Ao longo da semana, nós trouxemos para vocês tudo sobre a nova edição da Entertainment Weekly e sua cobertura sobre Jogos Vorazes, o filme.
Trouxemos a capa (ao lado), as fotos e até mesmo os scans da reportagem. Agora, vocês podem ler abaixo a tradução feita na íntegra pela nossa equipe:
Os homens de Jogos Vorazes
É uma coisa interessante testemunhar como os holofotes afetam um jovem ator. Semanas antes de Crepúsculo estourar nos cinemas, por exemplo, um ainda bem desconhecido Robert Pattinson tremia e se enrolava com poucas perguntas no pátio lotado de um hotel chique de Los Angeles. Sua postura era praticamente um ‘O’ enquanto ele falava pela gola de sua camisa antes de imaginar, quase sonhando, se podia ir para um lugar menos lotado. Hoje, no barulhento restaurante Early Girl em Asheville, Carolina do Norte, um jovem completamente diferente de uma franquia completamente diferente, Josh Hutcherson, 18, senta sorrindo e cercado de um prato de ovos e bacon que desaparece rapidamente. Hutcherson interpreta o amável Peeta na adaptação cinematográfica da fascinante trilogia distópica de Suzanne Collins Jogos Vorazes, uma franquia que muitos acreditam que será tão grande quanto Crepúsculo. Hutcherson, entretanto, parece completamente não-consciente disso. Boa parte da clientela do Early Girl, na verdade, está agora ciente da urgência com que ele devorou pela primeira vez os livros best-seller de Collins. “Li a série toda em cinco dias,” ele diz, sua voz feliz e ressonante. “Bam! Bam! Sim, mais! Me dá, me dá! Vamos!”
A série futurística de Collins é um conto de herói com um horrível pano de fundo: um governo que manda crianças contra outras em uma batalha televisionada até a morte. O herói em questão é Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence), uma garota bravia e resiliente de 16 anos que se voluntaria para tomar o lugar de sua irmãzinha no torneio sádico, e então luta para se manter viva e retornar para casa para a família sem pai que ela mesma sustenta. Circulando ao redor de Katniss está um grupo igualmente instigante de garotos e homens. Na adaptação de censura PG-13 do diretor Gary Ross (a primeira parte sairá em 23 de março de 2012), Woody Harrelson interpretará Haymitch, o mentor de Katniss nos Jogos, um homem bêbado mas decente; Lenny Kravitz será seu gentil e leal estilista, Cinna; Donald Sutherland, seu aterrorizante antagonista Presidente Snow; e Stanley Tucci, o oleoso entrevistador dos Jogos, Caesar Flickerman. Aí há os mais devotados aliados de Katniss: seu confidente da infância Gale (o ator australiano Liam Hemsworth), e Peeta (Hutcherson), que é idolatrado pelos fãs ardentes da série por sua bondade. Peeta tem uma ligação com Katniss, mas também deve lutar nos Jogos – e só pode haver um sobrevivente.
Hoje é o dia 37 de filmagens de Jogos Vorazes. Enquanto Lawrence está no set – correndo pela vida de sua personagem por uma campina em uma floresta isolada da Carolina do Norte – Hutcherson está aproveitando um raro dia livre. Ele tem trabalhado como ator desde os 9 anos, e é provavelmente mais conhecido por sua boa performance no celebrado filme independente do ano passado Minhas Mães e Meu Pai. Quando nos encontramos do lado de fora do Early Girl para o café-da-manhã, Hutcherson dá um olá simpático e lembra os detalhes de uma conversa rápida de 10 minutos que tivemos num festival de filmes meses atrás. Dentro, a recepcionista o cumprimenta com o bem recebido lanche de sempre. E quando sentamos para comer, fica claro o porquê de o diretor Ross ter lutado bravamente para que ele interpretasse Peeta Mellark, o filho do padeiro cuja melhor arma é o carisma. Como Lawrence diz: “Josh é tão encantador, e quando você lê os livros sobre Peeta poder manipular qualquer um… Quero dizer, Josh poderia – bem, não sei uma metáfora exceto as sujas.”
Quando a Lionsgate anunciou a escolha de Hutcherson, os fãs não foram imediatamente conquistados. Eles ergueram uma agressiva sobrancelha virtual, como parece que os fãs sempre fazem. Ele não era suficiente. Ele pareceria um camarão perto dos quase um metro e oitenta de Lawrence. Pelo amor do Mockingjay, ele não era nem loiro! Mas Suzanne Collins estava presente na audição de Hutcherson, quando ele interpretou cenas em que Katniss luta para manter um Peeta seriamente ferido vivo em uma caverna – e Collins acredita muito. “As pessoas podem reclamar de, digamos, a cor do cabelo de um ator, ou algo físico,” diz a autora. “Mas eu digo a vocês, se Josh fosse roxo brilhante e tivesse asas de dois metros e fizesse aquela audição, eu diria, ‘Escolham ele! Vamos dar um jeito nas asas.’ Ele foi tão bom assim.”
