Depois de divulgar em primeira mão o teaser trailer de Jogos Vorazes, a MTV foi atrás do diretor do filme para descobrir um pouco mais sobre a abordagem que veremos no cinema.
Gary Ross conta alguns detalhes sobre a caracterização de Jennifer Lawrence, o porquê de ter colocado Gale (Liam Hemsworth) narrando o trailer e revela um pouco das principais cenas que veremos no filme. Os dois textos, que você pode conferir abaixo, contém spoilers da trama para quem ainda não leu o livro.
Diretor de Jogos Vorazes desempacota a filmagem no VMA
Gary Ross diz que Jennifer Lawrence irá ajudá-lo a dar aos espectadores a mesma “experiência visceral” como nos livros.
Enquanto o sneak peek de Jogos Vorazes iluminava o MTV Video Music Awards, no domingo, o diretor Gary Ross estava de volta na Carolina do Norte, a sua cabeça não muito ocupada com Lady Gaga caracterizada de homem e os longos dreads de Lil Wayne como estava com Katniss Everdeen e a nação distópica chamada Panem.
Ross ainda está no meio da filmagem de sua adaptação de Jogos Vorazes, mas na última semana, com o teaser previsto para estrear no VMA, ele aproveitou o tempo para tratar das partes principais com o MTV News via Skype, para nos dar um comentário exclusivo sobre a filmagem.
Visão da Katniss
O romance de Suzanne Collins é narrado em primeira pessoa, e está claro que o teaser de Ross se esforçou para capturar esse mesmo tipo de acesso imediato ao interior da cabeça de Katniss. “Eu acho que uma das coisas mais importantes quando você adapta um livro como esse é dar às pessoas a experiência que elas realmente tiveram quando elas leram isso — a mesma coisa de experiência visceral que ela tiveram,” ele explicou. “Eu acho que [a razão] de todo mundo sentir tão intensamente o que Suzanne fez foi por eles estarem com a personagem, eles a entenderam, eles estavam em seus sapatos, eles estavam em sua cabeça. Foi uma intensa experiência em primeira pessoa. Meu trabalho na realização de um filme é, sobretudo refletir nisso.”“Como podemos entrar na cabeça de Katniss? Como nós sentimos o que ela está sentindo? Como nos tornamos ela?” Ross continuou. “A primeira coisa que lhe permite fazer isso é Jennifer Lawrence, porque ela é uma atriz tão incrível. Ela tem tanta profundidade, poder e talento e sofisticação e sensibilidade e sutileza que ela se tornou um sinônimo de Katniss Everdeen. Espero que as pessoas se sintam sobre Jen e Katniss no final deste ciclo de três livros da maneira como elas se sentiram sobre Daniel Radcliffe e Harry Potter — que eles se tornaram genuínos sinônimos um do outro.”
Tenha uma análise perita do teaser de Hunger Games
Narração de Gale
Aquela narração que você ouve durante o trailer? É o companheiro de Katniss do Distrito 12 Gale Hawthorne (Liam Hemsworth). E Ross tem uma idéia muito especifica na mente sobre a importância de Gale fazer parte dessa filmagem inicial (e não o companheiro de Katniss dos Jogos Vorazes, Peeta Mellark).“Como todos sabem, Gale é uma parte enorme de vida Katniss, mas ele não é uma parte tão grande no primeiro livro quanto ele é nos livros subseqüentes,” o diretor nos disse. “Eu acho que ele está muito, muito presente e ele é tremendamente importante, mas é claro que nós nos deslocamos para a Capital e então para a arena, onde Peeta acaba desempenhando um papel mais proeminente. Mas ele está em sua cabeça, ele está em sua vida, ele é algo que ecoa com ela durante todo os jogos, como qualquer leitor do livro sabe, então ele desempenha um óbvio papel de destaque.”
