Conforme anunciado há um tempo pelo The Hollywood Reporter, Jogos Vorazes: Em Chamas, assim como a outra mais nova adaptação cinematográfica da Lionsgate, O Jogo do Exterminador, serão apresentados em dois formatos de som. Ambos os filmes são terão o moderno sistema de som Dolby Atmos mix.
Dolby Atmos, afinal, o que é?
Resumidamente falando, é uma nova plataforma de som que permite que os cineastas explorem ainda mais as nuances sonoras, o que resulta numa imersão no conteúdo de maneira muito mais fiel para quem assiste. A própria empresa Dolby liberou um vídeo bem didático explicando como funciona a nova tecnologia, veja-o aqui (sem legendas).
A técnica consiste em um posicionamento mais apurado das caixas sonoras, orientando-as de forma que elementos sonoros independentes possam superar os canais de áudio tradicionais. O TecMundo ainda dá o seguinte exemplo, explicando porque essa tecnologia inédita é melhor:
Imagine a seguinte cena: em meio a uma floresta, uma mulher está perdida e, em volta dela, alguns animais se aproximam escondidos em arbustos. Em um sistema sonoro normal, um canal de áudio precisaria emular de uma só vez os sons de quatro ou cinco animais. Com o Dolby Atmos, os sons podem ser independentes, ou seja, cada um dos animais, nesse caso, tem o próprio canal de áudio.
O novo sistema de som foi anunciado na CinemaCon do ano passado e, de acordo com alguns especialistas, o Atmos deve levar ainda alguns anos para chegar a home theaters, mas já chegou às salas de cinema de 2012 com os filmes O Hobbit: Uma Jornada Inesperada, A Origem dos Guardiões, As Aventuras de Pi, Busca Implacável 2 e Valente, da Pixar.
Entretanto, ainda existem, em todo o mundo, poucas salas compatíveis com essa tecnologia e, por causa disso, o recurso acaba sendo visto como um “luxo tecnológico”. De acordo com a listagem oficial do site da Dolby, o Brasil só tem uma única sala dessas e ela está localizada em Campo Grande, no Rio de Janeiro.
Enquanto isso, a Barco, uma empresa global de tecnologia, recentemente anunciou que Em Chamas será um dos lançamentos desse ano que será mixado e, portanto, compatível com o sistema de som Auro 11.1.
Finalizando, títulos recentes foram oferecidos no sistema, incluindo Star Trek: Além da Escuridão, Homem de Aço e Círculo de Fogo, tiveram suas estreias em Dolby Atmos no dia 9 de julho no Teatro Dolby em Hollywood. Continuem ligados no D13!
Comentários
Uma resposta para ““Em Chamas” será apresentado em formato de som Dolby Atmos”
Aqui em São Luis também tem Xplus, faz pouco tempo, mas tem kk