Distrito 13

Destaques

  1. Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Saiba o que a imprensa internacional achou do livro!

  2. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes: Novo livro ganha título e capa no Brasil

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes ganha título e capa no Brasil

  3. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes vai virar filme!

    A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

    Novo livro de Jogos Vorazes vai virar filme!

Arquivo de notícias

O que podemos observar nos pôsteres de Jogos Vorazes

Na última quinta-feira, fomos surpreendidos com o lançamento de oito pôsteres individuais do filme baseado em Jogos Vorazes. Já sabíamos que a divulgação do filme estava prestes a começar, dadas as novidades dentro da Lionsgate na área de marketing.

Entretanto, ao selecionar alguns dos principais sites de entretenimento do mundo para cada um liberar um pôster, o estúdio mostrou a força que o filme já tem junto à mídia e provou aos fãs que sabe exatamente o que está fazendo. Então se nós estávamos começando a ficar preocupados em relação à divulgação do filme, podemos nos acalmar sabendo que está tudo nos trilhos.

Voltando ao tema deste artigo, a seleção dos oito rostos que apareceriam nesse primeiro “acesso” ao filme é bastante curiosa. Elevaram alguns personagens que inicialmente não parecem ser tão importantes assim e deixaram outros de lado. Quais serão as motivações da Lionsgate em relação a isso? Qual foi o padrão seguido e o que podemos subentender de cada uma das imagens divulgadas? Pretendo fazer aqui um pequeno levantamento sobre esses aspectos e como eles se relacionam com o teaser poster que vimos em julho. Vamos lá?

    

Primeiramente, tratemos os pôsteres de forma geral. Todos seguiram um padrão bem simples: um personagem por pôster, posicionado de perfil e mostrando apenas a cabeça e o torso em um fundo preto e pouca iluminação, que por sua vez destaca apenas alguns detalhes no rosto e nas roupas. Na parte de trás da cabeça de cada um entra o seu nome e a marca do filme, com endereço oficial, dados do estúdio e data de lançamento. Posicionados lado a lado, os personagens parecem formar uma fila, quase como na Colheita. E todos estão virados para o lado esquerdo, todos com a exceção se Katniss, que está posicionada de forma a “encarar” os demais.

É um padrão bem simples e que inicialmente pode não chamar muito a atenção de quem não é fã da série. Tanto é que podemos facilmente encontrar em sites de cinema comentários dizendo que os pôsteres não revelam nada e só fazem mudar o rosto dos personagens. Eles não fazem o espectador se relacionar com aqueles personagens, no máximo associar o rosto ao nome. Ou seja, os pôsteres foram feitos para tranquilizar os fãs, e aí já temos a primeira noção do tratamento do estúdio em relação ao público.

   

Desde o início da produção do filme, todos os envolvidos fizeram e fazem questão de dizer que os fãs não vão se decepcionar, que o filme está fiel ao livro e que não há nada a temer. É interessante perceber essa preocupação do estúdio, uma vez que a postura normal em relação a adaptações é admitir que há, sim, um público certo formado pelos fãs, mas que eles não são prioridade. Filmes assim dificilmente são feitos pensados nos fãs, mas sim em uma demanda comercial e espectadores comuns. É o caso de séries como Harry Potter, As Crônicas de Nárnia e Percy Jackson. Direcionar a divulgação inicial para os fãs é algo raro e bem curioso. Não só os pôsteres dos personagens, mas a prévia exibida no VMA também não diz muito pra quem não leu os livros.

Certo. Então a primeira coisa que precisamos saber é que só os fãs entenderam os pôsteres e que era essa mesmo a intenção da Lionsgate. Agora, por que eles escolheram justamente esses personagens? Por que temos Cato e até mesmo Effie e não vimos o Presidente Snow e Prim, por exemplo? Acredito que foi uma escolha muito inteligente e pensada para intrigar os fãs.

