TOP 13: Tributos Olímpicos

A Olimpíada de Londres pode ter acabado ontem, mas o D13 continua no clima olímpico – até porque ainda serão realizados os Jogos Paraolímpicos. Por isso, preparamos para vocês o TOP 13: Tributos Olímpicos. Neste, tentamos escolher quais esportes combinam com alguns dos principais personagens da trilogia.

Esperamos que vocês gostem! Não deixem de comentar o que acharam!

13- Katniss, a rainha do tiro com arco

É bem clara a escolha deste esporte para a protagonista da série. O arco é o principal companheiro de Katniss Everdeen ao longo da história, ajudando-a em vários momentos, seja na arena, ao acabar com os suprimentos dos carreiristas, ou fora dela, ajudando-a a capturar alimento para sua família. Dotada de uma ótima pontaria, provavelmente Katniss consegueria a medalha de ouro no esporte!

O tiro com arco nas Olimpíadas: o esporte foi introduzido nas olimpíadas em 1900, permanecendo até 1920, quando ele foi retirado da disputa, por conta de divergências entre as regras aplicadas em diferentes países. Ele voltou aos Jogos Olímpicos em 1972, quando as regras da Federação Internacional de Tiro com Arco (FITA) foram adotadas por grande parte dos países.

12- Peeta e sua força

Quem não se lembra do impressionante arremesso de Peeta Mellark durante o treinamento para o primeiro Jogos Vorazes em que ele e Katniss participam? Pois bem, o desempenho do personagem deixa claro que ele se daria muito bem se participasse das provas de arremesso de peso nos Jogos Olímpicos. Se não uma medalha de ouro, pelo menos a prata estaria garantida para ele!

O arremesso de peso nas Olimpíadas: a modalidade se encontra presente nas Olimpíadas desde a sua primeira edição da era moderna, em Atenas 1896. Diferente de outras modalidades, que são denominadas de lançamento, esta é oficialmente chamada de arremesso porque o peso é empurrado, enquanto nas demais ele é projetado.

11- Na piscina com Finnick

O Distrito 4, onde Finnick Odair vive, tem a pesca como principal atividade industrial, o que  proporcionou ao personagem a oportunidade de aprender a nadar. Mas, como com Finnick nada é superficial, ele acabou se tornando um nadador excepcional, como vemos durante o Terceiro Massacre Quaternário, no segundo livro. Portanto, certamente teríamos uma medalhista nas águas também!

Os 50 metros livres nas Olimpíadas: é a prova mais rápida da natação e foi introduzida em 1904, nos Jogos Olímpicos de St. Louis, primeiramente apenas para os homens. Contudo, depois desta edição, ela ficou de fora das olimpíadas até 1988, nos jogos de Seul, ano em que voltou a ser modalidade oficial. Neste mesmo ano, as mulheres também passaram a competir na mesma prova. Normalmente, o estilo mais utilizado pelos atletas é o crawl, que é o mais rápido.

10- A luta greco-romana do Cato

Cato treinou desde criança para participar dos Jogos na sua melhor forma. O Carreirista do Distrito 2 impressiona por seu tamanho, força e brutalidade, mostrando ser capaz de finalizar um tributo usando apenas as mãos. Sua condição física e disposição para lutar fariam dele um excelente atleta nessa modalidade.

A luta Greco-romana nas Olimpíadas: está presente nos Jogos Olímpicos desde a sua primeira edição moderna. A principal diferença entre esta luta e a luta livre, outra modalidade também presente nas Olimpíadas, é que ela proíbe que se segure abaixo da cintura. Além disso, ela é mais tradicional.

09- A ginástica da Rue

Rue é pequena, ágil, salta magnificamente bem de árvore em árvore e sem erros. Ou seja, uma ginasta nata, que fora do mundo de Panem faria muito sucesso no esporte. Ela, inclusive, já tem paixão pela música, pelo ritmo que definiria seus passos coreografados nas apresentações. Então, em épocas normais, tranquilamente, teríamos uma grande ginasta aqui.

A ginástica artística (também conhecida como olímpica) nas Olimpíadas: passou a ser um esporte olímpico em 1896, sendo praticado apenas por homens. Somente em 1928 que as mulheres, também, passaram a competir. Atualmente, apesar de o esporte ter se iniciado como masculino, são as mulheres que costumam ser mais ativas em sua prática.

08- Os dardos do Marvel

Marvel ficou especialmente conhecido por seu desfecho nos 74º Jogos Vorazes, quando, com uma mira certeira, acaba com a vida de uma de nossas competidoras preferidas, voltando a nos mostrar a realidade dos Jogos. Nessa modalidade, ele não precisaria mirar tanto, e sim combinar direção e força para alcançar a maior distância. Enfim, ele é nossa aposta nos dardos!

O lançamento de dardos nas Olimpíadas: apareceu nas edições modernas dos Jogos Olímpicos em 1908, na primeira vez em que Londres foi a sede dos jogos. Até 1932, era disputado apenas pelos homens. Naquele ano, nos jogos de Los Angeles, as mulheres puderam começar a competir.

