Como divulgamos na semana passada, Philip Seymour Hoffman será Plutarch Heavensbee nos próximos três filmes da série Jogos Vorazes. Assim, nada mais justo que preparar um Passe de Identificação para o ator. Confiram abaixo e não deixem de comentar o que acharam!
[separador]
Biografia
O ator e diretor de cinema e teatro Philip Seymour Hoffman nasceu em Rochester, Nova York, subúrbio de 23 de julho de 1967. Depois de se envolver com teatro no ensino médio, ele frequentou a Escola de Arte da Universidade Tisch de Nova York, se formando bacharel em Belas Artes em Drama em 1989. Ele estreou nos filmes na produção independente “Triple Bogey on a Par Five Hole” (1991), e seu primeiro papel em um grande lançamento foi no ano seguinte em “A Arma” (1992). Ele teve papeis coadjuvantes em outras grandes produções, seu papel de destaque veio em “Boogie Nights – Prazer Sem Limites” de Paul Thomas Anderson (1997). Ele rapidamente se tornou um ícone do cinema independente, estabelecendo uma reputação como um dos melhores atores das telas, em uma variedade de papeis coadjuvantes e co-protagonistas em filmes independentes e de estúdio.
Hoffman também é bem ativo nos palcos. Na Broadway, ele recebeu duas indicações ao Tony, como Melhor Ator (Peça) em 2000 no remake de “True West” de Sam Shepard e como Melhor Ator (Papel Principal – Peça) em 2003 pelo remake de “Long Day’s Journey into Night” de Eugene O’Neill. Ele é o co-diretor artístico da Companhia de Teatro LAByrinth em Nova York, para a qual ele dirigiu “Our Lady of 121st Street” por Stephen Adly Guirgis. Ele também dirigiu “In Arabia, We’d All Be Kings” e “Jesus Hopped the A Train” por Guirgis para a LAByrinth, e “The Glory of Living” por Rebecca Gilman na Companhia Manhattan Class.
Hoffman consolidou sua reputação como um dos melhores atores com menos de 40 anos com seu papel-título em Capote (2005), pelo qual ele recebeu o prêmio de Melhor Ator dos críticos de cinema de Los Angeles. Em 2006, ele recebeu um Oscar de Melhor Ator pelo mesmo papel. Sua estreia como diretor de cinema foi em “Vejo Você no Próximo Verão”, filme que ele também estrela.
[separador]
Trabalhos mais importantes
Philip começou a carreira de ator no começo da década de 1990 com projetos pequenos e pouco conceituados, onde interpretou, em sua maioria, personagens coadjuvantes.
Em 1996, trabalha em Jogada de Risco, primeiro filme de Paul Thomas Anderson, diretor e roteirista com quem viria a trabalhar outras vezes. No ano seguinte, volta a trabalhar com ele no filme Boogie Nights – Prazer Sem Limites e, dois anos depois, em Magnólia. Paralelamente, aparece em O Grande Lebowski, Felicidade, Patch Adams – O Amor É Contagioso, Ninguém é Perfeito e O Talentoso Ripley. Em 2002, protagoniza seu primeiro filme: Com Amor, Liza. No mesmo ano, volta a trabalhar novamente com Paul Thomas Anderson em Embriagado de Amor.
Já em 2005, finalmente, tem reconhecimento mundial pela sua participação principal no filme Capote, que posteriormente fez com que ganhasse seu único Oscar. Em seguida, trabalha no blockbuster Missão Impossível 3, A Família Savage, Sinédoque, Nova York e no último filme de Sidney Lumet, Antes Que O Diabo Saiba Que Você Está Morto. E também em Jogos do Poder, que lhe rende uma segunda nomeação ao Oscar por Melhor Ator Coadjuvante.
No ano de 2008, foi indicado novamente ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante pelo filme Dúvida. Na animação em stop-motion Mary e Max: Uma Amizade Diferente, deu a voz ao protagonista Max. E em 2010 dirigiu seu único filme até o momento: Vejo Você No Próximo Verão, onde também é o protagonista.
Recentemente, pôde ser visto em Tudo Pelo Poder e O Homem que Mudou O Jogo, ambos nomeados ao Oscar deste ano. Neste ano, irá aparecer no novo filme de Paul Thomas Anderson, The Master; além disso, está no drama A Late Quartet, com ambos os filmes sem data de estreia no Brasil.
[separador]
Fotos
[separador]
Comentários
Uma resposta para “Passe de Identificação: Philip Seymour Hoffman”
Adorei a entrevista do Philip, parece ser um cara divertido. Espero que seja um ótimo Plutarch!