Cartas do Jardim de Rosas, por Donald Sutherland

Um dos elementos mais elogiados da adaptação de Jogos Vorazes para o cinema é o tratamento dado para o grande vilão da série, o presidente Coriolanus Snow. Em diversas entrevistas, vimos o diretor do filme, Gary Ross, comentando um pouco sobre as suas conversas com Donald Sutherland, o intérprete do personagem, e de como essas conversas tiveram um impacto profundo no roteiro com a inclusão de três cenas de Snow no jardim de rosas.

Pois bem. O Business Insider publicou o e-mail enviado por Donald Sutherland, em mais um extra do DVD e Blu-ray de Jogos Vorazes nos Estados Unidos, em que o ator revela a sua visão sobre o personagem. Confira um trecho:

“Como você dramatizará a narrativa interior na cabeça de Katniss que descreve e consistentemente atualiza ser relacionamento com o Presidente que é onipresente em sua mente? Com calma onisciente ele a conhece perfeitamente. Ela sabe disso e sabe que ele fará o que for necessário para manter seu poder porque ela sabe que ele acredita que ela é uma ameaça real ao seu frágil controle desse poder. Ela é mais perigosa que Joana D’Arc.

Seu diálogo/monólogo interno define Snow. É aquele velho pepino do teatro: você não pode ‘interpretar’ um rei, você precisa que todas as outras pessoas no palco digam umas às outras, e por consequência para o público, coisas como “Lá vai o Rei, ele é uma figura, tão mau, tão adorável, tão benevolente, tão cruel, como ele é brilhante!” A ideia dele, a definição dele, a percepção que o público tem dele, é primeiramente instilada pelas observações dos outros e quando essa ideia está pronta, a visão que o público tem do personagem é praticamente inflexível. E no caso de Snow, essa definição, é claro, vem de Katniss.”

O texto é tão interessante que nós do Distrito 13 resolvemos trazê-lo numa página especial, que pudesse ser compartilhada não só pelos fãs de Jogos Vorazes, mas por todos os apaixonados por cinema que se interessam por uma bela construção de personagens:

Leia agora as Cartas do Jardim de Rosas


Publicado

em

, ,

por