Neste livro escrito por Richard Bachman, pseudônimo do famoso autor Stephen King, somos apresentados ao mundo futurista de 2025 em que a poluição é extrema, a pobreza e as diferenças sociais se agravaram e a televisão, agora chamada de GratuiTV exerce papel importante em controlar a população. O que mudou também foi a sua programação, constituída predominantemente por reality shows sanguinários que podem custar a vida de seus participantes.
É em um cenário desses que conhecemos a história de Benjamin Richards, um homem casado e desempregado que diante da pobreza e da pneumonia da filha decide participar de um dos populares jogos da GratuiTV na esperança de custear um tratamento médico para a bebê.
Após realizar vários testes Ben é encaminhado para O foragido, um dos programas de maior audiência e que até o momento ninguém conseguiu sair vivo. A proposta é simples: a cada hora vivo ele ganhará 100 dólares e deve fazer o possível para fugir dos caçadores que estão em seu encalço por todo o país. Para provar que continua com vida Benjamin deve gravar diariamente um vídeo e enviá-lo via correio, e caso não o faça os pagamentos serão suspensos, porém a caçada continuará.
O enredo em muitos aspectos lembra Jogos Vorazes: um jogo de vida e morte com participantes que se sacrificam, como no caso de Ben e Katniss, para salvar alguém da família. Também está presente a manipulação de informações pelo governo e as grandes diferenças sociais que fazem com que grande parte da população viva na miséria.
Além disso, o sentimento da morte que se aproxima se faz presente nos dois livros, e em O Concorrente os capítulos denominados da seguinte forma: “Menos 094 e prossegue a contagem” contribuem para deixar certa tensão na leitura.
Também é interessante notar que apesar do livro ter sido escrito em 1982 a temática permanece atual e as críticas voltadas à sociedade ainda são as mesmas: a ganância, o desprezo pelo próximo, a alienação. O Concorrente também ganhou uma “adaptação” distorcida para o cinema no ano de 1987, contando com Arnold Schwarzenegger no papel principal e que no Brasil recebeu o nome de O sobrevivente.
E vocês, já tiveram a oportunidade de ler ou assistir O sobrevivente?