Stay Alive: Alimentos Venenosos

Uma das grandes dificuldades quando se está numa arena, ou perdido em uma mata selvagem, é a falta de alimentos. Apesar de o corpo humano poder suportar, em média, 8 semanas sem alimento, dependendo do metabolismo de cada um e das condições externas (frio, calor, etc.), sem comida passamos a enfraquecer gradualmente; o que, numa arena ou local onde a força física é extremamente requerida, pode ser fatal.

Entretanto, ainda que a fome seja muita, ninguém quer comer petiscos venenosos, não é mesmo? Por isso, no Stay Alive desta semana, daremos algumas dicas sobre como distinguir alguns alimentos venenosos e não acabar igual à Cara de Raposa.

  1. Primeira regra que você deve seguir é: Nunca coma nada se você não estiver seguro que a planta ou fruta é venenosa. Como já dissemos, o organismo humano pode sobreviver semanas sem comida, e isto é melhor do que arriscar ser envenenado.
  2. Tente encontrar frutas ou plantas comestíveis conhecidas, entretanto, tenha certeza de que é algo que você conhece mesmo e consome constantemente. Algumas plantas têm irmãs semelhantes que são extremamente venenosas. Um exemplo disso é a couve, que possui um tipo comum, comestível, e outro, conhecido como Couve do Mato, que é tóxico.
  3. Algumas vezes, a folha pode ser venenosa e a raiz não. Por isso, não é porque você viu uma fruta ou legume que costuma comprar no supermercado que você pode arriscar comer qualquer parte dela.
  4. Ao contrário da ficção dos Jogos Vorazes, framboesas e amoras são sempre seguras para comer, a não ser que se esteja em um lugar onde costumem usar pesticidas;
  5. Se for comer uma raiz que você sabe que é comestível, cozinhe-a antes;
  6. Algumas plantas que são comestíveis cozidas, não o são quando cruas, por isso é melhor cozinhar sempre.
  7. Evite cogumelos e outros fungos: a maioria é venenosa e, se você não sabe exatamente qual é comestível, é melhor nem tentar;
  8. Evite plantas com espinhos, com frutinhas brancas ou amarelas ou com flores em forma de guarda-chuva, com folhas brilhantes; plantas com seiva leitosa ou com cheiro de amêndoas ou sabão.
  9. Não é porque um animal está comendo uma determinada planta que ela é própria para o consumo humano, mas é um bom indicativo.

[separador]

Cuidado:

Algumas plantas que consumimos compradas em supermercado, podem ser venenosas se encontradas in natura. Veja alguns exemplos:

  • Noz Moscada: A ingestão da noz moscada em quantidades generosas pode levar à morte. Porém, a ingestão de 10 gramas pode criar alucinações e 2 gramas pode levar à febre, náuseas e dores de cabeça.
  • Amêndoas: Amêndoas são cheias de cianeto (antigo cianureto). Antes de serem vendidas para consumo, elas são processadas para retirar o veneno.
  • Semente de Cereja: A semente da cereja, quando esmagada, também produz cianeto;
  • Mandioca: A raiz e as folhas da mandioca, quando mal preparadas, também liberam substâncias tóxicas, como cianeto. Por isso a mandioca precisa ser muito bem cozida;
  • Semente de Maçã: A semente da maçã também possui cianeto, porém, em quantidades ínfimas. Para ser intoxicado por semente de maça, é necessário comer em grandes quantidades.
  • Tomate: O caule e a folha do tomate são tóxicos. Eles contêm glicoalcalóides. Às vezes, são cozidos junto com os tomates para realçar o sabor, mas sendo retirado antes do consumo, não causam mal. Na dúvida, melhor nem tentar.
  • Batata: As folhas da batata também contem glicoalcalóides e, em alguns casos, as batatas também. Para saber se a batata está tóxica, basta observar se ela está com a coloração verde, ou se está começando a brotar.

Nunca se esqueça:

Na dúvida, é melhor não testar, nem experimentar nenhuma planta desconhecida.

Fontes e créditos: WikiHow, BondeSuper Interessante e Arya Malaria.

[separador]

E você, conhece alguma dica ou algum alimento venenoso? Comente, e continue acompanhando o D13.


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Uma resposta para “Stay Alive: Alimentos Venenosos”

  1. Avatar de Marcelo Mendes
    Marcelo Mendes

    Interessante essas curiosidades sobre alimentos que comemos normalmente.
    De todos os poucos “Stay Alive” esse foi o que realmente trouce um tipo de informação importante.
    Parabéns pela matéria, e continuem com a seção!