Temos quatro tributos, três pessoas da equipe de apoio e o melhor amigo da protagonista. A escolha do trio principal é óbvia e vem pra mostrar que Gale terá, mesmo, uma importância muito maior no filme do que no livro. Rue atua como o ápice emocional da história, como a personificação de Prim dentro da arena – e isso já explica o porque de optarem por não colocar a irmã de Katniss nessa “leva”. Haymitch é o paradoxo em pessoa  e absolutamente essencial para o desenvolvimento da trama, assim como Cinna, e Effie deve atuar como um apoio humorístico ao primeiro. Agora… Cato? Será a necessidade de mostrar um vilão, de alguma forma?

Isso nos leva a interpretar as imagens individualmente. Podemos supor certas características apenas pela caracterização e a postura de cada personagens.

A primeira pessoa que precisamos prestar atenção é justamente a protagonista da história, Katniss. Sabemos que ela é uma caçadora e, como tal, possui marcas que a equipe de preparação faz questão de tirar quando ela é oficializada como um tributo dos Jogos Vorazes. Os tributos são tratados como estrelas e tem a pele “alisada” e todos os pelos do corpo tirados. Katniss aparece quase como uma boneca no pôster, com apenas um traço que realmente a identifica: sua trança. O olhar indiferente frente à situação para evitar maiores problemas também está ali. E ela utiliza a roupa da arena, que já vimos em outras ocasiões. Podemos notar também que o broche foi propositalmente ocultado, talvez para evitar a repetição do elemento na imagem. E o fato mais importante da imagem é mesmo a posição de Katniss. Sabemos que o fato é intencional, mas por quê? Será para destacá-la dos demais e mostrar que ela é a protagonista? Ou será mesmo a sensação que ela tem durante a história de estar sempre sozinha e enxergar os demais como uma ameaça à sua sobrevivência?

Em seguida temos Peeta, o segundo personagem mais importante do filme e que vai de oponente a parceiro de Katniss durante a história. Ele também utiliza a roupa da arena – sem o casaco, apenas a camiseta -, conforme já vimos em fotos anteriores. O primeiro fato a se destacar é o cabelo loiro de Josh, que já foi motivo de preocupação por parte dos fãs, mas que mostra que fizeram um bom trabalho. Peeta aparece com um olhar de descrença, preocupação, beirando o desespero. No livro, ele nunca esconde seus sentimentos e se mostra uma pessoa sensível e vulnerável à chacina dos Jogos. Uma de suas falas mais importantes é “Não quero que eles [idealizadores dos Jogos] mudem meu jeito de ser na arena. Não quero ser transformado em algum tipo de monstro que sei que não sou.” e acho que ela está bem representada nesta imagem.

O terceiro personagem é Gale, melhor amigo de Katniss e seu parceiro de caça. No teaser trailer temos a fala “Você sabe caçar. Mostre a eles o quanto você é boa”, enquanto ele tenta tranquilizar Katniss sobre a sobrevivência na arena. Gale é sempre visto com uma pessoa séria e sua preocupação com a protagonista é evidente na imagem, com sua expressão fechada.

 

 

Haymitch é o mentor de Katniss e Peeta na arena. Um ex-campeão dos Jogos que é obrigado a ver, todos os anos, seus tributos morrerem na arena e se entrega ao alcoolismo. Ele dificilmente é visto sóbrio e constantemente ameaça e provoca a Capital. Paradoxalmente, ele aparece como uma pessoa da capital, com cabelo longo, barba bem cuidada e terno. É uma grande ironia que reflete sua personalidade e nos dá uma visão do que esperar da caracterização de Woody Harrelson. Em uma entrevista recente, o ator disse: “Eu não queria que ele fosse mostrado como um vagabundo qualquer da rua só por ele ser um alcoólatra. Portanto, há coisas que vão contra a expectativa de como parece uma pessoa acabada”. Isso explica muita coisa, né?

