O D13 inicia a partir de hoje uma nova seção no site: o TOP 13. Todo mês será publicada uma lista com tópicos relacionados à série, com assuntos diversos.
Para começar, aproveitando que hoje é uma sexta-feira 13, geralmente associada a coisas sinistras, vamos falar sobre os 13 piores choques dos livros. Isso quer dizer, portanto, que vamos postar alguns dos acontecimentos, inesperados, horrorosos ou que nos deixaram de boca aberta durante a leitura. Por essa razão, deixamos aqui o alerta, para os que ainda não leram todos os livros, que a lista contém spoilers!
13 — A declaração
O primeiro choque que vamos apresentar, ao contrário de muitos outros que aparecerão, pode ser considerado positivo: o momento em que o Peeta anuncia, diante de toda Panem, o seu amor pela Katniss. Seria realmente uma declaração ou apenas parte do jogo?
12 — No subterrâneo
A descoberta de que o Distrito 13 ainda existia e, mais do que isso, liderava uma revolta contra a Capital. Por mais que existissem indícios de que eles não haviam sido destruídos, somente quando nos vemos diante dele é que podemos realmente acreditar na sua existência.
11 — A vilã
O momento em que a presidente Coin é morta por Katniss, quando fora dada à garota a oportunidade de acabar com o homem – presidente Snow – que vinha lhe causando tanto sofrimento por tanto tempo.
10 — Cinna
O espancamento – e posterior morte – de Cinna no momento em que Katniss está subindo para a arena, pela segunda vez. A pior parte deste ocorrido era o fato da protagonista estar vendo tudo, sem que pudesse fazer absolutamente nada.
9 — Cato
A morte do Cato. A morte de todos os tributos é bastante horrível, de alguns mais (como a da Rue), de outros nem tanto. No caso do Cato, embora ninguém gostasse dele, a maneira como ele saiu deste mundo foi pra lá de horrorosa, com seu sofrimento prolongado pelas mutações da Capital. Mesmo para o nosso pior inimigo, ninguém deseja uma morte dessas.
8 — Avoxes
Descobrir o que a Capital fazia com as pessoas consideradas rebeldes. Tudo bem que só de saber que eles organizavam os Jogos Vorazes já dava para saber que eles eram bastante cruéis, mas descobrir ainda mais esse fato o choque fica ainda maior.
7 — Os 75º Jogos Vorazes
Todos os ex-campeões voltarem para a arena para o 75º Jogos Vorazes! Quando se pensa que todos estão livres do pesadelo de estar na arena, lá vão eles novamente ter de enfrentar o jogo sangrento criado pela Capital.
6 — Homenagem e revolta
O acontecimento no Distrito 11, no meio da turnê de Katniss e Peeta, em que um dos moradores do local é morto por um pacificador, simplesmente porque agiu de maneira a homenagear Rue. O choque foi saber que a Capital não teria piedade de ninguém que pudesse, de alguma maneira, apoiar a Katniss.
5 — Cubos de açúcar?
O Finnick, uma das poucas pessoas que Katniss podia chamar de amigo no meio a loucura em que ela vivia no Distrito 13, sendo decapitado pelas mutações enquanto o grupo especial de rebeldes tentava infiltrar a Capital.
4 — A perna de Peeta
Peeta perder parte da perna esquerda depois da mordida de uma das mutações da Capital, (olha elas aí mais uma vez traumatizando a gente!) mesmo depois de todo o esforço da Katniss para tentar salvá-lo.
3 — Telessequestrado
A captura de Peeta pela Capital e todas as consequências (principalmente, talvez, a tentativa dele de assassinar Katniss), que acabaram por mudar a personalidade de um dos personagens mais queridos da série.
2 — Recomeço…?
Katniss aceita que novos Jogos Vorazes sejam realizados. A maioria dos leitores, certamente, pensou que depois de a garota ter passado por duas experiências na arena ela seria a primeira a dizer não a tal ideia, por isso, a surpresa quando ela diz que sim, os jogos devem ser realizados para os moradores da Capital.
1 — A morte
A morte de Prim. Por essa quase ninguém esperava, ainda mais depois de tudo que Katniss passou nos três livros para manter a irmã viva. A maneira como a menina morre também é bem chocante.
E você?! Concorda com a nossa opinião? Quais são os acontecimentos que mais te chocaram na trilogia Jogos Vorazes?
