Uma das bandas participantes da trilha sonora auxiliar de Jogos Vorazes é a Carolina Chocolate Drops que compôs a música Daughter’s Lament, que inclusive já foi analisada pelo D13.
O site NJ.com realizou recentemente uma pequena entrevista com Rhiannon Giddens, vocalista da banda, que contou a inspiração por trás de sua música.
Confira abaixo o trecho da entrevista traduzida:
Quando pediram a ela que escrevesse uma música para o novo filme Jogos Vorazes, Rhiannon Giddens do Carolina Chocolate Drops sabia que teria que mergulhar nos livros para entender o porquê de falarem tanto daquilo. Então ela rapidamente baixou os três livros – e os leu em “tipo, três dias”.
“Fui muito inspirada por eles,” ela disse.
E ela foi inspirada a dar nova vida a uma música antiga – “Pretty Bird” de Hazel Dickens – e transformá-la em uma balada perfeita para a trilha sonora do filme.
“Peguei essa música e a reescrevi, e reescrevi um pouco a melodia,” disse Giddens.
Essa música, “Daughter’s Lament”, está em boa companhia. Ela está com músicas de outras 15 bandas e músicos, incluindo Arcade Fire, The Decemberists, Maroon 5, Kid Cudi e The Civil Wars na trilha de Jogos Vorazes – algo de que Giddens está muito orgulhosa.
“O que me atingiu foi o acidente nas minas do pai dela (a personagem principal, Katniss Everdeen) e seu histórico,” ela disse. “E foi sobre isso que eu escrevi na música.”
“Daughter’s Lament” é cantada por Giddens, que estudou música clássica e ópera na época de faculdade. Mas foi aquela música antiga – com raízes na Carolina do Norte, música da Appalachia (a mesma região de onde vem Katniss Everdeen de Jogos Vorazes) – que continuava chamando.
“Eu meio que gastei a ópera,” ela disse. “Eu ouvi muito bluegrass, mas não tinha ouvido muita música antiga.”
Atraída pelo som distinto que vem “antes do bluegrass”, Giddens decidiu que era hora de aprender a tocar um instrumento, para que ela pudesse “participar das sessões”.