Antes de chegar no set, Hutcherson foi para a academia para um round intenso de treinamento para dar melhor forma a um garoto que passou sua infância carregando sacos de farinha. Ele ganhou quase 7kg de músculos em três semanas. Seu cabelo foi tingido de loiro e – que alívio – caiu bem nele. Sobre os problemas com sua altura? “Jennifer não é meio metro mais alta que eu!” ele diz com um riso fácil. “Se for, talvez ela seja um centímetro maior. Às vezes as pessoas se importam com coisas estranhas, e eu acho que essa é uma delas.” Mas nenhuma quantidade de queda de braço online vai cortar a empolgação desse garoto. “Não quero ser aquele ator que diz, ‘É, cara, esse papel é muito eu.’ Mas ele é!” diz Hutcherson, sorrindo largamente. “Eu sou Peeta. Sua humildade, seu humor auto-depreciativo, o jeito como ele pode falar com qualquer um em qualquer lugar.”
Pessoalmente, a energia que Hutcherson emana é a de um jovem que teve tanta sorte que está prestes a ficar sem fôlego por isso. No primeiro dia de filmagens, ele e Lawrence, 20, filmaram uma cena pivô de flashback, em que seu personagem se arrisca oferecendo a uma Katniss morta de fome um pouco de pão queimado da padaria de seu pai em seu sitiado Distrito 12. Logo antes do diretor gritar “Ação!” Hutcherson se pegou dizendo, “Josh, você está em Jogos Vorazes. Você. Está. Em. Jogos Vorazes!”
Não apenas ele está em Jogos Vorazes, mas seu amigo Liam Hemsworth (A Última Música) pegou o papel de Gale. Eles se conheceram depois que Hutcherson trabalhou com o irmão mais velho de Hemsworth, Chris, no remake ainda a ser lançado de Red Dawn. Hutcherson diz, “Eu mandei uma mensagem pra ele: ‘Cara, estamos em Jogos Vorazes! Estou tão animado, cara, isso é incrível!”
Hemsworth, que diz que queria tanto o papel do íntegro Gale que avisou seus agentes e gerente que ele queimaria a própria casa se o papel fosse para outra pessoa, decidiu se divertir um pouco com seu novo parceiro de trabalho.
“Eu liguei pra ele e disse, ‘Ei, cara, parabéns,’” ele diz. “’É muito legal, cara, estou feliz por você. Na verdade eu não consegui o papel, mas boa sorte com as filmagens.’” Aí ele disse a Hutcherson que estava brincando, e os dois começaram a trocar “Cara!” e “Mano!”.
Enquanto Hemsworth é provavelmente mais conhecido por ser o namorado vai-e-volta de Miley Cyrus, o diretor Ross não tem dúvida de que ele seja o ator certo para dar vida a Gale: “Na primeira olhada ele é tão fortão que é fácil simplesmente descrevê-lo como um bonitão. Mas ele é um ator de habilidade fenomenal, totalmente em controle do que faz.”
No set, Hemsworth, de 21 anos, experimentou a sensação desorientadora de ser o mais velho uma vez. (Para a sua tristeza, ele perdeu Tucci, Kravitz, Sutherland, e – mais doloroso – um de seus atores favoritos, Harrelson, que não vai chegar até que o filme mude para outra locação em agosto para começar a filmar as sequências passadas na Capital.) Hemsworth apenas ri quando perguntado sobre quantos dos atores mais novos – os que interpretam outros “tributos” tirados de seus distritos para os Jogos – pediram a ele para comprar cerveja. Em todo caso, ele e Hutcherson criaram um laço forte durante as semanas no set, tanto que Hutcherson trouxe Hemsworth junto numa visita a sua cidade natal no Kentucky para relaxar com sua família e experimentar o famoso frango frito de sua avó. Hemsworth já terminou suas cenas e foi para Michigan, onde está filmando AWOL, da era Vietnã. Mas há conversas que os dois jovens que interpretam rivais pelo coração de Katniss devem montar um apartamento juntos em Los Angeles. “Acho que vai explodir a cabeça das pessoas quando elas virem que Peeta e Gale na verdade são melhores amigos na vida real,” diz Hutcherson.