Comentários
58 respostas para “TOP 13: Os 13 piores choques da série”
Ai, amei essa ideia do Top 13! \o/
E que listinha, hein? The horror! The horror! Escolheram muito bem!
Nada me deixou mais horrorizada que a morte e o jeito que o Finnick foi morto… D:
Primeiro porque eu não esperava. Segundo porque a maneira foi horrível demais até pra acreditar. Terceiro porque foi tão injusto… T_T
Mas e quem disse que há justiça na guerra, né? :/
Finnick morrer foi golpe baixo demais! Fiquei chocada e revoltada!
E você tem razão, friend! Não há justiça na guerra, mas existem várias formas de retratar isso, né? Gosto de THG por vários aspectos, mas uma das coisas que mais me chama a atenção é como a história é crua e realista, principalmente em Mockingjay.
E a morte da Prim? Eu tive que reler o capítulo pra perceber que ela tinha morrido. Quase tive um troço. Depois de tanto batalhar pra protegê-la, a Katniss tem o desprazer de ver a irmã morrer daquele jeito… D:
E eu que confundi a Prim com a Effie? HAHAHA
Hahahahahahaha! num acredito, Guigos!!!
Fala sério, Gui! hahahahahahaha
EU TAMBÉM FIZ ISSO. sei até no que a gente errou: estavamos tão nervosos, lendo as linhas rápido que quando a katniss cita o nome da effie, apenas pra fazer uma comparação, achamos que ela tinha morrido… kkkkk eu tambem tive que voltar o capítulo… JV é tenso demais, é muito nervosismo
haha, isso acontece o tempo todo no A Esperança. A gente fica querendo correr com a leitura pra saber o que vai acontecer logo! haha
Acho que eu substituiria a morte do Cato pela equipe de preparação da Katniss no Distrito 13. Eu literalmente fiquei de boca aberta quando o capítulo fechou com a cena deles no compartimento. E também provou que o 13 não era tããããão diferente da Capital. Mas no final são tantos choques… haha
O pior choque foi ler 3 livros torcendo pro Gale morrer logo(hehehe) e Peeta ficar com Katniss, para no final a maldita Suzane resumir oque todos esperavam em apenas 3 linhas. Tudo meio desleixado, como se ja estivesse enjoada de escrever. Tudo terminar meio tipo: “Não tem Gale, vai Peeta mesmo..” Este é o pior de todos os choques, ter a nítida impressão de que foi a faxineira da Suzane quem escreveu “ESPERANÇA”.
CONCORDEI EM TUDO! Odiei Mockingjay de cabo a rabo! Cara, nem quero me estender, pq senão ia fala demais…só sei que odiei!
Neah? na verdade eu estava torcendo para o Gale ficar com a Katniss … ou ele morrer e o Peeta ficar só q não… Suzanne preferiu mandar Gale pro distrito 2 mesmo e só.
nossa, eu queria mto que o Gale ficasse com a Katniss, vou ser bem sincera,pra mim, Mockinjay foi um livro que mudou a minha visão, e foi nesse livro da trilogia que eu percebi que o Gale é muito melhor que o Peeta
claro, eu respeito muito a Team Peeta, mais eu tambem disse a minha opinião, concordo que eu preferia que o Gale morrece a ficar sem a Katniss
Kisses
eu ache um bom livro a esperança, e eu nao sabia o q esperava do final porque eu nao conseguia escolher entre o peeta e o gale, achei o que a suzane fez um bom final porem eu acho q esta faltando alguma coisa é meio estranho do nada a katniss esquecer de seu melhor amigo e pronto começar uma outra vida ao lado de peeta, mesmo gostando do gale acho que se ele tivesse morrido seria um final menos tragico para ele
Eu tb adorei a lista, (*e tb não gostei tanto do final >.< Achei um pouco fraco). Sabia que o primeiro da lista seria a morte da Prim =/ Também fiquei muito chocada! Na morte do Finnick, eu quase nem percebi que ele tinha morrido. Estava tudo tão rápido e eu estava tão ansiosa, que quase passei batido xP E eu quase morri quando o Peeta tentou estrangular a Katniss! Fiquei tipo: D=
Mas adorei a lista =D
Eu achei o final ótimo, a Prim e o Finnick morrendo foi um choque, mas eu achei incrível. É horrível, mas faz sentido eles morrerem, a vida não é fácil!
E o final ficar como o Renato disse “Não tem Gale, vai Peeta mesmo..” também é bom, porque a Katniss é fria, e THG é uma história triste, a gente não podia esperar uma super declaração de amor, ia ficar ridículo.
