[Reportagem] A Sorte Está Sempre a Seu Favor

A reportagem mensal de fevereiro do D13 traz um texto publicado no site do jornal americano The New York Times em novembro de 2012. Ele fala sobre o aumento na procura de aulas de arco e flecha, especialmente por meninas, nos Estados Unidos e Canadá, por conta da protagonista de Jogos Vorazes, Katniss Everdeen. Esse número crescente de novas pessoas querendo praticar o esporte tem surpreendido os antigos praticantes e instrutores, uma vez que eles estavam acostumados a ver mais meninos e homens nas escolas que ensinam as técnicas do arco e flecha.

Além do crescimento do número de praticantes do esporte e da influência da protagonista dos livros de Suzanne Collins, o texto também fala da influência de outras obras da literatura, assim como do cinema e da televisão para que as pessoas conheçam e tenham vontade de praticar o arco e flecha.

O texto original pode ser lido aqui. A tradução vocês podem conferir abaixo.

A Sorte Está Sempre a Seu Favor

Por COURTNEY RUBIN | Publicado: 28 de Novembro, 2012

A instrutora de arco e flecha Patricia Gonsalves tenta agradar, então atualmente saem os alvos, entram os olhos de esquilos.

“Alguns anos atrás, se eu colocasse um animal como alvo, todas as garotas diriam, ‘Eca, isso é muito nojento,’” disse a Srta. Gonsalves, de Vancouver, Columbia Britânica, que passa horas pintando seus esquilos à mão. “Agora eu coloco e elas dizem: ‘Legal. Você consegue atirar uma maçã da boca de um porco que nem a Katniss?’”

Katniss, é claro, é Katniss Everdeen, a heroína portadora do arco na trilogia jovem adulta “Jogos Vorazes”. A guerreira de 16 anos, interpretada no cinema por Jennifer Lawrence, atira tão bem que ela acerta olhos de esquilos – e tão famosa que é o maior motivo das listas de espera para aulas de arco e flecha de costa a costa.

Na escola da Srta. Gonsalves, Academie Duello, as aulas lotam em menos de 24 horas do início das reservas, e a lista de jovens em espera é tão longa que é possível que alguns não consigam vagas por seis meses. O Conselho Recreativo Lutherville-Timonium no subúrbio de Baltimore tem uma lista de espera de mais de 100 crianças, com “três a quatro pedindo para serem acrescentadas diariamente,” disse o técnico, Ted Light.

E em Staten Island, os Victory Archers – cujo site exibe fotos de homens com cabelos grisalhos, anteriormente sua clientela mais típica – está cercado de tropas de escoteiras “todas falando de Katniss”, disse Joe Strcich, o secretário-tesoureiro do clube. Festas de aniversário de pré-adolescentes são eventos quase semanais, uma recente com um bolo de aniversário veludo vermelho com flechas feitas de alcaçuz e triângulos de chocolate. (O clube escapou dos estragos do Furacão Sandy e estava “de pé” no dia seguinte, disse o Sr. Stcich.)

Arco e flecha ganhou alguma popularidade com filmes no passado – a trilogia “Senhor dos Anéis” e várias versões de Robin Hood são sempre citadas – mas nada tão grande ou constante quanto a onda atual. E filmes nem ressoaram tanto entre garotas, que agora frequentemente aparecem para aulas com variações do penteado de trança lateral de Katniss.

“Katniss ajudou a dar um fator moderno ao arco e flecha que nunca houve antes,” disse Teresa Iaconi, a porta-voz do USA Archery, onde treina a equipe olímpica. “Sem desrespeitar Kevin Costner” – estrela de “Robin Hood: O Príncipe dos Ladrões” de 1991, ela acrescentou, “mas ele era um velho de calças justas.”

Desde dezembro de 2011, o número de membros individuais do USA Archery subiu 25%, enquanto o número de clubes quase duplicou, de 279 para 540. A organização está lutando para manter o ritmo com a demanda de instrutores; recentemente, parte de seu curso de certificação passou a ser online para acelerar o processo, disse a Srta. Iaconi. (A atleta olímpica americana Khatuna Lorig ajudou a Srta. Lawrence a se preparar com 15 aulas, mas ela subestimou muito o potencial efeito do filme no esporte. “Ela me contou que tinha dado aulas a uma atriz para ‘um filme aí sobre um livro de crianças,’” imitou a Srta. Iaconi, que depois riu. “Não fazíamos ideia do que viria.”)

Stacy Smith, 16 anos, de Smith Station, Alabama, tem lidado com caça a vida inteira. Ela achava que atirar com arco “era algo que meu pai fazia”, ela disse, até que viu Katniss. “Eu achei legal ela saber se proteger”, disse a Srta. Smith. Ela e três amigas finalmente deram uma chance ao esporte quando a Archery Connection em Phenix City, Alabama, ofereceu uma chance de ganhar um arco para quem acertasse o alvo usando um “arco da Katniss”, tecnicamente chamado de recurvo. Agora ela comprou o seu próprio e atira regularmente. “Parece que todo mundo que eu conheço faz ou quer fazer”, disse a Srta. Smith. (Umas 400 pessoas participaram do desafio da loja; um menino de 5 anos venceu.)