Hutcherson e Lawrence também desenvolveram rapidamente um relacionamento fora das câmeras. “Há uma qualidade de irmão e irmã entre eles que eu acho que é realmente ótima para a dinâmica do relacionamento,” diz Ross. “Para Katniss, Peeta é um gosto desenvolvido. Ele não é o bonitão de quem ela está afim no começo. Mas ele a ama desde sempre, e há um tipo de amizade maravilhosa entre Jen e Josh que eu acho que cai muito bem no relacionamento Peeta/Katniss. Ela percebe lentamente que o ama.”
Então agora os dois brincam um com o outro como irmãos. “Temos um boneco no set, uma coisa bem retorcida e meio assustadora,” diz Hutcherson. “Outro dia eu o coloquei no banheiro dela no trailer, e ela me disse que molhou as calças de tanto medo. Tenho certeza que ela vai se vingar de mim. Estou morrendo de medo porque ela é alguém que eu consigo ver levando para outro nível, e alguém pode se machucar.”
O elenco deve mesmo rir onde puder, porque eles vão passar o verão em um mundo miserável. Ler sobre crianças forçadas a destruir uma a outra membro por membro em frente a telespectadores absortos é uma coisa, diz Hutcherson. É um outro soco no estômago ver ao vivo. “Eu achei que entendia a brutalidade de crianças matando crianças,” ele diz. “Mas quando você entra no set e vê todas as armas na Cornucópia e dá uma olhada e vê essa criancinha de 10 anos…”
Outra sequência devastadora no filme será “a colheita”, quando crianças de até mesmo 12 anos são arrancadas dos seus lares e famílias para lutar. Essas cenas foram filmadas em um apertado período de três dias em um antigo moinho de algodão, com mais de 500 extras sendo as apavoradas e miseráveis pessoas do Distrito 12. “Gary tinha um grande microfone que ele usava pra falar o tempo todo,” diz Hutcherson. “No fim do dia ele perguntou, ‘Quantos de vocês leram o livro?’ Todas as 500 crianças levantaram as mãos. E Gary disse, ‘Quero dizer uma coisa. Primeiro de tudo, obrigado. Vocês foram incríveis. Vocês não são extras. São todos atores. Aprecio muito o trabalho de vocês.’ Se eu fosse um garotinho, primeira vez no set de um filme, e estivesse tentando o meu melhor para fazer o que eles pediam – ouvir isso seria uma sensação incrível. Quero dizer, eu já amava Gary, mas isso me fez me apaixonar ainda mais por ele.”
Hutcherson ainda tem quase seis meses de paz e anonimato, assumindo que Jogos Vorazes seja o tipo de força criativa e comercial que se espera que ele seja. Ele parece preocupado com a atenção que virá. Sim, ele encorajou sua mãe no Kentucky a sair da Internet (“Se ela ler algo ruim, ela vai ficar toda nervosa e é tipo, ‘Oh, nossa, eles estão dizendo umas coisas, isso é horrível!’”). Mas ele parece ser o raro tipo de jovem que os holofotes não incomodam. “Eu sei que será uma grande mudança, mas acho que se você a seguir da maneira correta, você ainda pode ter sua privacidade,” ele diz. “Você tem que apenas ir levando e garantir que está sempre sendo verdadeiro.” Ele ri e dá uma batida feliz na mesa. “O que é muito engraçado porque – Deus abençoe a América! – isso é exatamente o que Peeta diria.”
Comentários
7 respostas para “Jogos Vorazes, Peeta e Gale na EW: reportagem completa”
Muito boa a matéria, agora é só esperar por mais notícias e imagens sobre o filme.
Parabéns pela tradução! Agora, com essa matéria tô mais calmo, não tava confiado muito no Josh como Peeta. Achei que ele não faria um bom trabalho (continuo com as minhas dúvidas da Lawrence), mas agora tô um pouco mais confiante! Super ansioso pra março!
Cadê você, março? Onde você está? Chega logo!!!!
Josh Hutcherson soa tão simpático. Eu gosto dele.
Liam pra mim sempre vai ser o vai-e-volta de Miley Cyrus, então não tem como eu vê-lo de forma mais série. Pra mim, ele é um ator bonito, porém dispensável.
Eu não vou ler a tradução, pq eu tô esperando A MINHA EW CHEGAR. Coisa mais linda s2
Que inveja. Kkk
Fico feliz que o elenco tenha se dado tão bem, acho que esse intusiasmo vai ser otimo para o filme. Adorei o site, bom trabalho!!!
Amei a entrevista! Quero muito comprar a revista, as fotos ficaram perfeitas!
Essa entrevista me fez me apaixonar ainda mais pelo Josh! Ele é perfeito pra fazer o Peeta! Sou fã dele desde o início e fico tão feliz em saber que ele conseguiu esse papel maravilhoso! *-*