A Dificuldade de Filmar
Embora Ross e sua equipe não terem tido que lidar com bolas de fogo gigante na floresta, como Katniss tem no 1º livro, o cineasta revelou que o set florestal na Carolina do Norte colocou um grande desafio para a produção. “Isso foi como filmar no Vietnã,” ele disse. “Eu senti como se eu estivesse fazendo Apocalypse Now. A coisa foi tão rigorosa. Passamos algo como seis semanas fora, na selva todo dia, caminhando para cima e para baixo de montanhas com câmeras e na lama e potentes tempestade de chuva. Todos nós sentimos isso, mas ninguém sentiu tanto quanto Jen. Isso foi uma intensa experiência física para ela.”Apenas Começando
Enquanto Ross estava orgulhoso de mostrar esse filme inicial, ele nos disse que isso é somente o começo e que há umas poucas cenas e personagens em particular que ele não pode esperar para as pessoas verem no futuro. “Nós ainda estamos filmando, então infelizmente, isso é apenas um teaser,” ele disse. “Nós pudemos lhe dar apenas uma pequena parte, porque nós ainda estamos aqui fazendo o filme. Eu tenho que sair em meia hora e filmar. Mas há uma porção de coisas por vir que eu acho que vão ser extremante épicas, muito emocionais e incrivelmente poderosas. Acho que fizemos coisas maravilhosas com as bestantes. Eu acho que fizemos coisas maravilhosas trazendo a Capital à vida, e eu acho que isso vai ser muito, muito emocionante para as pessoas verem. E todas as performances! Espere até você ver Stanley Tucci fazer Caesar Flickerman.”O Treinamento
“É um filme intensamente físico, antes de tudo. Jen está em, alguém disse, 110% do filme, o que é bem verdade. Ela trabalha todos os dias o dia inteiro e o que ela está fazendo é demanda muito fisicamente, e ela treinou muito, muito rigorosamente,” explicou Ross. Ela trabalhou com um treinador de atletismo, alguém que condiciona atletas em Los Angeles, ela fez um treinamento intenso de arco e flecha, então ela teve um programa de condicionamento atlético muito rigoroso.”Morte de Rue
“Acho que há muitos momentos icônicos no filme. Há muitos momentos que atraem os fãs. São tremendamente importantes para eles,” disse Ross. “Obviamente a morte de Rue é algo que todo fã menciona, e quanto ela é poderosa emocionalmente, quão importante é para o filme que você não exagere, mas que também isso seja manuseado emocionalmente e com sensibilidade e que honre a emoção do momento. É uma cena simplesmente linda, e T-Bone escreveu uma bela canção de ninar para a Canção de Ninar da Prim que na verdade é cantada para Rue.”Os Outros Grandes Momentos
Ross disse que há muitas cenas que os fãs consideram como as mais importantes, mas há algumas que ele leva em conta como mais significativas. Recentemente ele filmou a cena em que Katniss está prestes a entrar nos Jogos Vorazes e tem um “momento tenso com Cinna antes de ela ter que sair de verdade”. Então há o desfile dos tributos onde ela é mostrada como a Garota em Chamas, apesar de que Ross não vai nos contar mais nenhum detalhe sobre isso. E por último há a cena das amoras com Peeta no fim do filme, que Ross acha que é “uma das coisas mais comoventes e realmente poderosas do livro”.
Comentários
5 respostas para “Gary Ross revela mais sobre o filme”
Achei a explicação sobre o Gale incrível.
tbém achei incrível,mas será que eu sou a única que desejo fervorosamente que ela fique com o Peeta??? Não kero que ela fike com o Gale!!!
Muito boa todas as explicações dele. Gostei, to confiante nesse filme.
Um dos meus filmes favoritos é dirigido e roteirizado por ele. Tenho total confiança no trabalho do Ross e sei que ele vai entregar um filme maravilhoso pra gente.
Muito boas as explicações dele!
Espero nada menos que um filme excelente!