Entrevista com Judianna Makovsky, figurinista de Jogos Vorazes

Responsável pelos figurinos de Jogos Vorazes e indicada ao Costume Designers Guild Awards, Judianna Makovsky concedeu uma entrevista ao MTV Style comentando sobre o seu trabalho e inspirações para o filme.

Segundo Makovsky, a intenção do diretor Gary Ross era, principalmente, remeter à ideia do visual tradicional norte-americano, buscando influências nos anos 30, 40 e 50.

Confira a entrevista completa abaixo, traduzida pela equipe D13:

MTV STYLE: Quando você fica sabendo que vai fazer os figurinos de um projeto tão épico quanto Jogos Vorazes, onde você começa?
JUDIANNA MAKOVSKY: Há muitos passos! Geralmente começa com o roteiro e a discussão sobre a visão do diretor antes de chegar às roupas. Depois de conversar sobre os personagens e o mundo que o diretor quer criar, aí é hora começar a pesquisar os figurinos.

Como foi o processo de pesquisas?
Envolve folhas de retalhos, buscar designers diferentes, e muita pesquisa. Algo que o [diretor] Gary Ross não queria era criar um mundo futurista genérico que já foi feito em muitos filmes, com roupas elásticas e vestidos assimétricos, sabe? Em vez disso, queríamos enraizar mais no visual americano da metade do século, com influências bem retrô. Eu pesquisei designers dos anos 30 aos 50 e tentei descobrir um jeito para que os figurinos tivessem seu próprio visual, mas que também mantivessem a sensação daquela era. É importante o público se relacionar com os personagens, e é difícil fazer isso quando é em um mundo meio desconhecido.

Senti que os figurinos da cena da Colheita definitivamente tinham aquela sensação americana.
Sim, e foi isso que buscamos. Pesquisamos muito sobre cidades mineradoras americanas, e percebemos que as roupas de trabalho americanas não mudaram em 150 anos. Então queríamos manter aquela sensação atemporal com muitas roupas clássicas e simples, mas ao mesmo tempo deixando claro que Panem estava usando suas melhores roupas de domingo. Afinal, a Colheita é MUITO importante.

E aí temos Effie Trinket, que tinha um estilo completamente diferente…
[Risos] Com certeza! Queríamos fazer algo bobo mas também bonito para Effie. Nós na verdade não tínhamos um orçamento muito grande e queríamos fazer nosso visual próprio sem buscar designers de moda e conseguir roupas de graça. Fomos muito influenciados por Elsa Schiaparelli porque adoramos a silhueta do começo dos anos 30 e fim dos 40, com mangas bem cheias.

E sobre a paleta de cores de Effie?
É interessante, porque no começo queríamos que a paleta dela fosse pastel. Mas depois mudamos para uma paleta mais Expressionismo Alemão com cores fortes e de saltar aos olhos como verde-ácido, verde-limão, e rosa. Nós também acrescentamos muito preto para que não ficasse MUITO ridículo.

E finalmente, nós PRECISAMOS falar sobre o vestido de fogo da Katniss!
Aquilo foi onde eu me afastei do livro, porque era descrito como sendo coberto por pedras. Eu fiquei preocupada que cobri-lo com pedras fosse muito exagerado – nós realmente queríamos mantê-lo simples para que a beleza natural de Katniss transparecesse, para que não fosse o vestid o que a deixasse bonita. Nós também tivemos que pensar nas pessoas que não leram o livro, então não queríamos entregar que ele pegava fogo. Então depois de olhar tudo de filmes antigos de Ginger Rogers a Alexander McQueen, decidimos usar um tom de vermelho bem útil e fazer o movimento do vestido começar na barra.

Qual foi o maior desafio que você encarou durante as filmagens?
Por mais estranho que pareça, o clima! Nós filmamos na Carolina do Norte e o calor lá era intenso. Foi difícil tentar manter Jennifer, Josh [Hutcherson], e todo mundo confortável para poder se mexer e ainda parecer vagamente com a descrição.

Vale lembrar que Judianna Makovsky não estará de volta em Jogos Vorazes: Em Chamas. Em seu lugar, entrará a figurinista Trish Summerville.

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