07- As barreiras da Cara de Raposa

Ao atravessar os explosivos que cercavam a comida dos carreiristas, Cara de Raposa nos demonstra toda sua agilidade, certificando-nos de qual é sua modalidade olímpica: 100m com barreiras. Ela é rápida e percebe movimentos como ninguém, capaz de saber exatamente como se movimentar e correr suficientemente rápido para passar os demais competidores em uma prova de atletismo. Então, teríamos mais uma medalhista vinda de Panem.

O 100m com barreira nas Olimpíadas: a prova é uma das modalidades do atletismo e foi introduzida nas olimpíadas em 1972, em Munique. O 100m com barreira é realizado apenas pelas mulheres.

06- Clove e o judô

Clove pode não ser grande, mas é bastante perigosa com facas e no combate corpo-a-corpo. Quem não se lembra dela imobilizando Katniss? A capacidade de derrubar e imobilizar o adversário é muito importante no judô, o que nos leva a crer que Clove teria grandes chances de ser medalhista na categoria extra-leve.

O judô nas Olimpíadas: apareceu pela primeira vez nos Jogos Olímpicos em 1964, quando eles foram realizados em Tóquio. Vem sendo disputado até os dias de hoje e só ficou de fora da edição de 1968, realizada na Cidade do México. O esporte é disputado por categorias de acordo com o peso.

05- A precisão do Snow

Golfe é considerado por muitos um esporte de elite e envolve precisão e estratégia. Nele, o jogador precisa acertar o buraco com o menor número de tacadas. O presidente de Panem já faz isso de maneiras diferentes, como por exemplo na organização do Massacre Quaternário, em que tenta resolver alguns problemas com um só golpe.

O golfe nas Olimpíadas: o esporte tem vida curta nos Jogos Olímpicos. Até hoje, ele participou apenas das edições de 1900 e 1904. Contudo, para as Olimpíadas do Rio e as de 2020 ele já está garantido, uma vez que, em uma votação ocorrida em 2009, foi aprovada a sua reinclusão. Sua continuação nos jogos, no entanto, não está garantida, pois outra votação, em 2017, decidirá se ele permanecerá ou não nas olimpíadas.

04- Thresh, o pentatleta

Thresh intimida por seu tamanho, mas, mesmo assim, não se junta aos Carreiristas. Ele é um dos favoritos nas apostas, com a própria Katniss acreditando mais nele do que em qualquer outro tributo. Ele é o único que consegue melhorar sua forma física dentro da arena e se mostra capaz de correr, lutar e sobreviver por um bom tempo. E apesar de nunca termos visto suas habilidades na natação ou hipismo, é certo que ele faria o seu melhor, sendo um dos tributos mais completos da competição.

O pentatlo moderno nas Olimpíadas: a versão moderna do esporte foi criada pelo Barão Pierre de Coubertin, inspirado nos soldados de cavalaria do século XIX e inclui provas de hipismo, esgrima, corrida, natação e tiro esportivo. Sua estreia nas Olimpíadas foi em Estocolmo, 1912 e atualmente corre risco de ser removido dos jogos devido à sua baixa popularidade.

03- O boxe e Enobaria

Enobaria venceu a 62ª edição dos Jogos Vorazes e ficou conhecida pela maneira que matou um tributo: com os dentes. Apesar de não ser um movimento permitido no esporte, Mike Tyson ficou conhecido pela mordida na orelha do pugilista Evander Holyfield durante uma luta. Enobaria poderia se inspirar nele, ainda que isso lhe custasse a medalha.

O boxe nas Olimpíadas: apesar de certa tradição nos jogos da antiguidade, ele demorou três olímpiadas da era moderna para voltar a ser disputado. Sua volta aconteceu nos Jogos Olímpicos 1904, em St. Louis. Desde então, ele fez parte de todas as olimpíadas, com a exceção do evento em 1912, realizado em Estocolmo, uma vez que a lei da Suécia proibia a prática do esporte no país.

02- O sincronismo de Beetee e Wiress

Beetee e Wiress podem não estar em suas melhores condições físicas, mas trabalham muito bem juntos e se entendem como ninguém. Uma opção pra eles seria o badminton, que requer sincronia e trabalho em equipe, além de ser um dos poucos esportes que permitem duplas mistas.

O badminton nas Olimpíadas: a primeira aparição do esporte em uma olimpíada foi em 1974 nos jogos de Munique, mas a ocasião era apenas de demonstração. O Comitê Olímpico promoveu o badminton nos Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, quando passou a valer medalhas. Na edição seguinte, em Atlanta, foi incluída a categoria de duplas mistas.

01- Esporte estilo Haymitch

Qual a principal atividade de Haymitch durante a série? Algo que ele faz diariamente, que incentiva a continuação da sua vida e lhe proporciona todas as características que o tornam um dos personagens mais amados na série? Beber, exatamente! Portanto, ele merece um esporte que desenvolva esta sua capacidade. Embora já conhecido, ainda não foi classificado como um esporte olímpico, mas comecemos uma campanha: levantamento de copo nas próximas Olimpíadas!


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

3 respostas para “TOP 13: Tributos Olímpicos”

  1. Avatar de Anne
    Anne

    conheço muita gente que ia ganhar no levantamento de copo, hein.
    Adorei Ju!

  2. Avatar de Marcelo Mendes
    Marcelo Mendes

    Muitoo bom!

  3. Avatar de Camila
    Camila

    Levantamento de copo pro Haymitch… euri