Entrevista de Lenny Kravitz para o Movieline

O Site Movieline realizou uma nova entrevista com o interprete de Cinna em Jogos Vorazes, Lenny Kravitz. Lenny fala sobre assuntos que já tivemos conhecimento e alguns novos, além de contar sobre a sua amizade com Jennifer Lawrence, Katniss na adaptação cinematográfica de Jogos Vorazes, e a sexualidade de Cinna.

Confira a matéria completa traduzida pelo Distrito 13:

Preparando-se para uma batalha até a morte em que as chances definitivamente não estão muito a seu favor, Jennifer Lawrence a heroína Katniss Everdeen de Jogos Vorazes se sente completamente sozinha, presa dentro dos limites aparentemente cômodos da Capital. Felizmente, ela tem pelo menos um aliado-chave do seu lado: seu estilista Cinna, interpretado graciosamente por Lenny Kravitz, a estrela do rock que virou ator, que descobriu somente após ser escolhido que ele estaria compartilhando a tela com uma das amigas íntimas de sua filha . “Eu perguntei: ‘Quem está interpretando Katniss?’” Kravitz lembrou a Movieline. “’É Jennifer Lawrence.’ E eu fiquei meio, ‘Uau, ela estava justamente no café da manhã na cozinha da minha casa!’”
A amizade anterior (através da filha Zoe, que co-estrelou com Lawrence em X-Men: Primeira Classe) ajudou a dar uma harmonia natural às cenas entre Katniss e Cinna, momentos que evocam os fortes temores escondidos da tributo e ansiedades na véspera dos Jogos Vorazes, as olimpíadas mortais. Para o papel de Kravitz, a sua opinião sobre Cinna é ao mesmo tempo sutil e nova; escolhido pela força de sua atuação de estreia com Lee Daniels de Preciosa, ele empresta a Cinna um calor inesperado e complexidade e respira vida confiante em um dos personagens mais amados dos livros baseados.
Kravitz falou com Movieline sobre a ligação de Gary Ross oferecendo-lhe o papel de Cinna, as sessões de leitura noturnas que elevou Suzanne Collins ao seu livro preferido, e por que, nesta era dos meios de comunicação supersaturados e fama de reality show, Jogos Vorazes soa assustadoramente verdadeiro. (Também descobri: Lenny Kravitz totalmente assiste Hoarders) Revelando as inspirações da vida real para a sua opinião sobre Cinna – descrito nos livros como um fashionista usando um delineador dourado que é também a pessoa mais “normal” que Katniss encontra na Capital – Kravitz respondeu às perguntas quentes do Movieline sobre Cinna e sua intencional sexualidade ambígua, uma questão que é muito levada em discussão  dos comentários mais sutis de Collins na cultura moderna. Cinna é gay?

Então, você não estava familiarizado com os livros de antemão e só ouviu falar sobre eles quando você recebeu o convite para Cinna?

Sim, através de Gary Ross – Eu não tinha ideia.

Você conhecia Gary de antemão?

Eu tinha encontrado Gary uma vez em um jantar, um jantar aleatório. Ele e eu tivemos uma conversa sobre cinema em geral, e eu estava completamente tomado pelo fato de que ele havia escrito Quero Ser Grande e esse foi seu primeiro, de improviso – ‘Oh, eu vou escrever este filme chamado Quero Ser Grande …’ Mas foi isso! Eu o encontrei uma vez em um jantar. Nunca mais o vi, não tenho o telefone dele.

Como ele encontrou você para este telefonema?

Eu estava nas Bahamas, gravando meu álbum, e eu estava no estande em algum lugar. O engenheiro bate e diz: ‘Há um Gary Ross no telefone.’ Eu tinha meio que esquecido, sabe? Eu pego o telefone e ele está como, ‘É Gary! Lembra, tivemos o jantar…’ Eu estava como, ‘Oh! Gary Ross. Legal. O que há?’ Ele disse, ‘Estou fazendo este filme chamado Jogos Vorazes e há um personagem chamado Cinna. Se você quiser, você tem esse – é só me dizer. Você não terá que fazer a audição.’ Eu estou sentado lá como, o quê? Mas na parte de trás da minha cabeça, eu estou pensando, quem é Cinna e o que é Jogos Vorazes? Eu não tinha ideia do que era. Então eu disse, ‘Obrigado, eu tenho certeza que iria querer fazer isso, mas – não sei o que é, então deixe-me começar o livro.’ Eu estava nas Bahamas em uma cidade pequena, sem muita internet ao redor , por isso estou com o meu iPad tentando conseguir um sinal para baixar todo o livro… e eu comecei a ler, comecei a ler, e no final do capítulo um eu pensei, oh merda – eu não posso parar de ler. Vou ler mais um capítulo. Era de noite e eu estive trabalhando o dia todo, então eu estou cansado e eu percebi que eu vou fazer um capítulo ou dois antes de eu parar, mas eu não podia. Eu estava tipo, uau, essa é realmente uma boa história! Então eu liguei para ele no dia seguinte e disse, ‘Eu estarei lá.’

