A sexta edição do Passe de Identificação é sobre o cantor e ator Lenny Kravitz. Sua carreira como ator é bem pequena, o que fez com que a nossa equipe abordasse, principalmente, a sua longa e aclamada carreira no mundo da música, que começou em 1989. Confira as edições anteriores do Passe de Identificação aqui.
[separador]
Biografia
Lenny nasceu em Nova York e é filho de Roxie Roker, uma atriz nascida nas Bahamas e conhecida pela série The Jeffersons, e de Sy Kravitz, russo-judeu, um executivo de televisão. Durante sua infância, estudou na escola P.S. 6 de ensino fundamental e passava a maior parte dos seus finais de semana na casa de sua avó, Bessie, perto do Brooklyn. Ele sempre se interessou por música. Quando tinha 3 anos, começou a bater em panelas e potes na cozinha e logo aprendeu a tocar bateria e depois guitarra. Aos 5 anos, decidiu que queria ser músico.
Quando Lenny tinha 17 anos, viu um show do grupo Jackson 5, e este se tornou seu grupo favorito. Ele cresceu cercado de música, e seus pais sempre o apoiaram na decisão dele ser músico. Em 1974, ele e sua família se mudaram para Los Angeles, pois sua mãe tinha conseguido um papel na série The Jeffersons. Lá ele estudou na Beverly Hills High School, onde o integrante da banda Guns N’ Roses, Saul Hudson, ou, como é mais conhecido, Slash, foi seu colega de classe.
Foi em Los Angeles que Lenny conheceu o rock n’ roll, ouvindo várias bandas, como Kiss e Aerosmith. Ele diz que se atraiu logo pela forma de vida dos cantores de rock, pelas garotas e por aquele estilo bacana. Em 1978, ele aprendeu a tocar baixo e piano e entrou para o programa de música da sua escola, além de ter feito alguns comerciais nesse meio tempo.
Aos 15 anos brigou com seus pais, que estavam preocupados por ele não dar mais importância à escola, então ele saiu de casa e morou por um tempo nas ruas, às vezes dormindo nos carros dos amigos, até que a cantora Teena Marie o acolheu. E até hoje ele a agradece, pois diz que se não fosse por ela, nunca teria chegado aonde chegou.
Quando se formou no ensino médio, convenceu seu pai de, ao invés de gastar o dinheiro pagando uma faculdade, gastar em uma gravação. Ele logo fez muito sucesso na música, já tendo participado da turnê da banda U2 e ganhado vários prêmios de música, incluindo o Grammy de “Melhor Performance Rock – Vocal Masculino” por quatro anos consecutivos de 1999 a 2002.
Lenny foi casado com a atriz de The Cosby Show, Lisa Bonet, de quem se divorciou em 1991. Ele e Lisa têm uma filha, chamada Zöe, que nasceu em dezembro de 1988. Ela é atriz e já participou de filmes como Sem Reservas e X-Men: Primeira Classe, junto com a atriz Jennifer Lawrence (Katniss).
[separador]
Trabalhos mais importantes
Ao trocar o ensino superior pela carreira musical, estava óbvio que Lenny queria ser músico e ninguém impediria isso. No começo de sua carreira ele usava o nome artístico Romeo Blue.
Durante três anos ele não conseguiu contrato com uma gravadora e ouvia repetidamente de amigos e produtores que a sua música não era “Black” o suficiente para fazer sucesso. Porém, em 1989, Let Love Rule foi gravado pelo produtor Henry Hirsch. O álbum, contudo, não fez grande sucesso.
Nessa época, Lenny se separa de sua mulher, Lisa Bonet. A separação fez com que as faixas de seu próximo álbum, Mama Said, falassem da separação. O álbum, lançado em 1991, fez sucesso nos Estados Unidos e no resto do mundo. O single It Ain’t Over Til It’s Over chegou ao 2º lugar das paradas americanas e conseguiu um disco de platina.
O terceiro álbum do cantor é de 1993 e é intitulado Are You Gonna Go My Way?, que lhe rendeu o prêmio de Melhor Cantor de Rock do MTV Video Awards. Em 1995 ele lança Circus, quarto CD de sua carreira.
A partir de Circus, Lenny Kravitz passa três anos aprimorando seus conhecimentos musicais para lançar 5, o seu quinto álbum. Todos os instrumentos das músicas são tocados pelo próprio cantor, além de serem usadas garrafas em algumas faixas. O hit Fly Away rendeu dois Grammy ao cantor. Fly Away foi também usada em um comercial de automóvel.
A partir daí, a carreira de Lenny deslancha com DVDs de shows, turnês mundiais (que passaram pelo Brasil), uma parceria com Michael Jackson, um CD de hits e rumores para interpretar Jimi Hendrix no cinema. Porém, só mais tarde Lenny apareceria em um filme.
A primeira participação do cantor em algum filme foi no vencedor de dois Oscar Preciosa, de 2009, onde interpretou um enfermeiro num pequeno papel. O seu segundo trabalho é em Jogos Vorazes, como o estilista de Katniss. Para este ano, ele ainda tem um terceiro filme a ser lançado: The Blind Bastard Club, sem data de lançamento.
[separador]
Fotos
[separador]