Há uma grande curiosidade por parte dos fãs de Jogos Vorazes sobre a estrutura de Panem e como ficou o mapa do país após a destruição dos Estados Unidos e todos os desastres naturais descritos nos livros. Assim, algumas pessoas começaram a propor sua visão sobre o que seria o mapa e isso gerou uma grande discussão. Até que em fevereiro de 2011, duas pessoas postaram no Livejournal um estudo fantástico sobre tudo o que sabemos da geografia de Panem e criaram uma teoria para a distribuição dos Distritos e a Capital. E agora o Distrito 13 traz a tradução desse estudo para vocês, com autorização dos autores. Thank you very much, aimmyarrowshigh and badguys!
Atenção: o texto abaixo possui referências a A Esperança.
A decadência da América do Norte e o Nascimento de Panem
Então, enquanto esse mapa é incrível:
Pensamos assim, mas supostamente Panem é a América do Norte, não só os Estados Unidos. Enquanto partes do Canadá e México certamente poderiam ser submersas no caso de um desastre natural ou bombardeiros extremos ou o que seja, é ilógico ignorá-las completamente.
Ainda é irritante não mostrar os Distritos em nenhum tipo de ordem numérica ou lógica; por que o D10 seria vizinho do D7, D5 e D2 e por que o D9 separaria o D5 e o D2?
Então pensamos, EI, VAMOS FAZER UM MAPA DE PANEM!
América do Norte
Bem auto-explicativo.
Então, aí está a América do Norte. Agora, assumindo que parte da destruição da estrutura moderna o nascimento de Panem foi causado por um desastre natural cataclísmico, essas são algumas supostas previsões geográficas pós-apocalípticas deste continente.
O primeiro não funciona com a Panem de Collins porque a separação continental impede a Capital de ter qualquer comando lógico sobre a América Leste (D12, D13 etc) e o segundo não funcionaria porque afunda as áreas do D11 e D12.
Afundando a América do Norte
Essa foi minha primeira tentativa de afundar a América do Norte.
Escolhi centralizar parte do cataclismo no Golfo do México como uma mudança tectônica e movi a Península de Yucatán, em vez de afundá-la. Boa parte disso é porque eu ♥ Finnick/Annie e queria que eles tivessem uma pequena ilha para a Aldeia dos Vitoriosos do D4. Além disso, não altera em nada a topografia de nenhum outro Distrito, então ei! 😛
Enchentes
Apesar de plausível, não era realmente definido pra mim. badguys disse que haveria uma enchente natural em Sierra Nevadas e, provavelmente, no Grand Canyon. ( Incidentalmente isso virou uma longa discussão sobre o rio Mississipi ser o da represa que se rompeu nos 70° Jogos, mas isso não é realmente pertinente!)
Então, afundei de novo o continente.
Posicionando os Distritos
Aqui está o que sabemos.
- A Capital é em Denver.
- D12 é nos Apalaches.
- D11 faz fronteira com o D12, é um dos maiores distritos, fica ao sul do D12 e é primariamente usado para cultivar grãos e produzir.
- D10 é primariamente usado para criação de animais. Eles NÃO processam carne no D10. Entretanto, para alimentar toda a nação, o D10 tambe’m deve ser um Distrito bem grande.
- D9 processa comida para a Capital e as tésseras; por isso, provavelmente faz fronteira com os Distritos produtores de comida (D4, D10, D11).
- D8 produz e trata tecidos e é um Distrito de fábricas. É POSSÍVEL chegar ao D12 do D8 a pé em algumas semanas/meses. Então, não atravessa uma grande faixa de água.
- D7 se especializa em madeira. Provavelmente é grande. Não tem nenhum papel no processamento de comida ou manufatura.
- D6 trabalha perto da Capital na pesquisa e manufatura de drogas (morfináceos, remédios). Deve ter relações fortes com o D5 na produção de bestas.
- D5 é totalmente dependente da Capital, então provavelmente fica por perto, e é especializado em pesquisa genética e manipulação. Por causa da necessidade de pensamento criativo e intelecto, deve ser um Distrito menor pra ser mais fácil de monitorar e controlar.
- D4 é o oceano. Tem papel na produção alimentícia. É muito grande. É um Distrito de Carreiristas, então deve ser perto da Capital e ter certa auto-suficiência, mas não o suficiente para não ser leal. (Tirando isso, D4 = perfeição)
- D3 tem ligações muito próximas com a Capital e trabalha com eletrônicos e tecnologia. Deve ser pequeno, a Capital pode monitorar de perto suas mentes científicas. Não tem papel na manufatura ou processamento de alimentos.
- D2 é especializado em armamentos, é o Distrito mais leal 9porque a Capital precisa manter seus especialistas em armas felizes, né?), e não tem papel na produção de comida. D2 também trabalha em alguns elementos de mineração e treina Pacificadores. A ferrovia de Panem é facilmente acessada no D2.
- D1 produz artigos de luxo para a Capital – INCLUINDO ter uma mina de Diamantes. Kelsey Lake Diamond Mine é uma mina de diamantes em Colorado, EUA. Fica localizada no Distrito de State Line Kimberlite, perto da fronteira com Wyoming.
- D13 é especializado em energia nuclear, faz fronteira com D12, é visível e acessível a pé do D12, e fica ao norte de West Virginia. Three Mile Island era na Pensilvânia, e provavelmente manteve um reator nuclear ou foi reativado. D13 é pequeno, mas poderoso e cercado de floresta. É auto-suficiente.
Então, sabendo disso, a localização mais lógica dos Distritos não era em pedaços exatos pelo continente, mas uma espiral áurea.
Espirais áureas são difíceis no PS4
Capital = bom. D1 = bom. D2 = bom. D3 = GRANDE DEMAIS. Girei a espiral áurea mais 90°.
Adicionando o Distrito 4
Girar a espiral áurea ajudou. D4 está gigantesco e ficou tudo bem viajante.
Panem?
Então, essa foi a primeira tentativa de D1 – D7 (e a Capital). D7 funciona bem seguindo a antiga fronteira EUA – Canadá, porque, bem, madeira, e faz sentido que a produção nacional de madeira seja em um Distrito maior. Entretanto, o problema com esse D7 é que ele não deixa espaço para o D9 fazer fronteira com o D4, desloca o D8 na espiral áurea e tira boa parte da área potencial do D10 e D11.
Ehhhh… não. Isso está terrível. Particularmente a área dos D8/9/10/11.
Hora de fazer outro rascunho!
O nascimento de Panem
Tirar as áreas sem litoral do D4 ajudou muito. O D9 agora tem uma fronteira decente com todos os Distritos de manufatura de alimentos, D11 é o maior em território, D10 tem espaço para criar animais para a nação inteira e o D7 tem um tamanho mais fácil de controlar para os Pacificadores. E tudo parece finalmente semi-ok na espiral áurea proposta.
Um mapa funcional de Panem!
Acrescentando a ferrovia
Tentei fazer a ferrovia seguir (mais ou menos) a espiral áurea, pelo menos pra conectar os Distritos relacionados (C/1/2/3, 4/9/10/11). Por causa das Turnês da Vitória, a ferrovia liga só ao quartel-general/cidades-capitais. A ferrovia para o D13 foi destruída.
Mapa final (clique para ampliar):
Deixe um comentário