THG não é uma história de amor romântico, pra mim, é uma história sobre o amor.
Parem de ser ranzinzas! rsrs
concordo plenamente Tain, sério,quando a Prim morreu, eu fiquei tão chocada que nem chorar eu conseguia, sei lá , me travou tudo, u não conseguia fazer nada…só engolir o livro, é claro,kkkk’
chorei muito depois que a Prim morreu, tambem concordo com o Renato, ficou muito : ‘O’ quando o Finnick morreu, foi tão trágico, ele deixou um filho pra trás…
chorei demais, kisses
Querido Renato,
Não gostar do fim da saga, ok! Chamar Suzanne Collins de faxineira, not ok!
Experimente escrever, montar um mundo inteiro e tentar fazer dele algo bom de verdade. Se você conseguir 1/3 do sucesso dela, parabéns, você pode falar mal da Suzanne, mas por enquanto, pelo menos eu não vou admitir.
PS.: Eu ia comentar outra coisa, mas chamar a Suzanne de faxineira me deixou meio nervosa. D13 staff, no fight from me.
Bem ,calma ele não disse que ela é faxineira mas que teve a impressão de foi a faxineira não a Suzanne que escreveu pq ele acredita que o final ficou um pouco fraco pro nivel do trabalho que a Suzanne apresentou nos outros livros.
Cara Leveled B.,
Se compreendi bem, o comentário do colega Renato refere-se à mudança drástica entre os dois primeiros livros e o terceiro. Mudança no sentido total mesmo, que engloba até mesmo o estilo literário da autora; a maneira como desenrolou o terceiro livro, o excesso de pormenores que tornou o livro lento e enfadonho até, pelo menos, metade dele. O modo como secundarizou o relacionamento dos personagens, priorizando a revolução em si, dando a estes personagens mero “arremate” no fim das últimas páginas.
Isso a torna uma péssima escritora ou o livro uma completa perda de tempo? Não. Mas uma análise crítica (sem pieguismos e idolatria) pode e deve ser feita.
Achei, aliás, que vc não deveria ter a pretensão de achar que deve ADMITIR ou não qualquer tipo de opinião aqui.
Discordo de grande parte do que vc disse, Renato (a parte do Gale e tudo o mais), mas compreendo e respeito a sua opinião.
Com a morte da Prim tive que parar de ler pq não conseguia mais ver as palavras de tanto que estava chorando, para mim foi o maior choque de todos. Seguido pela morte do Fin, e a tentativa de assassinar a Katniss do Peeta.
É uma das melhores sagas que já li. Sem dúvida!
Do 5 em diante pra mim foram os mais chocantes eu tive que ler varias vezes pra cair a ficha de que o Finnick tinha MESMO MORRIDO
ADOREI!!!
O momento em que descobri q eles iam voltar pra arena, a morte do Finnick e a da Prim foram as cenas que mais me chocaram na serie. Eu sou besta pra chorar com livros, e nesses momentos eu me acabei principalmente com pobre Prim. =,(
A morte da Prim, pqp como eu chorei com isso .-.
Sem querer acusar ou defender ninguém, não acho que houve mudança no estilo literário da Suzanne de um livro para o outro. Nem todos esperavam pelo desfecho de “com quem a Katniss vai ficar no final”, então não achei ruim o último livro não focar nisso. Afinal, não é uma história sobre o triângulo amoroso, e sim sobre a liberdade. Óbvio que o último daria mais importância à rebelião. E depois de uma guerra tão horrorosa, não dá pra ficar perdendo tempo com romances e “viveram felizes para sempre”, pois há traumas e um período de recuperação pelos quais os protagonistas têm que passar. Achei que Suzanne foi genial em toda a série.
Gostei muito da lista e quero aproveitar que um dos “choques” foi esse pra tirar uma dúvida: o fato da Katniss ter concordado em recomeçar os Jogos Vorazes foi realmente sincero? Porque quando eu li, eu entendi que ela tinha votado “sim”, mas quando ela mata a Coin, senti que ela tinha concordado apenas para ganhar um pouco da confiança dela pra ter a oportunidade de matá-la depois. Achei que ficou confusa essa parte. O que vocês entenderam?
Também não acho que mudou estilo não. Ela intensificou em Mockingjay tudo o que os livros anteriores tinham: a crueldade da Capital, o sadismo dela (lol), a escrita depressiva, as analogias com a nossa realidade etc, com exceção do romance, que é realmente segundo, terceiro ou quarto plano ali no enredo de toda a trilogia.