 Effie aparece como a personificação da Capital na realidade do Distrito 12. No livro, ela aparece com uma peruca cor-de-rosa, que no filme parece ter sido substituída por um rosa bem claro, beirando o branco. O rosa, entretanto, está em todo lugar: no enfeito de cabelo, na roupa, no batom, em volta dos olhos… isso em contraste com a maquiagem branca do rosto, que chega a lembrar um palhaço. Por fim, Effie carrega uma expressão de arrogância e orgulho em relação aos Jogos. A escolha dela para o pôster deve ser para realmente mostrar as extravagâncias da Capital em oposição à normalidade dos tributos e dos distritos.

Cinna é outro personagem da Capital, mas ao contrário de Effie, aparece como uma pessoa normal. Ele é o grande responsável pela imagem de Katniss nos Jogos e, ao contrário dos outros personagens da Capital, é extremamente consciente de toda a situação que Panem vive. O pôster dele aparece aqui por motivos óbvios, que vão desde a importância do personagem até a necessidade de mostrar aos fãs que a escolha de Lenny Kravitz para o papel não foi equivocada. O delineador dourado, cabelo curto e a roupa extremamente elegante compõem o Cinna que a maioria de nós imaginava, mas que ninguém esperava que fosse dar certo. Sugiro que observem com atenção a roupa, pois este traçado e os cortes dela provavelmente terão semelhanças com o visual da “garota em chamas”.

 

Rue é a única personagem que aparece olhando para baixo, em um sinal de fragilidade. Ela é o tributo mais novo na arena com apenas 12 anos de idade e, assim, se torna um alvo fácil. Sua inocência fica evidente com a iluminação da imagem, já que seu rosto é, ao lado do de Katniss, o mais iluminado entre todos os pôsteres. A cabeça também aparece em um nível inferior aos demais, mostrando quão mais nova e pequena ela é.

 

 

Por fim, temos Cato, que é o real oponente de Katniss na arena. Ele é um tributo carreirista, ou seja, treinou a vida inteira para participar dos Jogos Vorazes e demonstra total confiança em si próprio. Essa confiança fica bem clara no semblante tranquilo dele e no cabelo desarrumado, demonstrando provocação. Ele aparece com uma camiseta vermelha com o mesmo corte da de Peeta. Será que os tributos de cada Distrito terão uma cor própria?

 

Agora fica a dúvida: quando teremos pôsteres de outros personagens? Fica óbvio que esses não podem ser os únicos, uma vez que temos mais outros 20 tributos e outros personagens importantes. Prim, Snow, a equipe de preparação…  quem virá a seguir?

Outra coisa que precisamos destacar é como esses oito pôsteres se associam ao teaser, aquele que há apenas o broche do tordo pegando fogo. O mesmo fundo preto, sem muitos elementos sobrecarregando a imagem. Se colocados lado a lado, quase temos a impressão de que a fonte de luz que ilumina o rosto dos personagens vem justamente do broche em chamas. Curioso.

Mas e vocês? Quais foram as suas impressões sobre os pôsteres? O que será que a Lionsgate anda aprontando e quais serão os motivos de terem escolhido justamente esses oito?

31 de outubro de 2011 às 15:00
16
Comentários
  1. Uma das minhas curiosidades é sobre o Gale, quero ver como vão fazer ele ter mais importância no filme. Será que ele vai narrar algumas passagens ou será que só colocaram aquela narração no teaser por que é a despedida dele e da Katniss?
    E esse porter do Cato ficou meio macabro, olhando bem nos olhos dele a gente vê apenas uma escuridão, sem luz nenhuma..

    • Bianca disse:

      Eu acho que o Gale vai ter muis importancia no filme do que no livro. Como por exemplo as reação dele ao ver Katniss e Peeta juntos.

  2. Guilherme Guerra disse:

    Realmente adoro quando a Mariana faz essas análises. Li todo o artigo sorrindo e pensando: “Puts, é verdade”. Genial.

