[Reportagens] Que Diferença Faz Um Dia

Na última madrugada de sábado, foi liberada através do TheHungerGamesExplorer uma belíssima foto de Presidente Snow e Plutarch Heavensbee tendo uma tensa conversa na sala do presidente. Veja-a em nossa galeria.

A imagem, além de mostrar os dois personagens, apresenta diversos objetos curiosos. E é sobre esses objetos curiosos que o fã-site Victor’s Village fala em seu post What A Difference Makes A Day – leia em inglês aqui. O post é nada mais, nada menos que uma análise sobre a mobília da sala de Snow. De onde são a cadeira, a mesa? O que são as pinturas?

O D13 pediu permissão ao fã-site para traduzir o conteúdo do post, portanto, agradecemos imensamente ao Victor’s Village pela autorização!

Confira abaixo a ótima matéria:

Que Diferença Faz Um Dia

Postado em 12 de abril | Por Them There Eyes

Admita, meio dia atrás estávamos todos meio desiludidos com a aparência de uma certa foto que talvez já tivéssemos visto antes, mas não ligamos muito. Vou fingir que nenhuma negatividade do início do dia aconteceu, e que essa certa foto só é algo que aconteceu meses atrás. O que nos traz a algumas horas atrás quando essa adorável foto finalmente ficou clara para nossos olhos, e choramos de alegria, porque – bem, não sei o porquê, mas tenho certeza de que um pobre insone por aí chorou. Se você chorou, garanto que não há vergonha nisso.

Então, o que estamos vendo aqui? Bem, obviamente é uma foto do Presidente Snow e Plutarch Heavensbee batendo um papo. Entretanto, o que mais há nessa foto além desses dois elegantes cavalheiros, ok, só um deles é um cavalheiro, o outro é só um tirano que se veste muito bem. Certo, se você ouve regularmente o podcast The HG Fireside Chat apresentado por nossos queridos amigos Savanna e Adam, então você sabe que eu estive no programa, e fui eu que entrei em detalhes insanos sobre as cadeiras em que se sentam a maioria dos personagens nos Retratos da Capital. Olha, eu estudei design de interiores, e fiz diversos cursos sobre a história do mobiliário. Eu sei, parece chato, mas não é – basicamente eu estudava muitas coisas que as pessoas na série popular da PBS Antiques Roadshow (“Programa Itinerante de Antiguidades” – tradução livre) tem a habilidade de apontar e provar sobre certas peças trazidas à atenção. Não é muito divertido, mas é interessante pra mim, e francamente – eu adoro, quero um mestrado nessa área. Mas o que há na foto!? Bem, posso te dizer isso, e não dizer apenas “uma escrivaninha”, “uma cadeira”, “uma mesa”, “uma pintura a óleo”, porque, queridos leitores, esses não são meros móveis, e essa não é uma pintura a óleo qualquer.

  1. A Escrivaninha: é uma escrivaninha de pedestal Chippendale do século 18. Como eu sei que é Chippendale, a marchetaria (marchetaria étodo o dourado), a madeira usada (mogno), e o fato que uma versão extremamente similar a ela está me encarando de um dos meus muitos livros de referência. Sim, eu tenho uma pequena biblioteca de móveis antigos e livros de decoração.
  2. O Aparador: Provavelmente não é Chippendale, mas é mais ou menos da mesma época – talvez 20 anos mais novo, mas no ápice do mesmo estilo da era. É Regência, provavelmente inglês, e sim, também é de mogno. Eu poderia falar mais se pudesse vê-lo todo.
  3. A Cadeira: Nós, na verdade, já vimos essa cadeira, lembra? É a mesma cadeira em que Cinna estava sentado em seu Retrato da Capital. E éuma cadeira com asas William e Mary. Por que é chamada de “cadeira com asas”? Porque tem asinhas nos ombros. Genial, eu sei. E do que éfeita? Provavelmente nogueira, infelizmente, nem tudo pode ser feito de mogno.
  4. A Mesa Tambor: Essa seria a mesa atrás de Plutarch, e se chama “mesa tambor” porque tem o formato de um tambor. Essa provavelmente também é estilo Regência, mas acho que é Americano, o que faria dela uma Federal Americana. Esses são estilos e eras que se sobrepõem, e basicamente só tem um oceano entre eles, literalmente. Oh, e também é provavelmente feita de mogno.
  5. A Mesa Ocasional: A pequeninha na frente com o topo de mármore ou casco de tartaruga. Parece uma Regência, mas poderia ser uma restauração do começo do século 20, sendo talvez uma Eduardiana. Repito, se eu pudesse ver tudo, digo, as pernas e pés, teria mais informações para vocês.
  6. Agora, a decoração! A pintura a óleo na parede grita simbolismo pra mim! Por quê? Porque eu acredito completamente que é uma pintura aóleo de cerca de 1776-1800 que ilustra uma cena marítima da Guerra Revolucionária Americana. Pense nisso por um segundo.
  7. E aí temos a imagem na moldura em cima da mesa tambor, parece muito com uma figura Audubonesca de um tordo. Audubon, se você não sabe, foi um artista famoso mundialmente por suas pinturas exatas, artísticas e impecáveis de pássaros. Já ouviu  alar da SociedadeAudubon? É, o mesmo cara. Enfim, isso quer dizer que eles tem uma figura que eu não sei dizer se é uma das dele, mas parece muito com seu estilo, de um tordo de sua coleção. O Presidente Snow tem uma figura dos predestinados pares de seus gaios tagarela, as mães de seus tordos em seu escritório bem decorado, e que não pode ser um acidente de puro estilo e gosto.

Tudo nesse escritório significa alguma coisa, ou pelo menos significa pra mim. O fato que a maioria dos móveis é  estilo Regência me diz, “Esse homem é temporário,”  porque é isso que é um regente, alguém que senta no trono até o herdeiro de direito ter idade. A pintura a óleo provavelmente de uma cena da Guerra Revolucionária Americana me diz, “Há  uma revolução literalmente encarando as suas costas diariamente, seu tolo”. A cadeira com asas é uma William e Mary, e me diz, “Ele é um conquistador que gosta que as pessoas pensem que ele é bom e nobre”. E a figura do pássaro é um símbolo de seus triunfos e fracassos, porque apesar de o tordo ser tão inocente quanto parece, sem saber, ele criou o símbolo de uma revolução permitindo que esse antigo pássaro se acasalasse com sua criação abominável.

O Rei está morto, vida longa ao Rei.


Publicado

em

,

por

Comentários

2 respostas para “[Reportagens] Que Diferença Faz Um Dia”

  1. Avatar de Marcelo Mendes
    Marcelo Mendes

    Ótima percepção! Parabéns Guilherme.

    1. Avatar de Guilherme Guerra
      Guilherme Guerra

      Marcelo, o texto não é meu. Como explicitei na notícia, o texto foi é do fã-site Victor’s Village, escrito por Them There Eyes. O link original: http://victorsvillage.com/2013/04/12/what-a-difference-a-day-makes/