Me deixe bater palmas pra voc! *palmas*
Eu nem me lembrava se ela disse sim ou não, os choques me deixaram atônita, mas é muito cruel da parte da Katniss concordar, mesmo que seja só pra Capital. Coin era uma FDP como o Snow. Talvez você esteja certo, ela tava só fingindo, talvez não, os jogos e a queda da Capital mudaram muito a Katniss.
No final, eu acho, a Katniss era igual aos outros.
Concordo! A Morte de Prim foi o maior choque. Mas eu colocaria a cena que o Peeta enforca ela como 2º maior choque! Jamais imaginei isso!
Me too, eu tava mó feliz porque o Peeta voltou e de repente isso!
Eu entendo a insatisfação de alguns com o útimo livro a começar com o nome que deram no Brasil podiam ter só traduzido e deixado o tordo, e depois vem as mortes mas guerra em livro,mangá,novela fanfic etc soh eh guerra se algum personagem importante morrer,mas ai a escritora não se contentou com 1 matou vários,mas com essas mortes ficou todo mundo pensando que o final ia ser maravilhoso bla bla bla mais ai quando chega o final de A esperança a esperança de todo mundo acaba junto com o livro.Particularmente gostei do final foi a cara da Katniss, mas como a grande maioria fiquei com a sensação de que ficaram pontas soltas.
Tbm acho…..ficou muitas pontas soltas e acabou muito de repente…do nada.Mas o livro é otimo,melhor eu nao li.
Para mim esse seria meu Top 13 dos piores choques da série!Naum mudaria nada! Quando a Prim morreu, tive que ler 30 vezes para me tocar mesmo que ela tinha morrido!E o Telessequestrado me deixou chocada, pensei que o Peeta nunca voltaria ao normal!
Adoreii o top 13 =D
Esperando o próximo!
Beijosss
Ao meu ver a história é excelente mas a autora deixou a desejar no final.Finnick morrer de uma maneira tão irrelevante já foi um choque para os leitores, mas o final foi ainda mais impressionante pra mim. Em nenhum momento a autora deixa explicito que Peeta realmente volta a amar Katniss, que antes, parecia a única coisa que a Capital jamais poderia arrancar dele. No final, parece que os dois ficam juntos apenas para consolar um ao outro. Bom, mas de certa maneira até fiquei feliz.De um jeito ou de outro, sempre torci para que Peeta ficasse com Katniss.
Concordo e assino embaixo.
A morte da Prim foi um choque para mim mtmtmt grande, pq do NADA a Prim aparece por umas 3 linhas e morre de um jeito horrível e de quebra na frente da Katniss, e a morte do Cato foi muuuito dolorosa, mesmo ele sendo um dos vilões de Jogos Vorazes. Mas Monkingjay foi muito traumatizante para mim, pois eu estava, para começo de história lendo o final trágico e horrível na escola com a minha amg q tbm é fã e ela ainda não tinha acabado de ler, ai qnd a Prim morreu, eu “AI MEU DEUS, A PRIM MORREU” ai eu fiquei totalmente sem reação e chorando junto com a minha amg a morte de Prim… Mas quando eu descobri que os tributos iam voltar para a arena… A única garantia deles era que eles não iam voltar para o pesadelo deles ai BUM eles tem que lutar por sua vida num combate com pessoas mais capacitadas do que da ultima vez e eles não são mais tão novos. O mais novo fora a Katniss e o Peeta que foi para a arena novamente foi o Finnick, que tinha 24.
concordo plenamente contigo, meu deus, eu não consegui parar de chorar quando a Prim morreu, eu engoli o resto do livro chorando pelo que aconteceu, foi realmente muito chocante pra mim,muito mesmo, você me entendeu em tdo, kkkkk’
kisses
Neh? Mas eu já sabia q a Prim ia morrer graças a outra amg e essa minha amg q eu chorei junto cm ela tbm sabia e só estavamos esperando a hora q a Prim ia morrer mas foi mtmtmt pior que eu imaginava pow… A Prim pegando fogo? Foi pior q a do Finnick e a do Cato vei!
Realmente fiquei em choque, do tipo arfar e botar a mão na boca e ficar olhando para os lados esperando alguém me dizer que era mentira, com: A perna de Peeta, A morte de Finnick, a volta para o Hunger Games e Peeta estrangulando a Katniss.