    Creio que o pôster da Katniss seja o único diferente pois se colocarmos as imagens juntas, todas olham diretamente para Katniss, a protagonista de toda a trilogia.

    É evidente também a ausência de nomes no pôster da Katniss, já que a Jennifer Lawrence foi indicada ao Oscar 2011. Aposto que diversas produtoras aproveitariam esse nome da atriz. Mais uma vez uma jogada para acalmar os fãs, mesmo após o sneak-peek.

    Sobre o pôster do Haymitch, foi um dos que mais me surpreendeu positivamente, perdendo apenas para Effie. O pôster do bêbado e esculachado mentor do Distrito 12 é sutil e diria até mesmo delicado. O Haymitch, pelo que percebi lendo os livros, é um personagem depressivo. Afoga suas mágoas bebendo e bebendo. Quem leu Mockingjay sabe que não é muito normal um tributo voltar da arena são. E não é exceção com o Haymitch. E parece que Woody Harrelson pegou justamente isso. Eu simplesmente adorei.

    O pôster do Cinna me surpreendeu. Passei o Rock in Rio inteiro tentando imaginar o Cinna no lugar do Lenny Kravitz cantando e simplesmente não conseguia. Não via característica alguma. Com o pôster, porém, percebi algo que acredito que o Kravitz faça extremamente bem: passe calma, confiança. E foi isso que o pôster me passou, uma espécie de mensagem: “Deixa comigo, o seu querido Cinna está bem. Sei lidar com ele”.

    Gale está ótimo. Não gosto do personagem (no sentido bom, por favor) e também não me simpatizo com o Liam Hemsworth, porém nas fotos que saíram e no pôster, parece que se encaixaram perfeitamente.

    Quanto aos tributos, nada que me surpreenda. Peeta não me surpreendeu, Rue nem Cato. Não que estejam ruins, mas talvez era isso mesmo que eu esperava de todos eles. Sobre o Peeta, algo eu venho percebendo há um tempo: cada foto em que ele aparece a tonalidade do cabelo dele tá diferente ou são meus óculos que andam velhos?

    E, por último, Effie. Ô sua linda. Acho a Effie tão ingênua, tão fútil, tão… normal. E o pôster dela é exatamente isso. O olhar ingênuo está lá, a futilidade exagerada nas ruas idem, e, como os que parece ser diante a população da Capital, está normal. E mesmo assim foi um baque enorme ver o seu pôster.

    Enfim, estou esperando mais material da Lionsgate, porém mais confiante e calmo do que estava anteriormente. Acredito que vá ser um ótimo filme.

  3. tamis disse:

    A primeira vez que eu vi os pôsteres quase tive um ataque epilético. Mas depois eu parei pra analisar algumas coisas, e concordo com quase tudo que foi dito.
    Ou tudo.
    O que mais me surpreendeu foi Cinna. Eu realmente não acreditava que eles usariam um detalhe tão simples quanto esse no personagem. E o poster dele só fez minha expectativa subir.
    Quanto ao Peeta, eu acho que nas outras fotos dele, ele estava mais “sujo”. Talvez isso explique seu cabelo que está mais claro. O que me acalmou mesmo foi ver que até a sobrancelha está numa tonalidade boa. Embora eu adore o Josh de qualquer maneira, e confie no trabalho dele.
    A Effie e o Haymitch estão ótimos. Adorei essa versão séria dele. Para quem leu, chega a ser irônico. Entretanto eu sempre imaginei o Haymitch como alguém triste, não só um bêbado. E eu adoro o personagem. Ele na minha opinião cuidou mais da Katniss, do que a mãe dela. (Meu ódio pela mãe dela é enorme).
    Gale está bom. Não simpatizo com o Gale. Ele é uma boa pessoa, mas ele não chega a ser cativante. Para mim, pelo menos. Não é porque ele é “o melhor amigo apaixonado”, é porque eu acho ele sem sal.
    O Cato parece que foi mais uma estratégia para nos deixar intrigados, curiosos. E funcionou.
    A Rue ficou boa também. Me deu um aperto no coração, ela parece tão frágil nesse poster. É como se eu quisesse abraçá-la. E por fim, a Katniss não me surpreendeu tanto. Já esperava algo assim. Mas continua ótima.
    E Ufa, desabafei.

