No ultimo domingo, foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Aproveitando a data que passou, o D13 aproveita o TOP13 do mês para fazer uma pequena homenagem a elas, falando sobre as principais influências femininas em Jogos Vorazes.
Nos livros e filmes, encontramos mulheres fortes, engraçadas, lutadoras ou com importantes papeis. Cada vez mais, elas têm influenciado meninas, jovens e mulheres a verem seu próprio mundo de maneira diferente. Ainda que elas não sejam maioria no grande mundo do entretenimento, esperamos que elas possam ser o começo para um novo tipo de revolução.
Dedicamos este TOP 13 a todas as mulheres que acompanham nosso site!
13. Judianna Makovsky e Trish Summerville
As figurinistas Judianna Makovsky (Jogos Vorazes) e Trish Summerville (Em Chamas) foram responsáveis por encabeçar as roupas mais complexas dos quatro filmes da série Jogos Vorazes. No caso de Makovsky, ela teve de criar, com um orçamento bem limitado, uma identidade para cada personagem a partir dos livros. Já Trish Summerville recriou as roupas de Jogos Vorazes de maneira espetacular, agradando a todos os fãs e recebendo elogios da imprensa especializada. A experiência cinematográfica de Jogos Vorazes seria completamente diferente se não fosse por elas!
12. Primrose Everdeen
Prim, a princípio, era apenas a frágil irmã da protagonista, por quem esta fez um enorme sacrifício. A personagem, ainda que abalada, não permaneceu em silêncio chorando pelos maus de sua família. A menina logo se mostrou tão forte como Katniss, de maneira diferente é claro, usando seu conhecimento para ajudar as pessoas que estavam ao seu redor, diante de uma situação fora do comum.
11. Ve Neill
Ve Neill é a maquiadora dos quatro filmes da série, responsável por criar looks memoráveis. Talvez, sua maquiagem mais memorável será a de Tigris, a cidadã da Capital com feições felinas. No entanto, até agora, Ve Neill provou sua habilidade com as maquiagens em Katniss Everdeen (reproduzindo perfeitamente a menina indefesa ou letal descrita nos livros) e Johanna Mason, por exemplo.
10. Johanna Mason e Jena Malone
Johanna Mason é por si só uma personagem muito forte e impactante com uma história trágica misturada à determinação de mudar sua situação. Ela passa por momentos muito difíceis durante toda a história, participando de duas edições dos Jogos, sendo torturada e ainda assim, encontra forças para lutar contra o regime de Snow. E para dar vida a essa mulher tão importante, Jena Malone foi escolhida a dedo. Sua audição intimidou o diretor Francis Lawrence que logo percebeu que a atriz havia entendido sua personagem melhor do que ninguém, e como ela soube se fundir muito bem a Johanna, ficou difícil até para nós do D13 falar delas individualmente!
09. Rue
Rue é um símbolo do absurdo dos Jogos Vorazes. Ela é jovem e sua vida é interrompida por algo terrível, como acontece com tantas meninas ao redor do mundo, em situações diversas. Mesmo assim, ela é corajosa e forte. A pequena Rue luta para conseguir mudar aquela situação. Ela pode não ter conseguido, diretamente, mudar sua situação, mas teve um papel fundamental para que as coisas mudassem no futuro da história. Ela, talvez, nos ajude a abrir os olhos para tantas outras meninas ao redor do mundo que vivem situações horrorosas, mas estão lutando para mudar o que acontece.
08. Lorde
Com apenas 19 anos, Lorde é uma importante presença feminina para os filmes da série Jogos Vorazes. Ela deu voz para duas canções das trilhas sonora auxiliares: Everybody Wants to Rule the World, de Em Chamas, e Yellow Flicker Beat, de A Esperança: Parte 1. Esta última, inclusive, concorreu neste ano ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. E Lorde não deu apenas a voz para a trilha auxiliar de A Esperança, mas também foi a curadora desta, sendo responsável por recrutar importantes artistas para participarem do projeto. Quem sabe para o último filme teremos outra mulher comandando a parte musical?
