Para o primeiro TOP13 do ano, nós do D13 resolvemos pensar em alguns lugares que os Idealizadores dos Jogos Vorazes poderiam escolher como arenas para futuras edições dos Jogos. Cada um deles apresenta várias dificuldades que os transformam em arenas eletrizantes tanto para o público como para os tributos. Esperamos que vocês gostem das escolhas e não se esqueçam de comentar o que acharam!
13. Desértica
Bem, talvez a maior dificuldade para quem estivesse nesta arena seria encontrar água e, como pudermos ver no livro Jogos Vorazes, ficar sem ela é algo bastante complicado. A falta deste elemento tão valioso se dá pelo fato de em desertos o índice de chuva ser muito baixo. Além da possível desidratação, outras dificuldades que os tributos podem encontrar em uma arena desértica são a insolação, pela exposição ao sol sem nada para protegê-los; as tempestades de areia, nocivas para o sistema respiratório, além dos olhos; e a amplitude térmica do lugar, uma vez que em regiões como essas as temperaturas variam muito entre o dia, muito quente, e a noite, muito fria. Claro, em meio a todos esses problemas, os tributos ainda teriam de encontrar um local para conseguirem se esconder dos demais. É válido lembrar que uma arena em forma de deserto poderia ser formada tanto de areia, a forma mais comum, ou, acreditem, em gelo!
12. Floresta conífera ou Taiga
Os tributos que estivessem dentro da arena da floresta conífera, ou taiga, poderiam ter dificuldades com a quantidade de luz presente ali, por conta dos pinheiros que formam uma densa cobertura. Isso acabaria por tornar a tarefa de locomoção e fuga um tanto complicada. Outro possível problema para os participantes seria a temperatura do ambiente, especialmente se os Idealizadores deixassem o local no inverno, em que a temperatura pode chegar até -54ºC, sem contar a presença de neve. Além disso, nessas mesmas condições, a presença de luz, que já não é muito grande, diminui ainda mais, pois os dias são mais curtos. Para acompanhar os tributos nesta arena, estariam animais como veados, coelhos, esquilos, renas, ursos, lobos, raposas, entre outros.
11. Pampas
Uma arena nos pampas seria um grande desafio para os tributos ali presentes. Por ser um terreno plano e com vegetação baixa, essa edição dos Jogos Vorazes talvez não durassem tanto quanto as outras, mas estaria repleta de sangue e lutas que fariam com que a Capital pulasse de alegria e ajudasse seus tributos favoritos com patrocínios. O território dos pampas poderia possuir alguma nascente de água e suas árvores poderiam dar frutos (venenosos ou não). Para um grand finale, os Idealizadores poderiam atear fogo a alguma parte do terreno para fazer com que os tributos se aproximassem ou, até mesmo, poderiam ser enviadas bestantes.
10. Ruínas de cidades
A arena feita de ruínas de cidades traria uma série de surpresas para os participantes, ainda mais se tratando de um local programado por Idealizadores da Capital. É claro que o local em si já representaria um perigo, uma vez que andar entre restos de construções não é nada fácil, sem contar o constante perigo de desabamento do que ainda se mantém em pé. Agora, imaginem se nesses locais outros tipos de perigos fossem adicionados, como animais modificados, fogo que aparece do nada, entre outros. Um dos lados positivos da arena é que os tributos poderiam encontrar com mais facilidade locais para se esconderem o que poderia fazer com que a duração dos Jogos fosse maior. Armas também não seriam difíceis ali, uma vez que mesmo que o (a) participante não tenha conseguido uma na Cornucópia, ele ou ela poderia criar uma por conta da grande quantidade de materiais disponível.
09. Subterrânea
Para esta arena, poderíamos imaginar o encontro entre as duas séries de Suzanne Collins. Não entendeu muito bem? É simples: imaginem que os gamemakers tirem sua inspiração dos livros da série As Crônicas do Subterrâneo. Evitando soltar spoilers para aqueles que ainda não leram os livros, os tributos encontrariam um local muito escuro, em que lanternas ou outro tipo de luz seriam itens preciosos para sua locomoção e escape, ainda que também pudesse atrair muita atenção de seus oponentes. Outra coisa certa é que haveria muitos túneis que certamente acabariam se tornando um grande labirinto cheio de surpresas para os participantes. Não podemos esquecer, é claro, da presença de diferentes animais como baratas e morcegos, que poderiam ser importantes aliados, ou ratos e aranhas, que seriam seus principais inimigos.
08. Arquipélago
Nesta situação, em que o território é dividido em diversas ilhotas, os tributos do Distrito 4 teriam uma clara vantagem sobre o restante. Os tributos teriam que se locomover de uma ilha para a outra para que pudessem pegar suprimentos, armas e, claro, eliminar os outros concorrentes do jogo. A arena de arquipélago faria com que os tributos lutassem por água, já que beber a água do mar traz sérias consequências. A arena seria muito similar à da 75ª edição dos Jogos Vorazes, mas em proporções mais grandiosas em termos de território. O banho de sangue poderá também ser um banho de mar, o que pode fazer com que seja uma edição mais monótona dos Jogos, se mal coordenada pelos Idealizadores.
07. Mangue
Para esta arena, água talvez não fosse um problema para os tributos participantes, uma vez que o mangue (ou manguezal que, na verdade, é o nome correto do ecossistema) é formado com o encontro de águas de rios com a do mar, ou apenas as águas deste último, por estar exposto à linha da costa. A locomoção dentro desta arena poderia ser um pouco difícil, uma vez que o solo neste lugar costuma ser úmido e lodoso, sem contar muitas raízes na superfície. Outra dificuldade que os participantes poderiam ter ali seria o odor característico da área, que apresenta grande quantidade de matéria orgânica em decomposição. Claro, nem sempre é possível percebê-lo, mas certamente os Idealizadores dos Jogos iriam querer complicar a vida dos tributos. A alimentação dentro dessa arena também não seria tão complicada, especialmente pela presença de moluscos, crustáceos, peixes, mamíferos e aves.