  4. Aline Oellers disse:

    WOW!
    Mari, você sabe que eu fico speechless com essas suas análises minuciosas!
    Ficou show! Parabéns! Quem tem talento realmente se estabelece, se destaca e se diferencia do resto, né? 😉
    Ah, e preciso desabafar! Vai ser um privilégio ver o filme ao seu lado! =D

  5. Iris disse:

    Essa análise ficou ótima. XD haha Eu acho que o Cato aparece porque eles sentiram a necessidade de mostrar tributos que não tenham tanto destaque na trama. Sinto falta da Prim nesses posteres, mas amei o poster da Rue. Eu acho o Peeta com muita cara de bléh nesse poster, acho que é quem ficou com uma expressão menos marcante. E não é pq eu sou Team Gale, até pq já disse que pouco me lixo pro romance e eu gosto do Peeta apesar dos pesares, mas acho que faltou força na expressão dele.

  6. tamis disse:

    Comentário inútil mas, só eu acho o sobrenome do Gale parecido com o do Liam?
    Quer dizer, eu não consigo falar nenhum dos dois.

  7. Ótima análise, realmente o aparição do Cato deve ter sido pela necessidade de um “vilão” físico, pois neste primeiro livro o verdadeiro vilão são os Jogos, certo? O pôster da Rue ficou ótimo, ela de cabeça baixa passa um ar de tristeza e fraqueza, eu amei.
    Acho que não colocaram o Snow porque ele aparece só bem no finalzinho do primeiro livro né? Não sabemos se vai ser assim no filme, mas ele só começa aparecer com frequência mesmo no segundo livro…
    Adorei o post, continuem assim!

    Anderson, Hooked for Books

  8. Ju Mader disse:

    Lendo esse texto eu comecei a pensar “Cara, não tinha pensado nisso!” Sensacional!hahahahaha

  9. Maurilio Santos disse:

    Eu realmente adorei todos os pôsteres, principalmente o da Effie, que mesmo surpreendendo a todos com o cabelo esbranquiçado, fez com que a personagem realmente ficasse marcada. Eu senti falta de um pôster da Prim… Ela tem um papel fundamental em toda a história, relembrando a Katniss porque ela deve vencer, logo, acho que um último poderia ser destinado a ela.

  10. Gabriella disse:

    Os pôsteres realmente estão incríveis, mas o que eu dei mais atenção foi o da Katniss e do Peeta.Concordo com algumas pessoas, eu esperava mais do pôster dela porque ela sendo a personagem principal deveria ter algo mais diferente na foto.E do Peeta foi em 2 lugar o que eu mais gostei, porque como a Mariana disse ele está com um olhar de preocupação e descrença, o olhar meio que mostra a personalidade do Peeta.
    Teve apenas um pôster que eu senti realmente falta que foi do Presidente Snow, por causa que ele é o grande causador, a pessoa que inventou os Jogos Vorazes então ele não poderia ficar sem um pôster, e também porque afinal de contas ele inventou os Jogos Vorazes e se não fosse os Jogos nem existiria o filme.
    Bom essa foi minha opinião e também queria parabenizar o site que é MUITO BOM e que continue assim.
    E rezar para o dia 23 DE MARÇO DE 2012 chegar para ver nossos queridos atores, fazendo esse filme que com certeza vai ser MARAVILHOSO!