Eu me sinto culpada até, mais não me lembro de ficar tão desesperada na morte da Prim, é lógico foi trágica, e eu como todos, gostava da garotinha. Mas eu estava em um estado mental frágil nessa parte, devido as outros acontecimentos do 3º livro, que eu já estava anestesiada, como se eu soubesse que tragédias ainda piores viriam. Não é novidade que Suzanne gosta de surpreender, e ela foi a autora que mais me surpreendeu na vida.
Eu tbm fiquei em choque quando Peeta falou do bebê! Peeta era demais.
Mas o que mais me chocou de vera, foi o final, tudo bem, eu estava trocendo bravamente pelo Peeta, e eu fiquei, não vou dizer feliz, mas aliviada com Gale foi pego lá pelos pacificadores, pq se a Katniss não ia ficar com Peeta, tbm não ia ficar com Gale. Eu sabia que o final não devia ser um mar de rosas, pq nem tudo na vida tem jeite, ainda mais se tratando de mortes, mas custava a Suzanne falar mais alguma coizinha, sobre o Peeta e a Katniss? MAs eu não achei que a Katniss ficou com o Peeta só pq não tinha o Gale. Não sei pq, mas ficou muito claro para mim, que ela amava muito o Peeta! Quem não amaria? Vou parar por aqui, pq se não vou escrever um livro sobre minhas opniões!uahushuah *_*
Posso estar imaginando coisas, ou ficando louca, mais no final do terceiro livro não fala que o GAle vai trabalhar ou fazer alguma coisa em outro distrito.? Por favor me esclareçam por que não me lembro com clareza dessa parte
filha, se toca! o livro diz q o Gale “arruma um emprogosinho bom no distrito 2…” nessas mesmas palavras… e sim eu AMEI o final do livro, diferente de muitos, pelo q vejo….
concordo pleamente no top 13 ^^
tudo foi realmente um choque!
mas o que eu mais odiei foi o sequestro do peeta!poxa eu gostava tanto do jeito dele!foi muito sem graça a personalidade dele ter mudado!e tambem odiei a morte de prim,caramba!a katniss fez tudo pra manter ela viva e a prim acaba morrendo!
otima lista !
Credo, lendo essa lista parece até filme de terror. hahaha Mas fiquei supresa por igual com a morte da Coin e com a morte da Prim. ;_;
Oláá!
Adorei o post Ju Mader.
Acho que a história tem vários momentos que deixam nós, leitores ansiosos, de queixo caído. Você retratou os 13 choques mais marcantes da história, mas aposto que cada leitor deve ter seu próprio top 13:
– Peeta aliado aos profissionais no Jogos Vorazes
– Rue
Mas a morte da Prim é a coisa mais triste que poderia ter acontecido, fato!
Concordo com o top13 e quanto ao final eu achei bom. Tipo algumas amigas minhas ficaram falando que merecia mais e tals, mas eu entendo. A morte da Prim foi horrível, mas não era de se esperar que em uma série como THG pudesse tudo voltar ao normal depois com a familia feliz né? Acho que mostra que nem sempre tudo vai sair como o planejado, mas que mesmo assim vc tem que saber que tentou. E quanto ao final entre Peeta e Gale, merecia um pouquinho mais de atenção, mas tudo bem afinal Katniss acaba o livro em um estado mental não tão bom. Ela fica atordoada e o unico que esta ao lado dela é o Peeta. O Gale nunca se sacrificou por ela, desde o primeiro. Ele arrumou emnprego e sempre gostou de estar a frente liderando. Sei lá, só minha opinião
cara pra mim o mais chocante foi o telesequestro do Peeta!
Quando a Prim morreu, eu quase joguei o livro pela janela! Fiquei com raiva da Suzanne, principalmente quando pensei que o Gale tava ajudando a Capital com aquele plano dele. Mas depois pedi desculpas ao livro e continuei a amar a série!
Pra mim o maior choque foi ver a Katniss pegando fogo de verdade!! Não esperava de modo algum quando estava lendo. Acho que todos esqueceram dessa parte, pois foi um choque também…
AVISO: SEI Q ESTÁ MT GRANDE, MAS NÃO LIGUEM, LEIAM, PLESE!!!!
Eu realmente fiquei muito deprimida com o terceiro livro, não por causa do fim, mas sim pq o começo me entediou muito, praticamente parei de ler o livro por um mês, lia muito pouco, e só voltei a devorar as páginas pq minha prima falou q não ia na estreia d JV comigo se eu não acabasse.