07. Presidenta Coin
Coin é uma das mulheres mais poderosas do universo de Jogos Vorazes. Ela não apenas comanda um distrito inteiro, como também é uma das principais líderes que tenta mudar a vida de Panem. Seus métodos para conseguir o que queria nem sempre foram os melhores, Katniss que o diga, mas sua influência foi extremamente importante para que as coisas acontecessem e a revolução, de fato, se colocasse em prática. Coin é prova de que as mulheres têm força para comandar e trazer importantes mudanças para o mundo.
06. Effie Trinket e Elizabeth Banks
Effie é desde o começo uma espécie de anjo da guarda de Katniss e Peeta. Ainda que esteja alheia à real condição do resto de Panem, ela se preocupa com o bem-estar deles de sua própria maneira e com o tempo percebe que há muito mais a ser feito. Elizabeth Banks se apaixonou pela personagem assim que leu os livros e decidiu que não deixaria que ninguém a interpretasse. Ela entrou em contato com o diretor Gary Ross, responsável pelo primeiro filme, e implorou pelo papel. Tal interesse só podia render uma interpretação inesquecível, e assim, Effie e Elizabeth quase se tornaram uma pessoa só.
05. Jennifer Lawrence
24 anos, indicada a 3 Oscars e vencedora de um, Jennifer Lawrence não precisaria ser Katniss Everdeen para ser um dos grandes nomes do cinema atualmente. Mas para a nossa sorte, ela é também a protagonista de Jogos Vorazes, e suas boas atuações deram mais credibilidade aos filmes que não se tornaram “só mais uma adaptação de livro”. Suas personagens são geralmente mulheres fortes e a representação quase sempre impecável de Jennifer nos faz querer ver mais e mais papeis tão importantes nas telonas.
04. Nina Jacobson
Nina Jacobson foi uma das grandes responsáveis pela realização dos filmes de Jogos Vorazes. Depois de ser demitida da Walt Disney Company em 2006, Nina decidiu criar sua própria produtora, a Color Force, e seguiu em frente com seu trabalho de levar histórias para as telas. Foi por meio de sua nova empresa que ela abordou Suzanne Collins com a ideia de transformar os livros em filmes e conseguiu os direitos de realização por convencer a autora de sua paixão pelo material e por demonstrar que entendia a mensagem por detrás da história, garantindo que ela não fosse transmitida de maneira errada. Conseguem imaginar o que seria de Jogos Vorazes se a série tivesse caído em mãos menos interessadas e capazes do que as da produtora Nina Jacobson?
03. Katniss Everdeen
Katniss é uma garota de 16 anos que foge dos padrões que todos nós conhecemos, tornando-se um símbolo importante no mundo em que vivemos. Ela não se importa com fofocas, com sua aparência, ou com garotos (sim, eles se tornam uma parte importante da vida dela, mas nunca de maneira essencial para o enredo). A protagonista de Jogos Vorazes sabe caçar e barganhar e sua principal preocupação é a sobrevivência da família. Quando é colocada em uma situação extrema, é forçada a lutar de maneira como nunca imaginou. É também neste momento que mostra seu lado mais frágil, mas não se abate, tenta ser mais forte do que nunca. Gostando ou não de Katniss, ela é uma personagem que ajuda meninas verem um lado diferente delas mesmas, provando que nem sempre elas precisam ser as princesas que precisam de resgate, mas que podem, elas mesmas, se resgatarem das situações em que são colocadas.
02. Suzanne Collins
Filha de um militar, Suzanne Collins usou sua própria experiência como base para seus livros. Ela nos ajudou a entender um pouco sobre a guerra e suas consequências e ajudou os fãs a abrirem os olhos para a realidade atual em que a violência não chega a ser surpresa. Collins também trabalhou na adaptação da trilogia Jogos Vorazes para o cinema, uma participação muito importante na produção. Escrevendo uma heroína como Katniss, Suzanne Collins nos demonstra que a força para lutar vem de qualquer um e que uma só pessoa pode fazer a diferença.
01. Meninas do D13
O D13 é, em sua maior parte, um fã-site feito por mulheres. Desde abril de 2011, a predominância feminina na equipe do site foi sempre alta. Por isso, nossa equipe só tem a agradecer pelo trabalho de todas as garotas que, na correria do dia a dia, contribuem para o funcionamento do D13, ajudando a trazer conteúdo sobre Jogos Vorazes aos fãs de todo o Brasil. Parabéns, meninas, e que a sorte continue ao nosso favor!