  11. ariella costa disse:

    nossa, tudo que eu sinto é que eu fiquei morrendo de ódio da peruca da effie! imagina, era pra ser rosa! rosa! e não branca, eu imaginava a effie como uma mari moon sabe, não como uma… artista de circo du sollei!
    e falando mais, eu não gosto do queixo do peeta, eu imaginava ele mais jovem, com traços um pouco menos exagerados, digo o mesmo para o cato, sabe, no começo do livro eu queria que ela ficasse com o cato, depois com o peeta, depois com o cato, e assim vai, nunca me decidia, mas acho que depois dessa sou team.. team sei lá vai, ainda não me decidi, kkkk
    olha, só estou falando de futilidades né?, então vamos ao assunto sério…
    eu acho que a katiniss deveria fazer um olhar mais ameaçador, o peeta um olhar mais macho, o cato um olhar mais misterioso e a acho que o haymitch deveria ser mais, mais bêbado! eu não concordo em colocar humor no personagem, era pra ele ser bêbado, depressivo e acabado! era pra ele ter um cabelo mais curto e grisalho, e era pra ele estar com uma camiseta suja de vomito, é assim que eu acho e pronto!
    kkkk amei o post, vc posta muito bem mesmo, amei!

  12. Fernanda P. disse:

    Adorei a analise, muito boa, parabéns!

  13. Lunna disse:

    Nossa, nunca tinha realmente pensado deste modo! Fiquei realmente chocada com o que você concluiu, e concordo com tudo, rs. Tudo se encaixa perfeitamente! *——-*

  14. Afonso Lopes disse:

    Mano, que análise f*da. Gostei muito meo.

    Tudo que eu lia eu ia clicava na foto e falava “CARACA, é mesmo”.
    Adorei todos os posteres. E por mais que eu queira ver logo o do Snow, acho que não deveriam lançar poster dele para o filme de Jogos Vorazes, e sim no Em Chamas ou em A Esperança, acho que ele tem um papel “mais importante” nesses dois.
    E no caso da Prim, acho que o da Rue no “lugar” ficou ótimo pois, na Arena a Rue é a representação de Prim no Jogos sl. (O da Rue ficou ótimo muito triste, e como a Tamis disse, dá vontade de abraça-la e falar “Vai ficar tudo bem Rue” rs.)

    Enfim, tudo muito bom. O site inclusive, a analise e é isso.

    (Cadê Março que não chega ? Aff. KKKKKKKKKKK)

Últimas notícias
18/08/2022 às 12:53

Snow e Lucy Gray observam tordos na primeira foto oficial de “Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes”

Pouco mais de um mês após o início das filmagens, já temos a primeira imagem oficial de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes. Clique aqui para visualizar a still em HQ! Na foto, divulgada com exclusividade pela Vanity Fair, Coriolanus Snow (Tom Blyth) e Lucy Gray Baird…

18/08/2022 às 12:46

“Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes” já tem data de estreia nos cinemas; veja o primeiro teaser

Habemus data para voltar! Conforme anunciado em abril pela Lionsgate, 17 de novembro de 2023 é a data de estreia de Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes nos cinemas americanos. A produtora divulgou a novidade na CinemaCon, uma convenção em Las Vegas, através de um teaser com…

28/06/2020 às 13:00

A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes entre os livros mais vendidos do Brasil; veja comentários de veículos brasileiros

Lançado no último dia 19, o mais novo volume da série Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, já aparece em 2º lugar em lista semanal da PublishNews de livros mais vendidos do Brasil, sendo o 1º na categoria infantojuvenil. A prequel também está em 1º lugar na…

19/06/2020 às 9:00

Leia o que a imprensa internacional achou de A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes

Chegou a hora! Um ano e dois dias após o anúncio, o livro novo de Jogos Vorazes, A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, foi oficialmente publicado no Brasil. Clique aqui para adquirir o seu exemplar! Antes mesmo de sair em terras tupiniquins, a prequel já fez bonito: em apenas…