Análise da semana: Trilha sonora auxiliar

Além da trilha sonora instrumental do filme, Jogos Vorazes possui também uma trilha sonora auxiliar, na qual encontramos músicas inspiradas na história de Katniss e interpretadas por cantores e bandas famosas como Taylor Swift e Maroon 5.
Destas canções, apenas algumas ganharam destaque como é o caso de Safe and Sound, que durante muito tempo ficou entre as mais baixadas do iTunes. O que não significa, é claro, que as outras composições não sejam importantes.

Abaixo foram selecionados alguns dos títulos que merecem atenção quanto à letra e a forma que as emoções dos personagens e suas histórias foram retratadas.

Abraham’s Daughter

Interpretada pela banda Arcade Fire, esta música utiliza a história bíblica de Abraão e Isaac como comparação ao que acontece com Katniss. A canção narra que durante o sacrifício de Isaac a filha desconhecida de Abraão grita no momento do abate, situação muito semelhante à colheita.

Um dos detalhes que chamam a atenção é que ao ser perguntada sobre seu nome a filha diz não ter nenhum, o que pode ser ligado ao fato de que o nome dos tributos escolhidos nunca importou. A filha em protesto ergue seu arco desafiando “o pai” que seria neste caso, a Capital e ordena que soltem Isaac, uma clara referência a Prim.

Daughter’s Lament

Uma das primeiras coisas que reparamos na música interpretada pela banda Carolina Chocolate Drops é que na realidade, não há música. Existe apenas um som bem suave ao fundo, o que deixa a canção com um tom de poesia declamada.

A história gira em torno de Katniss e de sua ligação com o pai e inicia-se com ela o convidando para caçar. Porém, ele diz que precisa ir as minas, mas que à noite retornará. Em meio a sua caçada, Katniss é avisada por um Tordo que seu pai nunca mais voltará e abalada, retorna para casa e consola sua irmã.

O final explica a razão para a falta de uma melodia na música:

And never more did sing,sing
E ela nunca mais cantou.

Take The Heartland

Interpretada por Glen Hansard esta música começa calma, e se torna uma tempestade de palavras. A canção é literalmente um grito contra tudo aquilo que limita e controla e chega a citar até mesmo líderes revolucionários como Fidel Castro e Che Guevara.

Talvez um dos personagens que melhor se encaixe na letra seja Cato, o carrerista do Distrito 2, pois a música começa com a descrição de um plano sobre como matar e sobreviver na arena e caminha para uma reflexão quando o personagem percebe que é apenas mais uma peça nos jogos. O que também acontece no filme quando Cato realiza um discurso onde diz que na realidade sempre esteve morto mas que só naquele momento tinha percebido esta realidade.

Uma frase da música chega a descrever bem esse momento:

Should I kill you with my sword, yeah?
Devo matá-lo com minha espada?

Or should I kill you with this word?
Ou devo matá-lo com esta palavra?


Publicado

em

por

Comentários

6 respostas para “Análise da semana: Trilha sonora auxiliar”

  1. Avatar de Amanda
    Amanda

    na musica take the heartland ele cita exemplos realmente ruins para revoluções. eles nunca foram um exemplo. fidel castro e che guevara foram assasinos cruéis e frios.

    1. Avatar de Luisa'
      Luisa’

      é por isso mesmo, todos pensamos que o Cato é cruel e frio, mas ao mesmo tempo ele era um tributo, e no fundo não queria aquilo. Ele fez uma revoluçao, falando tudo aquilo no final.

  2. Avatar de Olivia
    Olivia

    O CD instrumental ainda nao chegou no Brasil, né? Queria tanto comprar.

  3. Avatar de Alice
    Alice

    Acho que também valia a pena analisar “Come Away to the Water” e “Love is Childlike”. Só 3 é muito pouco!

  4. Avatar de Larissa
    Larissa

    Nunca vi comentarem sobre a música Girl On Fire , que é minha preferida *-* Recomendo muito *-*

  5. Avatar de Lohuama
    Lohuama

    Sou apaixonada pelas duas trilhas de JV,e acho que cada uma teve um papel importante na construção da ideia do filme e no caso da trilha auxiliar,no mundo de Panem.Eu acho que foi muito bom não terem misturado as trilhas no filme,porque,pelo menos na minha visão,nunca imaginei o mundo de JV com musica que nem a gente conhece,e acho que não ia combinar com o filme.
    Na verdade,a trilha auxiliar é basicamente a história do livro contada através de música!!Acho que todas as musicas merecem uma análise,porque cada uma tem um pouco a acrescentar *-*