Stay Alive: como sobreviver sem água?

Vocês já se imaginaram participando de uma edição dos Jogos Vorazes? O que fariam se estivessem dentro da arena, assim como Katniss? Saberiam encontrar água sozinhos? Saberiam se localizar dentro do lugar? Por sorte, acreditamos que ninguém aqui terá que participar da cerimônia, contudo não é impossível que um dia você se encontre em uma situação em que tenha de aprender a encontrar água em um lugar diferente da geladeira.

Exemplificando, imagine estar acampando com um grupo quando, de repente, você e um amigo se perdem dos demais. Como poderiam construir um abrigo? Como acender uma fogueira sem fósforos ou isqueiro? Como identificar frutas venenosas? Você sabe?

São muitas perguntas e nós do D13 resolvemos ajudá-los colocando no ar uma nova seção. É a Stay Alive, na qual pretendemos responder todas (ou, bem, quase todas) as dúvidas sobre sobrevivência em circunstâncias bem diferentes daquelas que estamos acostumados.

Neste primeiro tópico decidimos seguir uma dica essencial que Haymitch dá a Katniss antes da primeira arena: “encontre água”.

  1. Antes de mais nada, é preciso saber que o corpo humano aguenta, em média, cinco dias sem água, dependendo, é claro, das condições físicas da pessoa. Ao longo destes cinco dias a desidratação vem aos poucos, podendo haver a perda da saliva e urina, até diarreia, vômito e perda da pressão sanguínea. Assim, vemos que em uma situação de emergência, encontrar água primeiro pode ser essencial para a sobrevivência de qualquer tributo – ou campista.
  2. Se estiver em uma floresta ou selva, como Katniss nas duas arenas, o ideal é começar seguindo rastros de animais. Eles também precisam beber água, portanto devem saber melhor do que você como encontrá-la.
  3. Mosquitos ou outros insetos em grande quantidade podem indicar também a proximidade de uma fonte. Até lá, você pode ir roendo alguns ossos de animais que você encontrar na floresta – porque, afinal, eles estão cheios de sal e o sal é essencial para o corpo humano.
  4. Você precisa saber que a água sempre nasce em um lugar alto e desce para desaguar no mar em um nível mais baixo. Por isso, buscar em vales e depressões é uma boa ideia.
  5. Lama pode indicar água subterrânea. Cave um pequeno buraco e, se a sorte estiver ao seu favor, ele vai se encher de água.
  6. A água da chuva pode ser bebida tranquilamente, desde que não seja chuva ácida (contaminada por poluição). Qualquer recipiente, desde que limpo, pode armazenar chuva.
  7. Mas e se você não tiver sorte com a chuva? Bem, nesse caso, a solução é amarrar um pano absorvente pela altura dos tornozelos e caminhar em meio a uma vegetação alta, pelo começo da manhã. O pano ficara encharcado de orvalho que você pode usar para matar a sede (alguém além de mim também desconfia que Thresh fazia isso?).
  8. Ah, e algumas árvores e frutas também são fontes de água potável. O coco, alguns tipos de cactos e o bambu são exemplo disso.

Nunca se esqueça:

Tomar água contaminada pode ser tão ruim como não tomar nenhuma. Por isso sempre purifique a água encontrada em poços barrentos ou mesmo em rios e lagos. Para purificar a água, você pode filtra-la com um pedaço de pano. Também pode purificar água com iodo (como fez Katniss, alguém lembra?) ou com hipoclorito, mas não se deve utilizar grandes quantidades dessas substâncias, principalmente o iodo. Mas, a menos que você esteja participando dos Jogos Vorazes, a melhor opção é ferver a água.

Independente da situação que estiver, você nunca deve beber: urina, sangue, líquidos extraídos de animais, álcool ou água do mar.


Publicado

em

,

por

Tags: