Pequenas grandes especulações sobre a produção de “Em Chamas”

A ausência de informações concretas sobre a produção de Em Chamas, sequência de Jogos Vorazes no cinema, vinha causando uma onda de insegurança e curiosidade entre os fãs da trilogia de Suzanne Collins até alguns dias atrás. Foi aí que começaram a pipocar pequenas, mas importantes notícias que começavam a mostrar alguns detalhes sobre a produção.

E algumas coisinhas que não chegaram a ser postadas aqui no D13, mas que agora começam a se encaixar, merecem consideração. Assim, como vocês já devem ter percebido, eu que adoro pegar essas pequenas notícias e tirar informações importantes delas, vou aproveitar este post para refletir um pouco sobre em que ponto a produção de Em Chamas está.

O que sabemos de forma concreta?

Bom, essa é a parte mais simples da história. Sabemos que os atores principais estarão de volta: Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Woody Harrelson, Donald Sutherland e Elizabeth Banks voltam a reprisar os seus papéis de Jogos Vorazes. Para comandá-los, Francis Lawrence, o diretor que assumiu o cargo que no primeiro filme era de Gary Ross.

Simon Beaufoy ficou responsável pelo roteiro – e inclusive já admitiu ter concluído sua participação. Anotem aí, que este é o primeiro ponto importante que eu quero levantar já, já.

Especulações e rumores vindos de fontes confiáveis

Rumor é uma coisa complicada de analisar e verificar a autenticidade. Entretanto, dado o histórico do primeiro filme e de experiências anteriores, tendemos a acreditar em certas fontes e em outras não. Mutias dessas fontes não tão confiáveis perneiam, principalmente, a escolha do ator que dará vida a Finnick. A única coisa certa nessa história, é que ninguém sabe de nada, exceto os produtores.

Por outro lado, ontem saiu um rumor que realmente merece consideração, e este é o segundo ponto que eu queria que vocês guardassem: dois grandes sites de cinema afirmam que a Lionsgate ofereceu a Philip Seymour Hoffman o papel de Plutarch, o Idealizador dos Jogos que assume o lugar de Seneca Crane. [Atualizado: o THR confirmou, e o convite de fato foi feito. Resta agora saber se Hoffman irá aceitar o papel ou não]

Em termos de locação, muitos rumores levam a crer que parte da produção, que antes ficava na Carolina do Norte, pode ir para Atlanta. Na semana passada, tivemos informações sobre a arena, e novamente, comentários aqui e ali sobre o roteiro.

Tá bom, mas onde exatamente você quer chegar?

Aí é que vem a parte boa. Uma notícia que saiu ontem no início da noite e que ninguém está dando tanta importância assim me deixou com uma pulga atrás da orelha, e foi o que me convenceu a escrever esse texto. Mas antes, queria mostrar algumas coisinhas para vocês.

O MTV Movie Awards foi importante principalmente por um motivo: foi lá que os atores foram abordados pela primeira vez de forma mais concreta sobre Em Chamas, e eles acabaram deixando algumas coisas escaparem.

Primeiramente, Josh Hutcherson afirmou ao E! Online que havia se reunido com Francis Lawrence e os dois haviam conversado um pouco sobre as ideias do diretor para o filme. Josh disse ainda que o foco da conversa foi a parte de desenvolvimento do seu personagem, Peeta.

Certo. Eis que Elizabeth Banks, no mesmo evento, conversou com Josh Horowitz, da MTV, e falou o seguinte:


Pois é. Ela acabou confessando, sem querer, já ter recebido o roteiro do filme. Tudo bem, ainda tem mais.

