contra a “Capital” muitos anos antes.

Estreando uma semana depois da sensível data de “4 de junho”, o filme inclui a frase “Gostaria de poder mostrar a eles que não são meus donos”.

Isso levou a um comentário online deixado por alguém de pseudônimo “spider”, que aponta, “Como isso passou pelos censores do governo?”

Muitos outros elogiaram o filme e simpatizaram com a condição dos adolescentes: “Faz muito tempo desde que eu chorei em um filme. Quando Katniss faz com a mão o sinal de despedida para o povo do Distrito 12, eu entendi como o grito das pessoas pobres contra a injustiça e o tratamento desigual. Foi chocante de ver.”

Um tom mais sombrio foi adotado por “Colin”:  “Uma pena os adolescentes não terem morrido, dando início a uma revolta contra a ditadura. Talvez esse também seja um arrependimento na nossa realidade.”

De acordo com “light blue jade”: “Ter que lutar contra uma teia sangrenta e traiçoeira de intrigas é similar ao nosso próprio país, então acho que isso não foi só um filme adolescente.”

O filme faz um contraste claro entre os ricos residentes da “Capital” e o padrão de subsistência dos “Distritos”.

“Icy leaves”, em Guangdong, notando isso, escreveu: “Vá vê-lo e depois você saberá que tudo é controlado pela política, assim como a sociedade hoje onde aqueles com a grana são respeitados!”

A mídia conservadora na América viu o filme como um indicativo dos horrores dos grandes governos que podem oprimir as pessoas ao ponto delas não poderem produzir e ser produtivas.

Esse sentimento foi compartilhado por “A Fan of Garfield” em Guangdong: “Uma forte crítica à realidade cruel de hoje.”


Publicado

em

por

Comentários

2 respostas para “Os impactos da estreia de Jogos Vorazes na China”

  1. Avatar de Dony
    Dony

    MUITO BOM a postagem!
    Fiquei muito feliz lendo, é gratificante que o filme consiga passar isso para um público que está vivendo situação semelhante, fiquei realmente surpreendido que o governo Chinês não tenha barrado o filme.
    Ótimo! Parabéns!

  2. Avatar de Janine
    Janine

    Temos que agradecer a estreia aqui junto com os EUA. Q demora na China…