TOP 13: escolas de samba em Panem

Embora Panem tenha anualmente o Desfile dos Tributos antes do início dos Jogos anuais, talvez a Capital pudesse providenciar escolas de samba para “animar” um pouco mais a nação.

No ritmo pré-Carnaval, nossa equipe preparou um TOP 13 imaginando como seriam os nomes de escolas de samba no universo de Jogos Vorazes.

Confira abaixo:

13. Imperatriz do Treze

Se aqui no Brasil nós temos a Imperatriz Leopoldinense, em Panem certamente haveria a escola Imperatriz do Treze. Homenagem à presidenta Alma Coin, a escola saberia fazer belas apresentações com poucos recursos, um destaque frente às outras escolas.

12. Mocidade Elétrica

Os jovens da Mocidade Elétrica, vindos do Distrito 5, animariam a Sapucaí com sua experiência em eletrônicos. Seus carros vêm repletos de bugigangas que fazem um show de luzes e som. A versão de Panem da nossa Mocidade Alegre faria jus ao distrito de Cara de Raposa.

11. Unidos da Vila dos Vitoriosos

Vendo as outras escolas lutando para ganhar a disputa, os vitoriosos dos Jogos Vorazes se juntariam e formariam sua própria escola: Unidos da Vila dos Vitoriosos. A escola seria conhecida pela excelência de seus sambistas. Os carros e figurinos teriam uma vantagem sobre os outros: devido a experiência dos campeões em se virar com pouco, os carros seriam funcionais sem muitos custos.

10. Rosas Brancas de Ouro

Se você achou que os idólatras de Presidente Snow não montariam uma escola de samba, enganou-se. A Rosas Brancas de Ouro faria homenagens ao ditador de Panem usando o visual clássico adotado pelo Presidente, rosas brancas perfumadas (sem cheiro de sangue!) e as cores branco e ouro para as apresentações.

09. Grande Mar

Finnick Odair pode até arrancar suspiros por toda Panem, mas é a Grande Mar que é o grande orgulho do Distrito 4. Inspirada na brasileira Grande Rio, as homenagens à água, pesca e seus campeões famosos são constantes em seus samba-enredo, sucesso na Capital.

08. Vai-Vem

A Vai-Vem é o “carro-chefe” do Distrito 6, especializado em transportação. Obviamente, seus carros são o grande destaque, pois são de fácil locomoção, não têm problema na Sapucaí e são baratos, visto que são produzidos a partir de materiais abandonados no distrito.

07. Unidos da Peruca

Se aqui no Brasil existe a Unidos da Tijuca, em Panem a Unidos da Peruca é sucesso absoluto na Capital. Adotada pelas massas como a escola favorita, a Unidos da Peruca homenageia os visuais da Capital. Embora muito popular, a escola tem dificuldades em trazer sambistas – afinal, os habitantes da Capital querem apenas assistir ao espetáculo, e não participar.

06. Império da Madeira Verde

Honrando a indústria principal do distrito e se inspirando na paulistana Império de Casa Verde, a escola do Distrito 7 seria a especialista em enredos relacionados à natureza. Provavelmente campeã com o enredo “Isso é Mogno!”, a escola traria Johanna Mason como rainha de bateria, afinal, como sabemos, ela não se incomoda de aparecer em público com pouca roupa.

05. Acadêmicos do Distrito Três

A escola formada pelos gênios do Distrito 3 teria Beetee como carnavalesco, já que suas invenções são conhecidas em toda Panem pela funcionalidade e inovação. Os carros alegóricos seriam incríveis e provavelmente não passariam pelas dificuldades que atrasam desfiles e tiram pontos de muitas escolas brasileiras.

04. D-9

A prima de Panem da X-9 Paulistana vem para completar a lista de escolas de samba. Leve, sem muito destaque, mas sempre fazendo bonito, a D-9 é feita pelos integrantes do Distrito 9, especializado na produção de sementes. Devido a isso, sua especialide é sempre os detalhes, deixando tudo sempre impecável.

03. Estação Primeira de Carreira

Se os vitoriosos se uniram para formar uma escola, nada impede que os Carreiristas também o façam. Seria uma das mais competitivas, sempre próxima do título e com uma torcida enorme, assim como a Estação Primeira de Mangueira no Rio de Janeiro.

02. Mocking-Jay da Costura

Achou que o Distrito 12 ficaria de fora? Pois os conterrâneos de Katniss, Peeta e Haymitch têm a Mocking-Jay da Costura como inspiração para a Beija-Flor de Nilópolis para a escola de samba. Nos últimos anos, a Mocking-Jay da Costura ficou entre as favoritas com o favoritismo pelos campeões dos Jogos Vorazes.

01. Snow Clemente

A Snow Clemente parece uma adoração à figura do Presidente Snow, mas não se enganem: os rebeldes escondidos na Capital fizeram sua própria escola. O samba-enredo é, na maioria das vezes, dedicado a pedir clemência a Snow. A Capital infelizmente não entende a mensagem, mas os distritos compreendem bem – como sempre.


Publicado

em

,

por