Depois disso, e tendo em mente essas informações todas que relembrei por aqui, ontem saíram fotos de Jennifer Lawrence em Los Angeles – até poucos dias atrás ela estava em Praga filmando Serena. O importante nessa história nem é o fato dela estar de volta aos Estados Unidos, mas de ter sido fotografada ao lado de… Francis Lawrence, o diretor de Em Chamas! Confira as fotos abaixo:

   

Notaram algo de especial nas imagens aí em cima? Jennifer sai da reunião carregando um envelope com o nome dela. Como esteve ausente dos Estados Unidos nos últimos meses, ela certamente não teve como se reunir com ninguém nesse meio-tempo como Josh Hutcherson, nem receber o mesmo script que Elizabeth Banks. Será, então, que este envelope contém o roteiro de Em Chamas?

Uma série de fatores me levam a crer que sim. Lembram das informações que pedi para guardarem neste post? Simon Beaufoy afirmou que já acabou a parte dele do roteiro e pronto, não deve mais mexer em nada. Ao mesmo tempo, Russ Bowen garante que o roteiro ainda está sendo trabalhado, e já há algum tempo vem circulando o rumor de que Michael Arndt estaria reescrevendo o script de Beaufoy.

Ninguém confirma nem nega que o roteiro esteja de fato passando por ajustes, mas é um procedimento comum e faz todo o sentido do mundo, uma vez que o diretor precisa ajustar as pontas soltas e definir algumas coisas junto ao elenco, para então adaptar o roteiro. Acredito que estamos nessa fase.

Outra coisa importante é o seguinte: a Lionsgate não teria como abordar grandes atores – como é o caso do Philip Seymour Hoffman sem ter um roteiro em mãos. Eles não podem virar para os atores e pedir que leiam o livro, e decidam se querem participar ou não a partir dele. Essa aproximação é feita usando… o roteiro. Mesmo que não seja a versão final, o roteiro já está circulando entre as pessoas que os produtores querem ver no filme.

O mesmo vale para testes de elenco, que sabemos que está acontecendo para papéis como o de Finnick. Aparentemente, duas cenas-chave para o desenvolvimento do personagem serão/estão sendo utilizadas na seleção, então ao menos uma versão prévia tem que estar pronta.

E mais: não há como definir as locações e o cronograma de filmagem sem o bendito roteiro. É o elemento-chave que amarra toda a produção, e se a produção está começando a engrenar, é porque já temos um roteiro em algum lugar por aí.

Mas divago. Minha missão é essa: pegar as informações, juntar tudo e tirar delas o que realmente importa. Cada um tira as próprias conclusões e é assim que a gente se diverte nesse período em que as notícias são escassas.

E então? Em que ponto vocês acham que a produção de Em Chamas está?


Publicado

em

por

Comentários

7 respostas para “Pequenas grandes especulações sobre a produção de “Em Chamas””

  1. Avatar de Bruna
    Bruna

    Acabei de ver a noticia de que o The Hollywood Reporter confirmou que Hoffman realmente recebeu uma oferta para o papel de Plutarch. Ansiosa ao extremo!

  2. Avatar de Alice
    Alice

    Adoro seu posts, sério. Você devia ser jornalista.

  3. Avatar de Matheus
    Matheus

    Não imaginei o Phillip Hoffman para Plutarch, mas pode ser que dê certo…

    1. Avatar de Letícia
      Letícia

      Eu também não imagino o Phillip Hoffman como Plutarch, mas quem sabe, com toda a maquiagem e mudanças que eles fazem, saia alguma coisa boa…

  4. Avatar de Vitoria

    funcionou como um quebra-cabeça,muito engenhosa,você…

  5. Avatar de yasmim
    yasmim

    Meu Deus, anciosidade é pouco para o que eu estou sentindoo! *-*
    Ótima ligação dos fatos!

  6. Avatar de Ana Clara
    Ana Clara

    Sinceramente não teria pensado nisso com tanta maturidade…acho ótimo o que vocês fazem com os rumores e pequenas noticias que nunca dão a entender nada…Obrigada ao pessoal do D13.E sobre Em Chamas, acho possivel que a preparação já esteja nesta fase que foi divulgada aqui no site…Não tem como negar,nem a Elizabeth Banks conseguiu gente…