Sobre o desfecho amoroso,sempre preferi o Peeta, conheço ele melhor, estava mais presente nos livros do q o Gale, e ele e a Katniss tinham uma história juntos, eles dividiam uma dor de duas vezes em uma Arena onde eles achavam q deputariam sua vida em sacrifício a do outro ou vice-versa, eles tinham uma história juntos, um orgulho da vitória compartilhado, salvaram a vida um do outro diversas vezes e a Katniss se sentiu atraída por ele ao longo da saga, apesar de q pelo Gale também.
E agora sobre o assunto q eu deveria estar falando: O Top13 foi uma ótima ideia,mas eu inverteria a ordem se tratando d alguns elementos e mudaria outros.
VALEU GENTE, DESCULPA SE FICOU MT GRANDE!!
ESQUECI D FALAR SOBRE ISSO, FOI MAL DNOVO
A morte da Prim, do Finnick e do Boggs me deu vontade d jogar o livro na PRIVADA!!! Meu deus, a história aconteceu pq a Katniss não queria q a Prim morresse e acaba q ela pega fogo!!E o Finn?? Ahhh, me da ódio só d escrever!!! O Boggs, eu achava q ele ia acabar comandando Panem depois q a guerra acabasse, e, eu já imaginava, o 13 vencesse!
Sobre o Jv75, eu nem imaginava qual seria o tópico do 2 livro, como imaginaria isso??
Pra mim o Finnick vai sempre ser o MELHOR, ele e o Darius xD, né Belinha?
Tem razão Lara, mas, cá entre nós, o Cato também entra nessa listinha, né??
Bem, para ser sucinta, não vi nos comentário o que pra mim é o mais chocante… Os dois personagens principais acabam o livro queimados, mutilados e o pior; loucos.
Achei que a autora quis colocar como final do livro, que eles estão “vivos” e juntos, mas ao mesmo tempo questiona: á que preço?! O Capitol deu a eles um destino quase pior do que a morte. Ver de fora é facil, mas pergunto… Se tudo que me define fosse tirado de mim; corpo e mente, e sanidade…
Ainda seria eu?! Acho que não.
Um distino pior que a morte. Acho que esse é o ponto.
Obra literária Fabulosa!!
Imagino que todos nós concordamos que a morte do Finnick foi o momento mais traumatizante da série inteira. E o pior: como a morte dele foi “jogada” no meio das linhas, como foi tratada como algo completamente normal.
Acho que muita gente não entendeu o “espírito da coisa” ao ler os livros, a tal mudança da escrita do 1º e 2º pro 3º livro acontece pq a personagem-narradora da história muda também, ou seja a escrita acompanha o estado de espírito de Katniss, que passou por duas arenas, viu dezenas de mortes e estava correndo o risco de perder todos a quem ela mais amava depois das ameaças de Snow, além disso, Peeta estava em poder da Capital e, no meu entedimento, ela estava já estava apaixonada (sem mesmo ter certeza disso) por ele desde o 2º livro. Agora me digam, como poderia ser crível uma personagem passar por tudo isso e ainda só ter um coisa na cabeça: “com quem eu quero namorar: Peeta ou Gale?”. O único modo de tudo fazer sentido era a escrita ficar tão depressiva quanto a personagem e foi o que aconteceu. A morte de Prim foi bem colocada tbm, pois ela morreu por uma causa, não por um capricho da Capital, a mensagem era essa, que a morte dela não seria em vão e, é óbvio, que a Katniss estaria tão atônita que não narraria em detalhes a morte da irmã. Qdo lemos livros em 1ª pessoa temos que nos colocar no lugar da personagem, entrar na cabeça dela… ter me mente que só vemos o que ela vê e só sabemos o que ela também sabe, por isso fica essa impressão de “pontas soltas”. Pra mim não, acho os livros perfeitos no início ao fim, e “A Esperança” é o meu favorito.
Eu estava torcendo para que o Peeta ficasse com Katniss, mas odiei o final!!! a autora simplesmente deu um resumida… como se a Katniss esquecesse o Gale (melhor amigo dela) e ficasse com o Peeta… Eu tive a impressão que a autora não queria mais escrever o livro… Estava ansiosa para ver a reconciliação de Peeta e Katniss, mas isso não aconteceu!! Bom… adorei os livros… menos o final… faltou mais romantismo!!!