Os Jogos Vorazes são um grande entretenimento para o povo da Capital e, como todo reality show que se preze, sempre tem um incremento por parte dos seus idealizadores para dar mais emoção e aumentar o ibope.
Para os participantes dos Jogos Vorazes, esse incremento geralmente é mortal e pode tanto ser uma incêndio bem planejado como um animal mutante e altamente perigoso.
Ainda não existem (ou pensamos que não), animais mutantes soltos na natureza, mas, ainda assim, existem diversas espécies que podem causar muitos problemas aos seres humanos, principalmente se você estiver sozinho perdido em algum lugar.
Pensando nisso, o Stay Alive de hoje vai te ajudar a identificar alguns desses animais e ensinar como deve proceder caso se seja atacado.
Cuidado com os animais coloridos
Geralmente anfíbios, répteis e lagartas venenosas possuem cores vibrantes e chamativas. Essa característica chamada de aposematismo é justamente um aviso da natureza para que os animais predadores (e, claro, os seres humanos) fiquem longe. Por isso, cuidado: é vermelho, azul ou amarelo vibrante (combinado ou não com a cor preta), é melhor não arriscar.
Animais inofensivos provavelmente irão fugir quando surgir alguma ameaça. Esse é o exemplo das cobras. Encontrou alguma e ela fugiu? Tranquilo, ela provavelmente não era venenosa. Agora, se ela se enrolar preparando o bote… cuidado. Existem exceções, é claro, mas, na dúvida, o melhor é não arriscar e fugir.
O veneno dos escorpiões é mais perigoso para crianças e idosos, mas todos devem procurar atendimento rápido ao serem picados por um desse espécime.
Todas as aranhas possuem veneno, mas nem todo veneno é nocivo ao ser humano. Outros só manifestam seus sintomas semanas depois da picada (como no caso da aranha marrom). Por isso, foi picado por uma aranha? O ideal é procurar ajuda, mesmo que não esteja sentindo nada.
[separador]
PRIMEIROS SOCORROS:
Caso esteja auxiliando alguém que foi picado:
Enquanto você espera o atendimento de saúde, caso não possa levar a pessoa até o lugar adequado:
- Manter a vitima calma, se ela se movimentar, só ajudará na absorção do veneno;
- Manter a vitima deitada, elevando o local do ferimento;
- Lavar o local da picada com água e sabão, depois cobrir o ferimento com um pano limpo;
- Hidratar bastante a vítima, dando-lhe água;
- Analgésicos simples podem ajudar a aliviar a dor da vitima até que ela seja devidamente medicada.
Caso você esteja sozinho:
- Chame ajuda imediatamente;
- Caso esteja incomunicável, tente ficar o mais imóvel que puder, eleve o local do ferimento e reze ou para que chegue ajuda logo, ou para que aquele animal não seja venenoso.
Nunca…
…corte ou fure o ferimento;
…faça qualquer tipo de torniquete;
…dê bebida alcoólica à vitima;
…não coloque a boca no local da picada (não, não dá pra “chupar” o veneno);
…colocar qualquer substância na picada, a não ser que você seja médico ou enfermeiro e saiba exatamente o que está fazendo.
Últimas observações:
Cada veneno possui um soro específico, por isso não há muito a que fazer se já foi picado por um desses animais, e não tem como procurar ajuda.
O ideal é evitar a picada.
- Tome cuidado ao colocar as mãos em troncos de árvores e embaixo de folhas de árvores;
- Alguns animais peçonhentos podem se esconder dentro de sapatos ou até mesmo nas dobras de uma roupa. Confira bem antes de calçar ou se vestir;
Fontes: Butantan, Einsten, Portal Educação, Mundo Estranho e Fio Cruz