O site Publishers Weekly publicou, nesta quinta-feira, 19, uma entrevista com a intérprete da pequena Rue, Amandla Stenberg. Na conversa, Amandla fala sobre com se sente em relação à série e ao filme que está por vir em março.
Com apenas 13 anos, a menina que batalhou e conseguiu o papel da tributo do Distrito 11, concordou em deixar a repórter do PW, Karen Springen, e a nós fãs muito bem informados. Falou sobre como se preparou para interpretar Rue, sobre as semelhanças e diferenças entre ela e sua personagem e conta detalhes sobre a experiência de conhecer Suzanne Collins e como esta a ajudou a desenvolver o papel.
Amandla coloca a boca no trombone na interminável conversa:
Quando você começou a ler Jogos Vorazes?
Eu acho que eu comecei a ler os livros no fim da sexta série, dois verões atrás. Eu lembro que todo mundo na escola estava falando sobre eles e quão maravilhosos eles eram, e falando sobre os personagens.
Você se imaginou como Rue?
Quando eu li o livro, eu realmente não me imaginei como Rue. Então eu li novamente, e eu me fiz me imaginar como ela. Ela é muito musical, e muito pequena como eu, e muito rápida.Como você é musical?
Eu gosto de cantar. Eu toco violino, violão, baixo e bateria.Você leu Jogos Vorazes em uma noite?
Acho que me levou cerca de duas noites para terminá-lo. Eu não podia largá-lo, e meu nariz estava no livro o tempo todo. É um livro de perder o fôlego, e a escrita de Suzanne Collins é tão vívida. Todo mundo estava perguntando o que eu estava lendo. Depois que eu terminei, meu pai pegou, e depois a minha mãe.Quantas vezes você leu a série?
Eu li o primeiro livro, pelo menos, cinco vezes! Nunca me canso dele.Você leu esse número de vezes antes das filmagens começarem?
Eu li quatro vezes antes de eu começar a filmar. Li pela quinta vez, quando eu descobri que tinha sido escolhida.Rue era seu personagem favorito quando você estava lendo?
Rue e Cara de Raposa eram minhas personagens preferidas, provavelmente porque elas não eram necessariamente más. Eu amei Rue por causa de quão musical e doce ela é. Agora que eu li o livro algumas vezes, eu realmente gosto muito da personagem Clove. Ela é muito hábil com a forma como ela pode atirar facas. E todo mundo ama Katniss!Como você ficou sabendo sobre a audição para o papel, e como você se preparou para isso?
Ouvi dizer que eles estavam fazendo um filme, e eu já amava Rue. Liguei para meu agente repetidamente, dizendo: ‘Por favor, por favor, por favor me consiga uma audição.’ Depois de meus muitos, muitos telefonemas, eles conseguiram uma audição para mim. Essa foi a minha oportunidade de ouro. Eu me preparei e preparei, e eu fui e me reuni com a diretora de elenco, Debra Zane, que me ajudou, antes de encontrar com Gary [diretor Gary Ross].O que você fez para entrar no personagem e se sentir como Rue?
Para minha audição, eu fui para a casa do Gary. Para se preparar, eu me vesti como Rue. Eu usava calças cáqui e uma camiseta, e minha mãe tinha rolado minhas roupas no chão antes. E nós colocamos os galhos no meu cabelo e folhagem em cima de mim, e as toda a minha roupa estava manchada. E eu tinha uma pequena coroa de flores no meu bolso que eu pensei que Rue poderia ter. Isso estava no meu bolso como boa sorte, e também uma pedra especial. Esses foram meus pequenos símbolos que eu pensei que Rue teria.Você os mostrou para o diretor?
Não, eu não mostrei. Foi mais ou menos como o meu segredo especial.Quanto tempo após a audição que você descobriu que conseguiu o papel?
Um par de semanas roendo muito as unhas!Que tipo de treinamento físico você precisou fazer? Será que fazer ginástica no passado ajudou?
Acho que a minha pequenez ajudou. Eu sou rápida e leve em meus pés.Você teve que ter aulas de tiro com arco?
Rue realmente não tem nenhuma arma que ela usa contra alguém. E eu já era uma alpinista de árvore!Quão pequena você é agora?
Eu tenho 1,45m, e peso cerca de 32 quilos. Na época, eu tinha 1,42m, e 29,5 quilos.Quantos dias Suzanne Collins esteve no set? E ela lhe deu qualquer sugestão sobre Rue?
Ela esteve lá por dois dias no meio da filmagem. Foi tão incrível encontrá-la – a criadora de tudo isso. Nós estávamos fazendo uma cena muito traumática, e eu estava meio que arrasada. Eu não tinha certeza se era assim que Suzanne Collins imaginava a cena. E então eu falei com ela, e ela me disse exatamente que Rue estava tentando ser muito forte para Katniss. Ela queria que Katniss continuasse, então ela tentou ser muito corajosa para Katniss. Isso foi muito útil.Então você chorou menos?
Sim.Porque você estava tentando ser corajosa?
Exatamente.Suzanne sabia que você era uma grande fã de Jogos Vorazes antes de você estar no elenco?
Sim, eu disse a ela o quanto eu amava a sua escrita! Sou tão feliz por ter tido a honra de conhecê-la. Ela foi muito doce e escreveu uma nota em meu livro me agradecendo pelo meu trabalho no filme. Muitos outros membros do elenco assinaram também. Estávamos assinando cópias uns dos outros como anuários.Quantas vezes você filmou sua grande cena?
Provavelmente cerca de 15 vezes. Fizemos de diferentes formas e diferentes ângulos.Como você se sentiu sobre a violência no livro?
Eu não diria que a violência é uma parte tão grande do livro ou do filme. É sobre sobrevivência. É uma advertência ao mundo para não ficar tão desesperado e bárbaro.Será que todo mundo leu o livro durante as filmagens?
Eu não acho que alguém estava lendo enquanto estávamos no set. As pessoas estavam lendo o script. Antes de começarmos a filmar, muitos dos membros do elenco releram o livro. [Jackie Emerson, que interpretou Cara de Raposa, o leu com sua escola inteira antes dela ser escolhida para o elenco.]Que outros bons livros você leu recentemente?
Eu estou sempre lendo um livro! Agora estou lendo Cleopatra’s Moon. Não posso largá-lo. É sobre Cleópatra Selene, que era a única filha de Cleópatra. É um conto muito interessante sobre como ela perde tudo. Assim que eu terminar Cleopatra’s Moon, eu vou pegar Legend de Marie Lu. Eu já ouvi muito sobre esse. Eu também li a série Maze Runner, uma outra história pós-apocalíptica. Já li a série Os Instrumentos Mortais, eu estava obcecada com esses. A Tree Grows in Brooklyn por Betty Smith é um dos meus preferidos. Mesmo que ele não tenha nenhum monstro ou fantasia louca nele, é uma história tão crua, e eu consigo me relacionar com os personagens. Eu acho que é uma bela história. E eu li Forge de Laurie Halse Anderson para o meu projeto de verão da escola.Os atores eram todos amigos mesmo ainda que vocês todos não se dão bem na trama?
Eu não acho que qualquer um dos conflitos dos personagens eram reais. Passamos tanto tempo juntos. Você nunca pensaria que Clove e Rue se aconchegariam juntas, mas nós estávamos. Nós nos tornamos tão próximas. Mesmo Jack [Quaid, filho dos atores Dennis Quaid e Meg Ryan], que interpreta Marvel [o tributo masculino do distrito 1], se tornou tão próximo. E você nunca pensaria que iria acontecer por causa do que acontece nos Jogos. Eu não acho que os personagens odiarem uns aos outros teve qualquer efeito sobre nossos relacionamentos.Existe alguém no set, que foi especialmente divertido encontrar?
Há tantas pessoas que eu estava tão empolgada para encontrar. Eu estava tão nervosa antes de conhecer Jen [Jennifer Lawrence, que tem o papel de Katniss Everdeen]. Mas então eu me tornei tão relaxada quando cheguei a conhecê-la. É muito raro ter um grupo tão grande de pessoas. O elenco e a equipe do filme eram tão fantásticos.Você já viu o filme pronto?
