Análise: Os Jogos da Fome

Panem, o país futurista de Jogos Vorazes é uma nação de contrastes, e tanto a população deste mundo fictício quanto a população de nossa atual realidade enfrentam diversos problemas sociais como a pobreza e a fome.Esta última merece especial atenção quanto à forma que foi retratada na trilogia de Suzanne Collins, em que a autora utilizando principalmente o recurso do exagero soube mostrar características cruéis de um assunto muito discutido na atualidade.

No primeiro livro da série, nos deparamos com o Distrito 12, lugar pobre e faminto descrito pela própria personagem principal como um lugar “onde você pode morrer de fome em segurança”, e ao longo da trama acompanhamos a surpresa de Katniss (e de seu estômago) ao se deparar com a contrastante abundância de alimentos oferecidos aos tributos e suas respectivas equipes assim que a viagem rumo a Capital se inicia.
Vale notar que os exímios cuidados oferecidos aos escolhidos de cada Distrito se assemelham e muito, ao dos animais que se encaminham para o abate, pois são alimentados para enfrentar a morte.

O mesmo tom de crítica de Suzanne Collins continua no segundo livro Em chamas, quando Peeta e Katniss participam de um enorme banquete comemorativo na Capital e ao experimentar alguns dos pratos já se consideram satisfeitos. É então, que a equipe de preparação da dupla diz que para se aproveitar verdadeiramente uma festa regada a comida e bebida como aquela, é só tomar uma bebida transparente que os fará vomitar e assim, poderão continuar a aproveitar a festa.
Peeta e Katniss ficam espantados com a naturalidade e falta de culpa que os habitantes da capital têm em desperdiçar a comida enquanto grande parte dos moradores dos Distritos morrem de fome.

Situação similar a esta acontece em nossa realidade e os números da fome e do desperdício de alimentos no Brasil e no mundo assustam. Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, chega a 40% a quantidade de alimentos jogados fora em nosso país. Além disso, vale ressaltar que a fome atinge grande parte da população brasileira e mundial não em razão da falta de alimentos, mas sim da má distribuição. O elenco de Jogos Vorazes também colaborou com uma campanha contra o problema e em parceria com a World Programme Food e a Feeding America foi lançado um vídeo com os atores e um site oficial.

Em meio à ficção da trama às vezes não percebemos o quanto um problema social pode estar perto de nós. As situações vivenciadas por Katniss, como a famoso episódio dos pães jogados na chuva e o próprio fato da personagem batalhar para alimentar a família nos levam ao questionamento: Quantas Katniss existem mundo a fora, lutando diariamente pela própria sobrevivência e dos familiares? Quantos milhões de crianças morrem por dia sem nem mesmo ter forças para lutar contra esse mal silencioso? Após ler Jogos Vorazes, talvez a coisa mais difícil a se fazer é justamente degustar nossa realidade.


Publicado

em

por