06. Cerrado
O cerrado seria uma arena um tanto difícil se a competição acontecesse durante um período de seca. A umidade do ar atinge níveis muito baixos, dificultando a respiração e a realização de atividades físicas, portanto os tributos dificilmente correriam muito, o que poderia gerar grandes banhos de sangue. Outro problema seriam os incêndios espontâneos, causados pelo calor e a baixa umidade.
05. Montanhas
Uma arena com terreno montanhoso seria especialmente cansativa para os tributos. Neste modelo, os participantes teriam que escalar montanhas e descer para que pudessem ter acesso às armas e suprimentos. Além disso, os gamemakers poderiam colocar um rio passando por todas as montanhas, o que faria com que os tributos descessem para que bebessem água e, assim, encontrassem os concorrentes. Para dificultar um pouco mais, a Cornucópia poderia ser no ponto mais alto da arena, o que poderia fazer com que os tributos tivessem dificuldade em respirar por conta do ar rarefeito.
04. Submersa
Com a criatividade dos realizadores dos Jogos, pode-se esperar de tudo em uma arena submersa. Ela poderia ser em um rio ou no mar ou mesmo uma constante variação dos dois, o que faria diferença para os participantes, principalmente para conseguirem se adaptar ao ambiente em que foram colocados. Basta imaginar que, no mar, um dos principais perigos seriam as diferentes espécies de tubarão, enquanto em um rio poderia ser um jacaré ou mesmo cardumes de piranhas. Além da adaptação ao ambiente, os tributos teriam de aprender a comer debaixo d’água (esperamos que os Idealizadores pensem nisso e façam algumas áreas onde é possível ficar um pouco seco!), sem contar a questão de respirar. Bem, esta poderia apresentar um grande desafio, especialmente na maneira como os Idealizadores pensaram ela. Eles forneceriam os equipamentos necessários para os tributos? Se sim, eles dariam em quantidade suficiente? Se não, a Cornucópia seria a responsável por fornecê-los, tornando o início dos jogos mais emocionantes? Sem dúvida, seria uma edição dos jogos cheia de surpresas!
03. Intergaláctica
Uma arena na galáxia seria uma interessante forma de testar os tributos e o engenho dos Idealizadores dos Jogos Vorazes. Primeiramente, seria preciso algum terreno para que os tributos possam se locomover, mesmo com a gravidade alterada – o que poderia transformar esta edição num teste de força maior que as outras arenas. Além disso, a alimentação dos tributos seria diferente e mais desesperadora. E, quando transmitida na TV, a respectiva edição não possuirá som. Assim, os responsáveis pelos Jogos e pela transmissão terão que incluir alguma trilha sonora dramática ou agressiva para que a Capital vibre como nunca com esta edição.
02. Supermercado
Um supermercado como arena seria algo totalmente inesperado – e um tanto bizarro, é verdade. Comida, talvez, não fosse problema para os tributos, contudo, os realizadores dos Jogos muito provavelmente iriam encontrar diferentes meios de tornar a tarefa mais complicada do que parecia à primeira vista. Algumas provas, por exemplo, poderiam acontecer para que os participantes pudessem estar sempre em contato um com o outro e, assim, lutar por sua alimentação, o que tornariam as coisas mais emocionantes, da maneira como os moradores da Capital tanto gostam. Para possíveis esconderijos, os tributos provavelmente tenham de usar a criatividade ou locais onde se sentissem mais confortáveis e familiarizados. Por exemplo, se a edição de número 74 dos Jogos tivesse acontecido em um supermercado, possivelmente Peeta teria escolhido a padaria do local para permanecer boa parte do tempo.
01. Pré-estreia
Esta é a arena mais imprevisível de todas, em que fica difícil de saber o que exatamente iria acontecer e quem poderia ser o vencedor. Contudo, alguns fatos são certos, como o banho de sangue quando os funcionários do cinema abrem as portas e todos saem correndo para entrar nas salas. Tudo fica ainda pior se o local não tem lugares marcados, o que torna todos os tributos ainda mais violentos para chegar à Cornucópia e conseguir as melhores armas, isto é, assentos. Outras questões que tornam esses jogos imprevisíveis são as reações dos participantes durante o decorrer dos Jogos, o que pode alterar o humor de todos e criar lutas impressionantes, como quando existe aquele tributo muito chato sentado ao seu lado que não para de comentar o filme todo ou, pior, não faz ideia do que está fazendo ali e não para de perguntar o que vai acontecer em seguida. É claro que, mesmo tendo muitos problemas e dificuldades, a arena pré-estreia também pode ser um bom local para fazer amizades e encontrar pessoas que compartilham do mesmo gosto que você e, se tiverem a sorte de conseguirem sobreviver juntos aos Jogos, manterem amizades para sempre!
Comentários
3 respostas para “TOP13: Possíveis arenas para os Jogos Vorazes”
Nao entendi direito a da pré-estréia O_o
também não entendi o sentido da arena “Pré-Estréia” :/ alguém explica?
Priscila, a arena pré-estreia é uma brincadeira com a forma como os fãs de Jogos Vorazes são chamados: tributos, assim como os participantes dos Jogos. Então se uma arena com 24 tributos já é um pesadelo, imagina centenas deles juntos em uma sala de cinema com apenas uma saída? 😉