Lauren Tang, 14 anos, de Delta, Columbia Britânica, considerou o arco e flecha depois de ler a série, mas o esporte se tornou uma obrigação para ela depois de ver Katniss acertar a maçã na tela. “Se qualquer coisa acontecer, eu posso sobreviver na floresta”, disse Lauren, que participou de um acampamento intensivo de quatro dias com sua melhor amiga, Alli Petheriotis.

As vendas de arcos recurvos em tamanhos infantis mais que quadruplicou esse ano, disse Jim Belcher, dono da fabricante Sky Archery, localizada em Brighton, Michigan, especializada nesse arco tradicional. E as aspirantes a guerreiras não querem suas armas de 1,30m em rosa, como o Sr. Belcher oferece, mas com caveiras rosa. “Elas só querem a madeira zebrada”, ele disse, um castanho-amarelado bem clássico com listras em marrom escuro.

Garotas adolescentes não são as únicas devotas. Os arqueiros da vida real atraíram um número recorde de telespectadores nas Olimpíadas de 2012 (“Definitivamente um dos esportes destaque”, disse Adam Freifeld, vice-presidente de comunicação da NBC Sports). Garotas muito novas para poder ler ou ver o distópico “Jogos Vorazes” encontraram inspiração na Princesa Merida, a arqueira animada do filme da Pixar “Valente”, lançado em 22 de junho. Antes do fim de julho, lojas da Disney em todo o país esgotaram seus estoques de arcos de plástico de 20 dólares e copos com canudinhos de flechas, disse John Balen, o diretor de brinquedos das lojas.

Enquanto isso, os garotos parecem idolatrar o herói Gavião Arqueiro do filme “Os Vingadores” – para o pesar dos professores de arco e flecha. Enquanto Katniss e Merida estão em “incrível” forma, o Gavião Arqueiro de Jeremy Renner “é horrendo”, disse a Srta. Gonsalves, que acumulou um vídeo de 45 minutos de erros dos arqueiros de Hollywood Durante seus 20 anos de aula. “Se tentarem atirar como ele, vamos ficar o tempo todo resgatando flechas do teto.”

A loucura infantil pelos arcos também está trazendo adultos para o esporte.

Karen Seaman, chefe de marketing da cadeia de lojas Sportsman’s Warehouse, que vende equipamentos de caça em 16 estados, disse que ela comprou seu primeiro arco esse ano, para seu filho de 8 anos. “Vimos muitas mulheres fazendo isso”, ela disse. “É uma atividade familiar, longe do iPad por algumas horas.”

Mark Powers de Park Slope, Brooklyn, cuja filha Sophia comemorou seu aniversário de 10 anos com uma festa de arco e flecha para seis amigos em outubro, disse: “Eu achei que seria um desastre, mas foi pura diversão. Eu gostaria de voltar.”

Os programas de arco em punho não mostram sinais de acabar, com heróis atirando em pelo menos dois novos programas de televisão: “Revolution” da NBC e “Arrow” da CW. Srta. Gonsalves treinou a estrela Stephen Amell para “Arrow” e faz todas suas flechas à mão; ela também está sendo consultora de “Cult”, um programa da CW que ainda será exibido. A NBC Sports Network anunciou recentemente planos para “Nock Out”, um (aguarde) reality show sobre arco e flecha no ano que vem. (“Nock” é o encaixe da flecha na corda do arco.)

E a segunda parte da franquia “Jogos Vorazes”, “Em Chamas”, está prevista para lançamento em novembro de 2013. Em abril, o USA Archery – que anteriormente disse que tinha “descartado as esperanças de ter qualquer apelo em massa” – escreveu para agradecer à autora Suzanne Collins por levar o arco e flecha “de ‘homens de calças justas’ para os holofotes”. Ao que Alli Petheriotis, 14 anos, que nunca nem ouviu falar de Robin Hood, acrescentaria: “Ela fez parecer legal. E é legal.”

E vocês, já tiveram vontade ou praticam o arco e flecha? Vocês acham que a mesma situação está acontecendo aqui no Brasil?


Publicado

em

,

por

Comentários

2 respostas para “[Reportagem] A Sorte Está Sempre a Seu Favor”

  1. Avatar de Candida Desirée
    Candida Desirée

    Eu sempre quis aprender Arco e flecha, e é legal ver isso se popularizando por conta da Katniss e Jogos vorazes

  2. Avatar de Marcelo Mendes
    Marcelo Mendes

    Ok, Mas tomara que essa moda não pegue aqui no Brasil kkkkkkkk