Pergunte ao D13: O processo de escolha do elenco e a ajuda de Plutarch

Como divulgamos na última quarta-feira, o Distrito 13 está com uma nova seção semanal: o Pergunte ao D13, onde os visitantes enviam perguntas através do nosso formulário e nós respondemos  da forma mais completa possível.

Dando continuidade à seção, nossos editores selecionaram duas perguntas: uma sobre o final de Em Chamas e outra sobre o processo de seleção de atores em um filme. Confira as respostas em “continuar lendo”.

Enviem mais perguntas e até quarta-feira que vem!

Bem, no fim do livro segundo – Em Chamas – tudo acontece muito rápido dentro da ilha e não ficou muito clara a razão de haver importância no fato de a barreira ter de ser quebrada pelo lado de dentro. Se o próprio idealizador dos jogos estava ao lado dos rebeldes e tinha sob seu comando um aerodeslizador, por que não podia simplesmente desativar a barreira pelo lado de fora, poupando o trabalho de Katniss e dos outros???

Antes de entrar no jogo, os tributos que viriam a ser aliados de Katniss já foram auxiliados sobre o que deveriam fazer dentro da arena. E um dos auxílios era ser discreto – não expor as próprias intenções. Então, durante todo o jogo, os tributos aliados, Katniss e Peeta estavam sendo ajudados por Plutarch de maneira discreta, como pelo envio de pães ou do fio usado por Beetee. Para quem era um dos idealizadores do jogo, Plutarch não estava ajudando os rebeldes. Assim, caso ele subitamente ajudasse-os, Plutarch seria punido antes mesmo que pudesse realizar algo. Então, a barreira deveria ser quebrada pelos tributos e, durante a explosão, Plutarch entraria e tiraria todos dali o mais rápido possível, antes que a Capital pudesse entrar em ação.

[separador]

Quanto tempo demora para algum ator ser confirmado em um filme? Como é o processo?

Bom, o processo de escolha do elenco de um filme passa por diversas etapas. Antes de tudo, não há como sondar ator nenhum sem um roteiro, mesmo que preliminar. É o conjunto entre roteiro e as necessidades identificadas pela equipe de casting que dá o pontapé inicial para a seleção.
A equipe de casting deve definir em conjunto com o diretor do filme e os produtores as características procuradas para o personagem: tipo físico, tom de pele etc. Tendo isso delimitado, inicia-se a fase de sondagem, que pode ter duas vias distintas. A primeira é buscar junto a agências de talentos atores e atrizes que tenham essas características e começar uma triagem de books, que mostrarão o tipo físico do pessoal interessado. Com uma seleção de pessoas que se enquadrem no tipo procurado, inicia-se a fase de testes. Esta fase pode se dar ou por meio de envio de vídeos ou de testes in loco, em que os candidatos mostrarão a sua capacidade de atuação. Aqui, é comum se utilizar passagens de roteiros de outros filmes e peças de teatro ou mesmo algum tratamento inicial do roteiro do filme em si. Esse tipo de sondagem é o mais “pesado”, uma vez que envolve várias fases de testes e entrevistas com a equipe de casting, e os atores ficam sempre inseguros sobre a sua performance.

Os atores que mais chamarem a atenção da equipe de casting poderão ser chamados para uma segunda rodada de testes, em que discutirão sua visão sobre o personagem e poderão fazer testes de câmera e/ou testes de “química”, em que contracenarão com outros atores do filme. Dois exemplos disso se dão com Josh Hutcherson: ele chegou à fase final de seleção para viver Peter Parker em O Espetacular Homem-Aranha e, como o filme exigiria muito do físico do ator, a equipe de casting achou necessário fazer um teste de câmera, em que Josh já participou de uma coreografia de luta. O segundo exemplo se deu com Jogos Vorazes mesmo. Quando só Jennifer Lawrence estava escalada para o filme, o diretor Gary Ross e a equipe de casting preparou um teste entre os principais candidatos para interpretar Gale e Peeta em cenas com Katniss. Assim, eles puderam testar a “química” em cena entre os atores e chegar à melhor escolha possível.

A outra via possível é entrar em contato diretamente com atores que interessem à equipe de casting. Nesse caso, envia-se uma cópia do roteiro preliminar do filme e uma pequena descrição sobre o personagem e o que se espera do ator – qual a importância daquele personagem, quanto tempo mais ou menos se exigiria na agenda dele etc. Se o ator se mostrar interessado, irá para a fase de conversa com a equipe de casting, os produtores e o diretor do filme. Foi isso que aconteceu, por exemplo, com a escolha de Philip Seymour Hoffman para o papel de Plutarch.

Por qualquer uma das vias, tendo a escolha da equipe de casting e o interesse do ator, se dará a fase de discussão do contrato. Nessa fase, os grandes protagonistas são os agentes dos atores e os produtores do filme, que irão discutir valores, datas e outras cláusulas necessárias. Essa fase pode levar várias semanas, uma vez que envolve dinheiro e todos os pormenores da produção.

Com o contrato enfim assinado, o estúdio pode fazer o anúncio da contratação. No exemplo de Philip Seymour Hoffman, entre a oferta da equipe de casting de Em Chamas (que se deu no dia 11 de junho) e o anúncio da Lionsgate sobre a escolha (que aconteceu no dia 9 de julho), tivemos um período de praticamente um mês. O mesmo aconteceu com Jena Malone, escolhida para o papel de Johanna: o contato inicial foi em 25 de junho, e o anúncio em 23 de julho.

Isso quer dizer: tenham paciência, pessoal. Sabemos que muita discussão tem sido gerada em torno de outros nomes do elenco (em especial Finnick), mas é um processo complicado e demorado, e o anúncio final pode levar ainda algumas semanas.


Publicado

em

,

por