Imagine que os idealizadores dos Jogos Vorazes resolvam afundar uma possível arena em forma de navio e todos os tributos se tornassem náufragos. Se você fosse um deles, saberia o que fazer? Se a sua resposta é: não faço ideia! o Stay Alive desta semana traz dicas de como sobreviver a um naufrágio. É válido lembrar que as informações apresentadas aqui também são úteis para ocasiões fora dos jogos, ou seja, possíveis situações reais!
Primeiro você deve se preocupar em arrumar água. Caso você tenha sido vítima de um naufrágio e esteja em um bote do navio, provavelmente haverá alguma caixa de suprimentos em algum lugar, com água e até algum destilador solar, que torna potável a água do mar. Se não houver, não se desespere. Como já dissemos no Stay Alive, o corpo humano consegue ficar em média cinco dias sem água. Por isso, é importante lembrar: nunca beba água do mar e não beba urina ou sangue! O ideal é que você arrume algum recipiente onde possa armazenar a água da chuva, seja um balde ou até mesmo a lona do bote. E rezar para chover.
Beba a água devagar. Uma pessoa desidratada pode ter espasmos no estômago se beber uma grande quantidade de uma vez só.
No mar, assim como no deserto, os dias costumam ser quentes e as noites frias. Evite ficar direto sob o sol, se possível, usando a lona de proteção do bote, ou improvisando com qualquer outro material. À noite use a mesma lona para se enrolar, como um cobertor, e evitar a hipotermia. Caso faça muito frio, e você não tenha muitos recursos, encolha os joelhos junto do peito. Essa manobra é chamada de HELP – Heat Escape Lessoning Position (Posição de Redução da Perda de Calor).
Tecnicamente, haverá comida em abundância! Mesmo que você não tenha as habilidades de Mags ou de Finnick, ainda poderá se virar. Se estiver num bote, é possível que tenha algum tipo de ração que garantirá alimento por alguns dias. Provavelmente haverá, também, anzóis e linha de pesca. Se você não tiver nada disso, mas dispor de alguns materiais necessários poderá construir uma armadilha semelhante a esta que ensinamos aqui.
Atenção:
Nos primeiros dias depois de um naufrágio, caso você esteja num bote com remos e não à deriva, o ideal é ficar perto dos escombros, pois o socorro pode chegar lá primeiro. Isso é válido se não houver terra à vista. É sempre melhor estar perdido em terra, mesmo que seja uma ilha deserta, do que no meio do mar.
Fontes: Mundo Estranho, Como Tudo Funciona (links aqui e aqui). Os créditos da imagem utilizada neste post são do Free Wallpapers