Esses dias eu estava ouvindo a trilha sonora de Sucker Punch e me dei conta de que não tinha feito uma resenha para o Distrito 13 (nem para o ConversaCult, shame on me). E a reação foi: COMO ASSIM EU AINDA NÃO INDIQUEI? Esse é um dos filmes que eu mais gostei e não tenho dúvidas de que foi decisivo para a Jena Malone ganhar o papel de Johanna em Em Chamas.
Por que assistir esse filme? Há muito tempo, quando anunciaram a Jennifer Lawrence como Katniss, eu corri para assistir Inverno da Alma (e todos os trabalhos dela, na verdade) e esse foi o mais perto que eu cheguei de uma prévia de Jogos Vorazes. Então o mesmo serve para a Jena e Sucker Punch, se você quiser uma prévia corre para assistir. Além disso, é uma boa dica se você gosta de ação e personagens femininas como protagonistas (tipo num tal de Jogos Vorazes).
Bem, Sucker Punch, “o mundo surreal”, conta a história de uma menina que acaba num hospital psiquiátrico e cria um plano para fugir com algumas meninas de lá. Mas o lugar é horrível, a situação não é nada fácil e as provas que elas precisam enfrentar são piores ainda. Então o que ela faz? Cria um mundo imaginário melhor para poder conseguir passar por tudo.
O filme é, basicamente, um grupo de meninas passando por tarefas em camadas de fantasia com muita ação (zumbis steampunk, castelo medieval, samurais gigantes, robôs…). Ao mesmo tempo, o filme não é apenas isso. A parte legal está em dissecar as camadas de fantasia e comparar as metáforas, tentando alcançar a realidade e encaixar detalhe por detalhe.
Acho que não existe um título melhor para o filme que Sucker Punch. Ele tem estilo, sonoridade boa, remete a luta e em parte o filme é tudo isso. Mas ainda tem mais. Você sabe o que significa Sucker Punch? Sucker Punch é um soco surpresa, um golpe inesperado. E, acredite em mim, até o final do filme você vai receber um. E bem dado. É nesse momento que temos os dois um grupos: um vai a nocaute e sai da luta, provavelmente aquele que vai dizer “wtf! que filme doido” e achar ruim. O outro depois do mindfuck vai colocar o filme do início e assistir tudo outra vez.
Em Sucker Punch Jena Malone é Rocket, a irmã mais da nova da protetora Sweet Pea, e a primeira a apostar a vida no plano de Babydoll para fugir do lugar. A personagem dela além de ser quase a segunda principal ainda tem algumas das melhores falas, e eu diria que tem até algumas semelhanças com a Johanna.
Curiosidade: O papel exigiu da Jena Malone horas de preparação física, já que eles queriam para o filme algo o mais real possível (sim, as garotas fizeram tudo). Olhem o vídeo e reparem só no tamanho do peso que elas carregam!
[youtube_video id=”It4NITv1tdY”]
O filme ainda conta com a Emily Browning (a menina de Desventuras em Série) como Babydoll, Abbie Cornish como Sweet Pea, Jamie Chung (a Mulan em Once Upon A Time) como Amber e a Vanessa Hudgens como Blondie. O diretor é o Zack Snyder, o mesmo do próximo filme do Super-Homem, O Homem de Aço.
Até hoje eu me lembro de como foi assistir pela primeira vez no cinema. Eu não tava dando a mínima e foi a maior surpresa. Aproveita as férias para assistir e reassistir!
Dica: Assista em boa qualidade e com som bem alto!
[separador]
ConversaCult é um blog sobre cultura de entretenimento jovem, focado em livros, filmes, séries, música e videogame. Para os fãs de Jogos Vorazes, nós temos o Centro de Treinamento, onde nós trazemos análises e outras informações para os fãs como nós.