Suas cenas do filme são em sua maioria composta apenas por você e Jennifer Lawrence como Katniss, e vocês dois compartilham uma grande química juntos. Mas você já tinha conhecido ela antes através de sua filha Zoe, que também estava em X-Men. Qual era o seu relacionamento com ela antes de fazer o filme juntos?

Ela costumava vir, e eu ia a Londres e vê-las. Quero dizer, eu me apaixonei por ela no dia que ela entrou na minha casa. Esta garota é família. Ela é tão engraçada, tanta alegria estar perto. Ela traz sol para qualquer situação. E, obviamente, foi um extra descobrir, porque quando eu disse a Gary que eu faria o filme, eu perguntei, ‘Quem está interpretando Katniss?’ ‘É Jennifer Lawrence.’ E eu fiquei tipo, ‘Uau – ela estava justamente no café da manhã na cozinha da minha casa!’

Será que Gary sabia sobre essa conexão quando ele ligou para lhe oferecer o papel?

Se ele sabia? Não, ele não sabia. Eu disse a ele e ele disse: ‘Sério? Bem, isso faz com que seja ainda melhor porque já haverá uma química natural. ’ Isso definitivamente foi um extra.

Você leu o livro inteiro em um dia?

À noite, e então no dia seguinte. Rapidamente. Eu não pude parar de ler. Que grande oportunidade! E o fato de que ele me ligou – ele disse que tinha visto Preciosa e ele pensou que Nurse John e Cinna, mesmo eles sendo personagens completamente diferentes, tinham características semelhantes, na medida do carinho e tudo mais.

Certamente, eles são. Quando se trata de Cinna, porém, talvez devido ao fato de que ele é um fashionista alguns leitores dos livros concluem que ele é gay, apesar de sua sexualidade permanecer ambígua.

Certo, eles assumem. E isso foi uma questão: Até que ponto é que vamos levar isso? Se tivéssemos voltado para a rota escandalosa, teria sido apenas outra declaração estereotipada. Imediatamente eu estou pensando em ficção científica, figurinos malucos, este tipo de figurinos possivelmente afeminados. Comecei a pensar em Chris Tucker em O Quinto Elemento, porque eu não sabia onde Gary estava indo estilisticamente. Então, quando cheguei ao set, eu pensei, isso é realmente inteligente. O visual da Capital e a forma como todo mundo se vestia, era real – não eram essas roupas exorbitantes. Havia um monte de cores extravagantes e a grande demonstração, mas havia um monte de coisas velhas e coisas novas misturadas, como é agora. Estamos em 2012 e ainda estamos vestindo roupas que se parecem com roupas. Nós não estamos vestindo trajes espaciais prata com capacetes e tudo mais… bem, alguns de nós estão. [Risos]

Você se inspirou em termos do estilo de Cinna ou levou de quaisquer figuras da vida real?

Eu pensei em Yves Saint Laurent e Tom Ford, que são ambos personagens modelo de muita inspiração para mim. E ambos são meio que bem no meio e muito classicamente vestidos, não digo, como um Galliano ou alguém que é mais escandaloso e extravagante no vestir. Essa foi a maneira que decidi interpretá-lo e acho que foi definitivamente a escolha certa.

Então: Cinna é gay?

Eu não tenho ideia. Eu não tenho ideia. Interpretei ele bem no meio, e uma das inspirações é um amigo meu, na verdade, com quem eu cresci. Ele é bissexual e que você poderia pensar que ele é gay, você poderia pensar que ele é hetero, você não está realmente certo. É muito sutil. Você não saberia disso, mas os padrões de fala de Cinna e a forma como ele enuncia era meio que baseado nesta pessoa que é apenas um amigo meu, que eu achava que era um bom exemplo.

