Hoje o diretor da primeira adaptação cinematográfica da série Jogos Vorazes completa 55 anos! Gary Ross nasceu em 3 de novembro de 1956 em Los Angeles, na Califórnia. É diretor, roteirista e produtor de conhecidos filmes, como A Vida Em Preto E Branco e Quero Ser Grande e já foi indicado 4 vezes ao Oscar.
Seu primeiro grande trabalho é Quero Ser Grande, de 1988. Ross foi co-produtor e participou da roteirização junto com Anne Spielberg. Por este filme, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro.
Fez também o roteiro de Um Peixe Fora D’Água, Dave – Presidente Por Um Dia, Lassie e O Corajoso Ratinho Despereaux, além de outros filmes que roteirizou e dirigiu simultaneamente.
A Vida Em Preto E Branco e Seabiscuit – Alma de Herói são os filmes mais conhecidos de Gary Ross. Ele dirigiu e fez o roteiro de ambos. Seabiscuit foi indicado duas vezes ao Oscar de Melhor Roteiro e Melhor Filme, as mais importantes categorias da premiação.
O cineasta foi escolhido para ser o diretor de Jogos Vorazes no final de 2010. Durante a primeira vez que se encontrou a Lionsgate, ele levou vídeos de amigos de seus filhos em que falavam sobre o quanto os livros eram importantes para eles e o que mais amavam em Katniss. Isso automaticamente mostrou o quanto o que os fãs pensavam era importante para o diretor. No final da notícia, você pode ler um artigo do LA Times em que Nina Jacobson, produtora do filme, fala sobre a escolha dele.
Desde a escolha de Ross para a direção de Jogos Vorazes, apenas um outro projeto seu foi anunciado: The Free State of Jones, onde ele, novamente, dirige e roteiriza. Não há uma data de estreia nem elenco definidos.
A equipe do D13 deseja um ótimo aniversário para o diretor e que a sorte esteja sempre ao seu favor!
Como o diretor Gary Ross conseguiu o show
Quando competindo por um projeto de filme cobiçado, diretores tiram todas suas armas – eles rascunham artes conceituais, cortam trailers falsos e entregam fortes defesas verbais para os executivos do estúdio. Mas foi uma estratégia especialmente não ortodoxa que ajudou Gary Ross a conquistar a atribuição de dirigir a adaptação da Lionsgate para “Jogos Vorazes.”
Ross não foi uma escolha óbvia para dirigir a fantasia distópica, o primeira de uma série de livros bes-sellings sobre uma garota de dezesseis anos forçada a competir até a morte em um cruel jogo de arena. Seus filmes anteriores como diretor são o drama sobre corridas de cavalo de 2003, “Seabiscuit – Alma de Herói” e a astuta comédia de 1998, “ A Vida em Preto e Branco.” Mas quando Ross encontrou a Lionsgate pela primeira vez, ele trouxe um pedaço de vídeo persuasivo – entrevistas que ele gravou de amigos dos seus filhos explicando porque os livros importavam para eles, e o que eles amavam sobre a heroína da série, Katniss Everdeen.
“O que foi incrível foi o quanto de discernimento essas crianças tinham sobre esse livro e sobre Katniss como uma personagem,” diz a produtora Nina Jacobson. “Ficou tão claro que Gary estava interessado no que os fãs se importavam.”
Ross trouxe outra virtude única à corrida, que em um ponto também incluiu os diretores de “Foi Apenas um Sonho”, Sam Mendes e de “A Saga Crepúsculo: Eclipse”, David Slade. “Em termos de entendimento da Katniss, ele tem dois filhos gêmeos adolescentes, que são menino e menina,” diz Jacobson. “Eu senti que ele entendia a dualidade da personagem. Ela não é uma heroína tradicional naquele frequente: heroínas estão interessadas em amor por primeiro e principal e nas outras coisas por segundo. Essa é a última de suas preocupações. E ainda assim, ela é uma menina. Ela não é um menino em um vestido. Ele parecia entender seu impulso para auto-preservação e preservação da sua família.”
A autora da série, Suzanne Collins, também ajudou na seleção de Ross, de acordo com Jacobson. “Embora Suzanne não tenha aprovação contratual, nós trabalhamos próximas nisso e era bem importante para mim que ela fosse parte de cada grande decisão. Ela ficou animada com a ideia de Gary dirigir, porque ele é fundamentalmente um contador de histórias focado no personagem.”
Ross, quem também está escrevendo o roteiro de “Jogos Vorazes”, vai começar a escolher o elenco pelo papel de Katniss no ano novo, e está agendado para começar a produção na primavera.