Neste mês, a reportagem mensal do D13 apresenta um texto publicado no site da CNN em novembro do ano passado, pouco tempo depois do lançamento do primeiro trailer do filme Jogos Vorazes. Ele é bem interessante, especialmente para os fãs que já trabalham, uma vez que ele dá dicas de como “sobreviver” ao ambiente de trabalho. O original pode ser conferido aqui.
E para aqueles que ainda não estão trabalhando, como o texto pode ser interessante? Bem, as dicas apresentadas podem ser adaptadas para os que estão estudando, tanto na escola, quanto na faculdade. Por exemplo, a maioria do que é mostrado pode ser modificado para quem está prestando ou para prestar vestibular.
Abaixo você confere a tradução do texto:
Aplicando lições de Jogos Vorazes ao seu local de trabalho
Por Debra Auerbach, CareerBuilder.c
om | Publicado em 30 de novembro de 2011 Quando as coisas ficam difíceis no seu local de trabalho, lembre-se de mostrar suas habilidades mais fortes.
Se você for um grande fã de Jogos Vorazes como eu, você provavelmente ficou empolgadíssimo para assistir o primeiro trailer do filme, que estreou recentemente. Para vocês que não estão tão familiarizados com a popular trilogia de livros transformada em grandes filmes, aqui está uma sinopse rápida. A história acontece em uma época não-identificada no futuro em uma nação pós-apocalíptica chamada Panem. Panem consiste de uma Capital rica e 12 Distritos ao redor. Cada ano, como punição por revoltas passadas, a Capital sedia uma competição como as de gladiadores chamada Jogos Vorazes, onde um garoto e uma garota de cada Distrito são escolhidos como tributos e devem lutar até a morte até que reste apenas um. A protagonista Katniss Everdeen vive no Distrito 12, e no primeiro livro, a irmã mais nova de Katniss é escolhida como tributo. Com medo de sua irmã não sair de lá viva, Katniss se voluntaria para tomar seu lugar.
Quando eu vi o trailer pela 14a vez (como pesquisa para esse post… eu juro), comecei a pensar sobre as lições de trabalho que poderiam ser tiradas da história. Claro, seu local de trabalho pode não parecer uma arena romana de gladiadores, mas devido à competição atual para conseguir e manter um trabalho, às vezes pode parecer que você só está tentando manter sua cabeça fora da água. Aqui, algumas lições para sobreviver a um ambiente estressante de trabalho, cortesia dos Jogos Vorazes.
Saiba no que você é bom e aperfeiçoe essa habilidade
Enquanto treinava para os Jogos Vorazes, disseram a Katniss para identificar e fortalecer certa habilidade. Katniss, que passou muitos dias caçando na floresta, é uma ás do arco e flecha, então ela foca em aperfeiçoar suas proezas com o arco. Isso não é diferente de um ambiente de trabalho, onde ter uma habilidade-chave pode te diferenciar da competição. Digamos que você trabalha em uma agência de publicidade, mas por acaso é bom em matemática; ofereça-se para ajudar com o lado de números do negócio. Dominando um trabalho em que outros na sua equipe não são tão eficientes, você se posiciona como um funcionário indispensável.
Aprenda a se adaptar facilmente às mudanças
Na arena dos Jogos Vorazes, as coisas podem mudar a qualquer instante – em um segundo está quente e úmido, no próximo a temperatura despenca e começa a nevar. Essas mudanças ambientais tem o objetivo de derrubar os competidores e deixá-los mais vulneráveis a ataques. Devido à economia volátil de hoje, as coisas podem mudar muito rapidamente no ambiente de trabalho. Se você estiver disposto a se adaptar – aceitando projetos extras para compensar uma falta de equipe, fazendo trabalhos que não são tradicionalmente parte de seu trabalho – você mostrará ao seu chefe que pode lidar com qualquer coisa colocada em seu caminho.
Busque um mentor não-tradicional
Na preparação para os Jogos Vorazes, os tributos recebem um mentor – alguém de seu Distrito que lutou, e venceu, em uma competição anterior. O mentor de Katniss é um homem ultrapassado e frequentemente bêbado chamado Haymitch. A princípio, Katniss tem medo que ele faça mais mal do que bem, e ele de fato tem alguns métodos não-tradicionais de treinamento. Mas no fim das contas ele se mostra um guia e advogado inteligente e esperto para Katniss e o outro competidor de seu Distrito, Peeta. Aplique esse conhecimento para sua própria situação de trabalho. Frequentemente é difícil falar com seu gerente, porque você não quer comprometer seu relacionamento de trabalho. Em vez disso, busque alguém em seu escritório que você admire e com quem você possa aprender, mas não necessariamente trabalhe junto diariamente. Convide-o para um café, e explique que está querendo expandir sua rede interna e aprender com outros que tem papeis diferentes na companhia. É possível que ele ou ela fique feliz em servir como seu mentor e queira que o relacionamento seja mutuamente beneficial. Ter alguém fora do seu time que esteja do seu lado e disposto a advogar para você pode ser valioso, caso você tenha problemas com seu chefe – ou seu trabalho – em algum momento.
Defenda aquilo em que você acredita (Cuidado: alerta de spoiler!)
Como mencionado anteriormente, Katniss se voluntaria para tomar o lugar de sua irmã mais nova como a tributo feminina do Distrito 12. Mais na frente, na trilogia, Katniss lidera uma rebelião contra a Capital. Apesar de não estar sugerindo que você inicie uma revolta contra um chefe desagradável ou um colega incômodo, não tenha medo de botar a boca no trombone se você vir algo antiético acontecendo no local de trabalho. Manifestar-se nunca é fácil, mas você deve se sentir confortável para confiar em um gerente de recursos humanos que pode tomar alguma atitude. Lidando da maneira correta, você ajuda a si mesmo, a seus colegas e à própria empresa.
E você, concorda e usaria as dicas dadas?
Comentários
3 respostas para “[Reportagens] Aplicando lições de Jogos Vorazes ao seu local de trabalho”
Muito bom!
nossa, nunca havia pensado em usar o livro como guia de sobrevivência na sociedade, kkkk muito criativo , adorei, com certeza são ótimas dicas.
adorei 🙂