Eu não vi. Eu já vi pequenos fragmentos aqui e ali, só indo para o estúdio de gravação de som extra. Esperemos que haja uma triagem antes da estréia. Eu sou apenas uma outra fã que não pode esperar para vê-lo. Quando estávamos no set, você não poderia realmente dizer como o filme ia ficar. Edição e música é uma parte tão grande disso.Você nem mesmo sabe o que a música vai ser?
Eu conheço um pouco dela. Quando entrei no estúdio de gravação, eles me deram um sneak peek de um pouco do filme. É o mesmo do trailer que saiu – do mesmo tipo parecido. Uma nova canção de Taylor Swift, “Safe and Sound”, já saiu. Nós não sabemos como essa vai ser usada. Eu amo essa. É muito bonita e assustadora.Taylor Swift veio para o set?
Ela não veio! Eu nem acho que ela estava envolvida com o filme até que a canção fosse lançada. Eu descobri tudo como todos os outros!Como você acha que os fãs vão se sentir sobre o filme?
Eu acho que os fãs ficarão muito, muito satisfeitos com o filme. Eu sei pelo que eu filmei e pelo que eu vi, que ele realmente permanece fiel ao que eu pensava do livro. Ele realmente incorpora a sensação do livro, e ele mantém o que é realmente importante no livro sobre emoções de Katniss e sua sobrevivência. Isso é realmente importante. Eles fizeram um trabalho fantástico trazendo isso para a vida. Todos os envolvidos estão muito preocupados que os fãs fiquem felizes com isso e que eles gostem disso.Você é uma fã, e você está feliz com isso!
Ver [cenas] em minha mente e vê-las ganhar vida, mesmo que fossem um pouco diferentes, eu poderia olhar para elas e dizer: “uau, isso é a cornucópia”, “uau, isso é o centro de treinamento”, “uau, isso é a arena.” Tudo foi trazido à vida de forma tão vívida.Por qual garoto você estava torcendo?
Eu estou meio conflitante sobre isso. Eu amo o personagem Gale quando Katniss viveu antes no Distrito 12, e então eu amei Peeta quando ele entrou no jogo. Eu comecei a torcer para Peeta só porque eu estava frustrada com Katniss meio que maltratá-lo. Então eu era team Peeta naquele ponto. E então no final eu era definitivamente team Peeta.Você filmou o filme no verão quando não havia escola?
Sim, foi perfeito. Eu comecei a gravar o filme uns dois dias depois da escola ter terminado. Eu terminei de gravar três dias antes do início das aulas.Entre a sétima e oitava série?
Sim.Você filmou na Carolina do Norte?
Nós filmamos em Asheville e em Charlotte. Asheville é uma cidade tão bela e tão verde comparada à Los Angeles. Também é muito legal. É como uma espécie de pequena cidade hippie. Há todas estas pequenas lojas e livrarias e lojas de roupas. Nós nos divertimos muito lá.E no tempo livre?
Isso meio que aumentava e diminuía. Nas primeiras semanas tivemos muito tempo livre. Ficávamos saindo e pegando sushi e sorvete e íamos às compras juntos. Às vezes, isso ficava muito atarefado, e nós estávamos trabalhando, trabalhando, trabalhando. Realmente dependia.O que faz esse romance funcionar tão bem como um filme?
Telespectadores e os leitores se tornam tão apegados aos personagens apenas porque eles são tão interessantes. Podemos realmente nos relacionar com eles e suas emoções. Isso irá se traduzir para o cinema muito bem.
Leia o artigo original (em inglês) aqui! Faltam 63 dias para a estreia de Jogos Vorazes nos cinemas brasileiros, e com tantos detalhes chegando tão rápido, o que você pensa do filme até agora?
Comentários
3 respostas para “Amandla Stenberg fala sobre Jogos Vorazes em entrevista”
Adoreii a entrevista!
Ela é muito fofa, ugh.
Uau! Ela realmente quis nos deixar muito bem informadas…
E é mesmo um doce!