Verdadeiro ou Falso: a origem do nome Cornucópia

A série Jogos Vorazes possui muitos nomes incomuns, como avox, que, em latim, significa “sem voz”. E quanto ao nome Cornucópia? Será que ele tem algum significado?

A origem do nome Cornucópia

Apesar de poucos saberem, o nome Cornucópia, escolhido para representar o chifre grande e dourado onde ficam os suprimentos no início dos Jogos Vorazes, não foi escolhido por acaso.

Suzanne, enquanto escrevia o primeiro livro da trilogia, procurava incessantemente por uma designação ideal para o lugar em que se iniciariam e terminariam os Jogos na história contada. A autora acreditava que o nome deveria conter um significado místico pela importância do local para todo o contexto existente na edição do confronto.

Uma noite, quando Suzanne estava quase finalizando o livro, ela lembrou-se de um documentário antigo que assistiu sobre mitologia romana há algum tempo. No documentário era citada a deusa da Fortuna e da Sorte, conhecida por alimentar a esperança de todos os homens. A deusa aparecia nas pinturas portando o seu maior símbolo: a Cornucópia. O nome originário do latim significa chifre da abundância e está relacionado à fartura de bens e necessidades do homem. Motivada pela grandeza de significados ocultos que o chifre teria, Suzanne resolveu então usar a palavra para denotar o ponto onde Katniss teria esperança de sobrevivência em dois dos momentos mais importantes da história: quando ela precisaria suprir suas necessidades humanas no início e quando ela sobe no chifre pra se proteger das bestas e esperar pelo fim dos Jogos.

Verdadeiro ou Falso?
Falso. Embora a palavra Cornucópia tenha realmente este significado, Suzanne Collins nunca afirmou que sua inspiração adveio de um documentário sobre a mitologia romana e que ela buscava na época uma palavra para representar os dois grandes episódios do início e do fim dos Jogos.


Publicado

em

por