É importante notar que a maneira que você interpreta Cinna, o que se destaca um pouco mais do que nos livros, é que ele sai como mais um estrategista que um estilista. Esse era um elemento importante a destacar?

Com certeza. Quando as pessoas pensam em primeiro lugar, ‘Então, o que é Cinna?’ Eu interpreto um estilista, mas é difícil dizer que eu só interpreto um estilista. O que significa isso? Ele não é isso, ele está tentando ajudar Katniss fazer uma impressão e ele está tentando salvar a vida dela, e ele quer que as pessoas gostem dela porque isso é parte do jogo. Então essa é uma boa palavra, estrategista.

Considerando que ele é um grande contraste para a maioria das pessoas na Capital, mais sensível e fundamentado e contido em seu senso de estilo, parece que ele está infiltrando a cultura da Capital.

Certo.

Ele está claramente do lado de Katniss, não concorda com o pensamento de grupo da Capital.

Não, ele está fazendo seu trabalho, tentando se manter vivo e fazer a sua coisa e não ficar do lado ruim do governo …

Quanto do passado de Cinna você cultivou com Gary ou Suzanne Collins em termos de, de onde Cinna vem, ou mesmo que histórias anteriores não estão incluídas no filme?

Não muito, realmente. Eu só pensava nele como sendo uma pessoa que esteve lá por alguns anos, ele não esteve lá para sempre, ele não é tão velho, e ele é uma daquelas pessoas que meio que deseja ou quer sair e não é o momento , necessariamente. Então, ele vai manter as coisas ainda, mas ele vai mostrar seu talento, ele vai ser feroz sobre isso – ele está fazendo esses trajes de fogo e tudo isso – e ele, obviamente, é talentoso e gosta de usar seu talento. Tenho certeza de que ele se preocupava com todo mundo que esteve no seu caminho ao longo dos anos, mas agora que ele conheceu uma garota que ele realmente vê algo, e ela é a maior azarada que existe, e ele vai fazer o seu melhor para ajudar.

Você vê uma contradição entre a cautela nos livros de meios de comunicação e os perigos do entretenimento como um meio de controle cultural, e o fato de que o filme Jogos Vorazes é uma franquia de estúdio agora envolvendo centenas de milhões de dólares que provavelmente vai dominar a cultura popular, quando ele sair? Especialmente tendo em conta a sua posição única como um artista de sucesso, como você vê essa linha fina?

É um momento muito interessante em que vivemos. Você sabe, levou muito tempo para mim aderir a este grupo de Facebook e Twitter e reality show – quer dizer, eu ainda não assistia isso realmente, mas às vezes quando eu estou no ônibus da turnê tarde da noite tentando trazer meu cérebro de volta para um lugar neutro vou ver esses programas, e quando eu paro é porque eu estou realmente surpreso que eu estou vendo isso … que isso existe. Há um programa para pessoas que não sabem como jogar fora o lixo! Ou caras que tem uma loja de penhores. Na noite passada eu passava pelos canais um pouco antes de eu ir para a cama e havia um programa de caras na prisão e como eles funcionam na prisão e todos os seus segredos! Esse cara está fazendo licor moonshine e eles estão recebendo-o para nos mostrar e é tipo, meu Deus, o que está acontecendo?

Bem, alguns desses programas são incrivelmente perceptivos, mas então você tem outro tipo de reality shows …

Você tem o mau comportamento sendo glorificado, e eles estão se tornando modelos. Crianças, todo mundo só quer ser famoso agora. Quer dizer, eu cresci dizendo que eu queria ser um músico. Eu queria fazer isso e ser famoso? Por que não, com certeza. Mas eu nunca disse que queria ser famoso, eu queria ser um músico. Agora é só tudo sobre fama. Eles estão mostrando tudo. É muito interessante, mas eu acho que o filme está tentando nos mostrar onde estamos. Nós não estamos ainda em arenas de matar pessoas, mas isso aconteceu há milhares de anos. Poderia acontecer de novo? Quanto é que vai levar para manter extinta nossa sede? Olhe onde estamos agora. Como é que vai ser daqui a cem anos? As pessoas vão ficar entorpecidas.

Essa é a grande coisa sobre os romances, é uma série jovem e poderia ser julgada à primeira vista como propriedade infantil …

Mas não é! Isso é o que há de tão interessante. É por isso que eu acho que isso vai ser muito bem sucedido.


Publicado

em

,

por